Latam aumenta liquidez em 78% em 2022 para US$ 2,3 bilhões
As receitas totais para o ano de 2022 atingiram US$ 9,5 bilhões em comparação com US$ 5,1 bilhões em 2021

“Os resultados de 2022 mostram um grupo fortalecido e mais competitivo do que antes da pandemia. Durante o ano, tivemos importantes avanços em diferentes âmbitos. A nossa malha aérea foi ampliada por meio da aliança com a Delta e novas rotas foram inauguradas, o negócio de cargas foi fortalecido e melhoramos o serviço aos clientes. Também avançamos na renovação da frota e o grupo assumiu uma posição de liderança em sustentabilidade, o que nos permite ser otimistas com o futuro. O grupo Latam tem uma estrutura de custos competitiva que nos permite responder aos desafios de conectividade dos países na América do Sul”, afirmou o CEO do Latam Airlines Group, Roberto Alvo.

As receitas totais para o ano de 2022 atingiram US$ 9,5 bilhões em comparação com US$ 5,1 bilhões em 2021. O aumento de 86,2% é explicado por um aumento de 128,5% nas receitas de passageiros e um aumento de 12% nas receitas de carga. As receitas de passageiros e cargas representaram 80,2% e 18,1% das receitas operacionais totais, respectivamente, para todo o ano de 2022.
As receitas de passageiros aumentaram 55,3% em relação a 2021, para US$ 2,2 bilhões, após um aumento sustentado nas operações acompanhadas de demanda e rendimentos saudáveis. Durante o período, a demanda de passageiros (medida em RPKs) aumentou 31,1% e os yields de passageiros cresceram 18,5% em relação a 2021. Em termos de capacidade em relação aos níveis de 2019, as operações de passageiros registraram novamente um aumento positivo em relação ao trimestre anterior, com ASKs totais atingindo 83,2% dos níveis de 2019, representando o maior nível de operações desde o início da pandemia. Durante o trimestre, o grupo Latam atingiu uma sólida taxa de ocupação consolidada de 81,4% (-1,5 p.p. versus 2019).
As receitas de carga diminuíram 9,6% no trimestre em relação ao ano anterior para US$ 420 milhões, explicadas principalmente pela redução dos yields de carga nos últimos meses. Em comparação com o contexto pré-pandêmico, as receitas superaram o mesmo período de 2019 em 50%, explicadas principalmente pelo contexto de aumento de yields de carga e expansão da frota dedicada a carga do grupo. Em 31 de dezembro de 2022, a Latam tinha 16 cargueiros dedicados à carga. Pelo segundo trimestre consecutivo, a capacidade de carga consolidada (medida em ATKs) superou os níveis de 2019, representando um aumento de 6,2%, acompanhado por um aumento de 45,6% no yield médio de carga.

O CFO do Latam Airlines Group, Ramiro Alfonsín, acrescentou que “o grupo teve importantes avanços em nível financeiro. De um lado, a dívida bruta foi substancialmente reduzida em 37,5% em relação ao período pré-pandêmico e a liquidez foi ampliada, chegando a US$ 2,3 bilhões no final do ano passado. O grupo Latam também mostrou uma sólida recuperação operacional no quarto trimestre, em que as operações consolidadas do grupo atingiram 83,2% dos níveis de 2019 (medidas em ASKs), o que representa o maior nível de operações trimestrais desde o início da pandemia. Hoje, o Grupo Latam Airlines tem uma estrutura de custos mais competitiva, um balanço sólido e um nível de liquidez único na região para enfrentar os desafios do negócio”.
RECUPERAÇÃO OPERACIONAL

Para 2023, o grupo Latam prevê um crescimento anual em suas operações de passageiros e carga de mais de 20% na comparação com 2020. Em 2023, o grupo Latam voará 38 rotas que não operava em 2019, sendo que duas fazem parte da JV com a Delta.
Em termos de conectividade, 2022 foi um grande ano para o grupo Latam. Após a implementação do joint venture com a Delta Air Lines, os passageiros contarão com a possibilidade de acessar mais de 300 destinos entre os EUA/Canadá e a América do Sul (Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai). A partir de julho de 2023, a Latam Airlines Brasil operará a rota Los Angeles–São Paulo e a Latam Airlines Colômbia operará a rota Orlando–Bogotá.
Além disso, o grupo continuou mostrando seu crescimento na região, com afiliadas no Brasil, Chile e Peru incrementando seu market share em seus respectivos mercados domésticos. No caso da afiliada brasileira, o crescimento de market share foi de 34% em 2019 para 37% ao final do ano, enquanto a afiliada peruana passou de 62% para 65% e a afiliada chilena de 58% para 60%.
Atualmente, a Latam Airlines Brasil voa para 54 destinos brasileiros, o maior número da sua história no País. Somente em 2022, começou a voar para seis novos destinos no Brasil: Presidente Prudente, Cascavel, Caxias do Sul, Juiz de Fora/Zona da Mata, Montes Claros e Sinop. Ao mesmo tempo, voltou a voar diretamente de São Paulo/Guarulhos para Boston e Roma, e abriu as rotas Rio de Janeiro/Galeão-Buenos Aires/Ezeiza, Rio de Janeiro/Galeão-Buenos Aires/Aeroparque, Rio de Janeiro/Galeão-Lima, Florianópolis-Santiago, Curitiba-Santiago, Porto Alegre-Lima e Fortaleza-Miami.
CLIENTE E SUSTENTABILIDADE
Dando continuidade aos seus esforços para melhorar a sua oferta de produtos e transformar a experiência dos seus passageiros, a Latam modernizou 81 aeronaves em 2022. Adicionalmente, 98 aeronaves narrow body da Latam Airlines Brasil operam no mercado doméstico com Wi-Fi na cabine, função que estará disponível em toda a frota brasileira no primeiro semestre de 2023.Sob o nome de “Latam Lounge”, o grupo abriu no ano passado as portas de um espaço renovado no Chile dedicado a passageiros preferenciais e membros das companhias aéreas parceiras com acordos comerciais, para que possam aguardar a decolagem do seu voo ou a conexão para seu destino. A nova proposta, que chegou para substituir o antigo salão vip, oferece um serviço mais sustentável e com forte influência da América Latina.

Durante o ano, o Grupo Latam conseguiu reduzir em 77% os plásticos de um só uso a bordo dos seus voos e anunciou que buscará utilizar 5% de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) até 2030.
Confira abaixo mais gráficos detalhando os resultados de 2022 do Grupo Latam.