Victor Fernandes   |   10/03/2023 10:41
Atualizada em 10/03/2023 11:14

Latam aumenta liquidez em 78% em 2022 para US$ 2,3 bilhões

As receitas totais para o ano de 2022 atingiram US$ 9,5 bilhões em comparação com US$ 5,1 bilhões em 2021

Reprodução/Facebook/Latam Airlines
As receitas totais para o ano de 2022 atingiram US$ 9,5 bilhões em comparação com US$ 5,1 bilhões em 2021
As receitas totais para o ano de 2022 atingiram US$ 9,5 bilhões em comparação com US$ 5,1 bilhões em 2021
O Latam Airlines Group divulgou hoje (10) os seus resultados financeiros correspondentes ao quarto trimestre de 2022, encerrando um ano marcado pela finalização do seu processo de Chapter 11, um sólido resultado financeiro e uma recuperação operacional próxima dos níveis pré-pandemia. Em relação ao período pré-pandêmico, o grupo conseguiu reduzir a sua dívida bruta em 37,5%, passando de US$ 10,4 bilhões antes do Chapter 11 para US$ 6,5 bilhões no final do ano passado, aumentando a sua liquidez em 78%, chegando aos US$ 2,3 bilhões, na comparação com o período anterior ao processo de reorganização iniciado em maio de 2020.

“Os resultados de 2022 mostram um grupo fortalecido e mais competitivo do que antes da pandemia. Durante o ano, tivemos importantes avanços em diferentes âmbitos. A nossa malha aérea foi ampliada por meio da aliança com a Delta e novas rotas foram inauguradas, o negócio de cargas foi fortalecido e melhoramos o serviço aos clientes. Também avançamos na renovação da frota e o grupo assumiu uma posição de liderança em sustentabilidade, o que nos permite ser otimistas com o futuro. O grupo Latam tem uma estrutura de custos competitiva que nos permite responder aos desafios de conectividade dos países na América do Sul”, afirmou o CEO do Latam Airlines Group, Roberto Alvo.

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Durante o quarto trimestre do ano passado, as receitas totais do grupo chegaram a US$ 2,74 bilhões, o que representa 37,5% a mais do que o mesmo período de 2021. Além disso, o EBITDA chegou a US$ 466,8 milhões no trimestre e a Latam registrou um lucro líquido atribuível aos proprietários da matriz de US$ 2,53 bilhões como resultado do processo de reestruturação. O resultado positivo foi influenciado pelo aumento de 55,3% na receita de passageiros em relação ao ano anterior. Durante o quarto trimestre, as receitas de passageiros representaram 83,5% das receitas operacionais totais, enquanto as operações de carga totalizaram 15,3% das receitas operacionais totais trimestrais da Latam.

As receitas totais para o ano de 2022 atingiram US$ 9,5 bilhões em comparação com US$ 5,1 bilhões em 2021. O aumento de 86,2% é explicado por um aumento de 128,5% nas receitas de passageiros e um aumento de 12% nas receitas de carga. As receitas de passageiros e cargas representaram 80,2% e 18,1% das receitas operacionais totais, respectivamente, para todo o ano de 2022.

As receitas de passageiros aumentaram 55,3% em relação a 2021, para US$ 2,2 bilhões, após um aumento sustentado nas operações acompanhadas de demanda e rendimentos saudáveis. Durante o período, a demanda de passageiros (medida em RPKs) aumentou 31,1% e os yields de passageiros cresceram 18,5% em relação a 2021. Em termos de capacidade em relação aos níveis de 2019, as operações de passageiros registraram novamente um aumento positivo em relação ao trimestre anterior, com ASKs totais atingindo 83,2% dos níveis de 2019, representando o maior nível de operações desde o início da pandemia. Durante o trimestre, o grupo Latam atingiu uma sólida taxa de ocupação consolidada de 81,4% (-1,5 p.p. versus 2019).

As receitas de carga diminuíram 9,6% no trimestre em relação ao ano anterior para US$ 420 milhões, explicadas principalmente pela redução dos yields de carga nos últimos meses. Em comparação com o contexto pré-pandêmico, as receitas superaram o mesmo período de 2019 em 50%, explicadas principalmente pelo contexto de aumento de yields de carga e expansão da frota dedicada a carga do grupo. Em 31 de dezembro de 2022, a Latam tinha 16 cargueiros dedicados à carga. Pelo segundo trimestre consecutivo, a capacidade de carga consolidada (medida em ATKs) superou os níveis de 2019, representando um aumento de 6,2%, acompanhado por um aumento de 45,6% no yield médio de carga.

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Outras receitas totalizaram US$ 32,7 milhões, diminuindo 41,4% em relação ao ano anterior, principalmente devido à cessação de certos pagamentos de compensação da Delta Air Lines conforme acordado na assinatura do acordo de Joint Venture em 2019 e subarrendamento de aeronaves a terceiros. As despesas operacionais totais no trimestre totalizaram US$ 2.605 milhões, um aumento em relação ao ano anterior de acordo com o aumento das operações, embora impulsionado pelo aumento significativo no preço do combustível de aviação. No quarto trimestre de 2022, o preço médio de combustível (excluindo hedges) aumentou 51,5% em relação ao ano anterior e 66,7% em relação ao mesmo período de 2019. Excluindo combustível, as despesas operacionais ficaram 13,5% abaixo do mesmo período de 2019 e um período pré-pandemia contexto.

O CFO do Latam Airlines Group, Ramiro Alfonsín, acrescentou que “o grupo teve importantes avanços em nível financeiro. De um lado, a dívida bruta foi substancialmente reduzida em 37,5% em relação ao período pré-pandêmico e a liquidez foi ampliada, chegando a US$ 2,3 bilhões no final do ano passado. O grupo Latam também mostrou uma sólida recuperação operacional no quarto trimestre, em que as operações consolidadas do grupo atingiram 83,2% dos níveis de 2019 (medidas em ASKs), o que representa o maior nível de operações trimestrais desde o início da pandemia. Hoje, o Grupo Latam Airlines tem uma estrutura de custos mais competitiva, um balanço sólido e um nível de liquidez único na região para enfrentar os desafios do negócio”.

RECUPERAÇÃO OPERACIONAL

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Durante o quarto trimestre, as operações consolidadas do grupo representaram 83,2% dos níveis de 2019 (medidas em ASK). No ano passado, o Grupo Latam transportou aproximadamente 62 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 22 milhões em relação a 2021, finalizando o ano com 144 destinos em 22 países, em linha com a quantidade de destinos voados até o final de 2019.

Para 2023, o grupo Latam prevê um crescimento anual em suas operações de passageiros e carga de mais de 20% na comparação com 2020. Em 2023, o grupo Latam voará 38 rotas que não operava em 2019, sendo que duas fazem parte da JV com a Delta.

Em termos de conectividade, 2022 foi um grande ano para o grupo Latam. Após a implementação do joint venture com a Delta Air Lines, os passageiros contarão com a possibilidade de acessar mais de 300 destinos entre os EUA/Canadá e a América do Sul (Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai). A partir de julho de 2023, a Latam Airlines Brasil operará a rota Los Angeles–São Paulo e a Latam Airlines Colômbia operará a rota Orlando–Bogotá.

Além disso, o grupo continuou mostrando seu crescimento na região, com afiliadas no Brasil, Chile e Peru incrementando seu market share em seus respectivos mercados domésticos. No caso da afiliada brasileira, o crescimento de market share foi de 34% em 2019 para 37% ao final do ano, enquanto a afiliada peruana passou de 62% para 65% e a afiliada chilena de 58% para 60%.

Atualmente, a Latam Airlines Brasil voa para 54 destinos brasileiros, o maior número da sua história no País. Somente em 2022, começou a voar para seis novos destinos no Brasil: Presidente Prudente, Cascavel, Caxias do Sul, Juiz de Fora/Zona da Mata, Montes Claros e Sinop. Ao mesmo tempo, voltou a voar diretamente de São Paulo/Guarulhos para Boston e Roma, e abriu as rotas Rio de Janeiro/Galeão-Buenos Aires/Ezeiza, Rio de Janeiro/Galeão-Buenos Aires/Aeroparque, Rio de Janeiro/Galeão-Lima, Florianópolis-Santiago, Curitiba-Santiago, Porto Alegre-Lima e Fortaleza-Miami.

CLIENTE E SUSTENTABILIDADE

Dando continuidade aos seus esforços para melhorar a sua oferta de produtos e transformar a experiência dos seus passageiros, a Latam modernizou 81 aeronaves em 2022. Adicionalmente, 98 aeronaves narrow body da Latam Airlines Brasil operam no mercado doméstico com Wi-Fi na cabine, função que estará disponível em toda a frota brasileira no primeiro semestre de 2023.

Sob o nome de “Latam Lounge”, o grupo abriu no ano passado as portas de um espaço renovado no Chile dedicado a passageiros preferenciais e membros das companhias aéreas parceiras com acordos comerciais, para que possam aguardar a decolagem do seu voo ou a conexão para seu destino. A nova proposta, que chegou para substituir o antigo salão vip, oferece um serviço mais sustentável e com forte influência da América Latina.

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Em termos de sustentabilidade, o grupo anunciou em 2022 a ampliação da parceria com a Fundação Cataruben no CO2BIO, projeto de conservação e restauração de savanas inundáveis e florestas na América do Sul. Localizado na Orinoquía colombiana, o CO2BIO espera capturar 11,3 milhões de toneladas de CO2 até 2030 em uma área de 575 mil hectares, o equivalente a mais de três vezes a extensão de cidades como Bogotá ou São Paulo.

Durante o ano, o Grupo Latam conseguiu reduzir em 77% os plásticos de um só uso a bordo dos seus voos e anunciou que buscará utilizar 5% de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) até 2030.

Confira abaixo mais gráficos detalhando os resultados de 2022 do Grupo Latam.

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