Accor passa a medir impacto ambiental de seus menus nas Américas
Por meio de parceria com a Foodsteps, hotéis da rede poderão medir pegada ecológica de cada prato
A Accor anuncia uma parceria com a Foodsteps, plataforma especializada em medir o impacto ambiental dos alimentos. Com essa ferramenta, os hotéis da rede poderão monitorar com precisão a pegada ecológica de cada menu em seus restaurantes e a partir disso, desenvolver estratégias para reduzir o seu impacto.
Além de medir a pegada ecológica de cada prato, a Foodsteps oferece recomendações para tornar os menus mais sustentáveis. As equipes de Alimentos & Bebidas dos hotéis participantes terão acesso a ferramentas que permitem aos chefs e gerentes acompanhar o progresso por meio de dados históricos e em tempo real, possibilitando decisões fundamentadas para minimizar o impacto ambiental e inspirando a criação de novas receitas com baixas emissões de carbono, unindo sabor e sustentabilidade. Para engajar os hóspedes, o programa também disponibiliza informações sobre escolhas alimentares responsáveis, que serão compartilhadas em menus, cartazes, displays de mesa e no aplicativo Food Story.
Antonietta Varlese, VP Sênior de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy, celebra a parceria: “Ao nos unirmos à Foodsteps, queremos informar nossos clientes sobre o impacto ambiental dos alimentos, incluindo a pegada de carbono, e incentivar escolhas mais conscientes”, afirma a executiva. A iniciativa faz parte do Programa Nature Food da Accor e contribuirá para o compromisso global do grupo de reduzir em 28% suas emissões de carbono de Escopo 3 até 2030. O projeto piloto já começou em dez hotéis da Accor na Colômbia e será expandido para outros países das Américas.
"A rede se estabeleceu como líder em sustentabilidade na indústria hoteleira e estamos entusiasmados com a parceria para aumentar a conscientização sobre o impacto do setor alimentar na biodiversidade. Com a plataforma especializada em sustentabilidade alimentar da Foodsteps e nossos dados líderes no setor, os hotéis poderão medir com precisão o impacto ambiental dos itens de seus menus. E isso vai além, mostrando esse impacto aos hóspedes para inspirar escolhas ecologicamente conscientes”, complementa Anya Doherty, diretora e fundadora da Foodsteps.
Como o impacto ambiental dos alimentos é medido
O projeto de medição baseia-se num conjunto de indicadores-chaves, incluindo emissões de gases de efeito estufa e pegada hídrica, permitindo que cada propriedade monitore o seu progresso ao longo do tempo. As medidas adotadas pela Accor visam ter um impacto direto no meio ambiente. De acordo com o Relatório de Sustentabilidade 2023 da Accor, o setor de alimentos e bebidas é responsável por 17% da pegada de carbono total do Grupo, o que corresponde a 40% da pegada hídrica e 80% do uso do solo.
O impacto ambiental tornou-se uma questão prioritária para os viajantes de hoje. De acordo com estudos recentes, 81% reconhecem a importância do Turismo sustentável e estão dispostos a apoiar marcas que demonstrem um compromisso tangível com o ambiente. Por meio desta iniciativa, a Accor visa não apenas reduzir seu impacto ambiental, como também melhorar a experiência do cliente, fornecendo opções de menu com mais transparência e responsabilidade.