Latam e Delta Air Lines anunciam voo São Paulo-Los Angeles; saiba mais
É a primeira operação desenhada a quatro mãos, depois da aprovação da joint-venture pelas autoridades

As informações foram dadas em primeira mão pelo jornal Valor Econômico, que teve como porta-vozes os executivos Aline Mafra, da Latam, e Danillo Barbizan, da Delta Air Lines. O voo será operado em aeronave Latam, Boeing 777, para 400 passageiros.
A rota São Paulo-Los Angeles já foi operada pela própria Delta Air Lines, em 2009, e também pela concorrente American Airlines, até 2020, mas ambas foram canceladas por falta de viabilidade financeira. Ao Valor, Barbizan disse que a parceria Latam/Delta e a conectividade em Los Angeles e São Paulo criam um novo cenário para essa rota.
Será o primeiro voo da Latam no Brasil para a Costa Oeste americana, com duração prevista de 12 horas. A empresa já voa para a cidade da Califórnia a partir de Santiago e Lima. Já a Delta tem no aeroporto um importante hub nos Estados Unidos, com conexões para todo o país e também para outros destinos internacionais.
Esta semana, em evento em São Paulo para agentes de viagens e distribuidores, Aline Mafra e o CEO da Latam, Jerome Cadier, comentaram o atual momento da companhia, que acaba de sair de um processo de mais dois anos de recuperação no Chapter 11.
Mafra cravou que a Latam tem mais para crescer em 2023. "Não chegamos no nosso limite, com certeza. Por isso já anunciamos o primeiro novo destino de 2023 e as nossas ambições não param por aí. Claro que temos desafios no mercado, é uma indústria muito castigada pelo impacto da guerra (entre Rússia e Ucrânia), mas a Latam fez a lição de casa e encontrou uma eficiência no custo dela. Então, mesmo com um cenário tão difícil, conseguimos nos posicionar muito forte, especialmente dentro do Brasil", explicou.
Já Cadier aproveitou o momento para destacar a saída do Chapter 11 como uma empresa mais forte, mas com trabalho a ser feito pela frente. "A Latam não é absolutamente nada sem vocês. Espero que a gente possa conversar, bater papo, mas acima de tudo celebrar. Celebrar várias coisas. Por exemplo, a saída da Latam do Chapter 11. A Latam foi a primeira companhia brasileira a entrar em Chapter 11 sem entrar em recuperação judicial, e é a primeira companhia a sair do Chapter 11. Depois de dois anos e meio, nós mostramos a resiliência e a força que esse grupo tem. Quero agradecer a todos pelo apoio durante esse processo. Não sairíamos do Chapter 11 sem o apoio de cada um de vocês (distribuidores). Isso está muito claro para nós", afirmou.
Leia abaixo o comunicado oficial da Delta e da Latam:
"A partir de 1º de julho de 2023, a LATAM será a única companhia aérea a ter voos diretos de São Paulo/GRU para Los Angeles/LAX, um incremento inédito em sua oferta internacional no País desde o início da pandemia de Covid-19. As passagens aéreas já estão disponíveis em todos os canais de venda. A nova rota é também a primeira operação internacional planejada pela Joint Venture LATAM-Delta aprovada em setembro de 2022. Atualmente, a LATAM já opera voos diretos para Los Angeles a partir de Santiago e Lima.
Com duração de 12 horas, o voo direto São Paulo/GRU-Los Angeles/LAX vai reduzir em aproximadamente 4 horas o tempo total de deslocamento entre as duas cidades na comparação com uma viagem com conexão em Santiago ou Lima, por exemplo. A partir de Los Angeles, os clientes LATAM também poderão se conectar rapidamente em voos da Delta para os mais importantes destinos da Costa Oeste norte-americana, como São Francisco, Las Vegas e Seattle. Los Angeles será o quinto destino nos EUA atendido por voo direto da LATAM a partir do Brasil. Atualmente, a companhia já voa diretamente do País para Miami, Orlando, Nova York/JFK e Boston.
“A LATAM passou pela pandemia e saiu do processo de Capítulo 11 muito mais eficiente, com a mais completa malha aérea da região. Agora com a Joint Venture com a Delta, conseguimos maximizar ainda mais a nossa conectividade internacional. São Paulo-Los Angeles é resultado desse planejamento de duas companhias globais que agora pensam juntas em como oferecer aos clientes opções de viagens mais simples e rápidas com as melhores rotas, horários e conexões”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
“Estamos muito animados e orgulhosos com o que Delta e LATAM já alcançaram rapidamente até aqui. O primeiro anúncio de uma nova rota dentro do nosso acordo de cooperação confirma esse grande momento e traz novos ares ao mercado de aviação comercial, com foco total nos nossos clientes de lazer e corporativo das Américas do Norte e do Sul”, comenta Danillo Barbizan, gerente de Vendas Brasil da Delta Air Lines.
SÃO PAULO-LOS ANGELES: 3 VOOS POR SEMANA EM BOEING 777
O voo São Paulo/GRU-Los Angeles/LAX será operado três vezes por semana em aeronaves Boeing 777, que acomodam até 410 passageiros (38 em cabine Premium Business, 50 em Economy+ e 322 em Economy). Decolará de Guarulhos às 23h05* de segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, com pouso programado em Los Angeles às 7h* do dia seguinte. No sentido inverso, decolará de Los Angeles às 13h de terça-feira, quinta-feira e sábado, com pouso programado em Guarulhos às 5h20* do dia seguinte.
MAIS VOOS ENTRE AMÉRICA DO SUL E EUA
Além de São Paulo (GRU) - Los Angeles (LAX), a Joint Venture entre LATAM e Delta já resulta em outras ampliações de voos entre a América do Sul e os EUA. Isso porque a LATAM ampliará de 3 para 4 voos semanais a operação da rota São Paulo/GRU-Orlando a partir de agosto de 2023, e chegará a operar 5 voos semanais na rota Santiago-Los Angeles/LAX a partir de setembro. Além disso, ampliará voos de Lima para Miami (de 14 para 17 semanais), Nova York/JFK (de 7 para 12 voos semanais) e Los Angeles/LAX (de 7 para 14 voos semanais).
A JOINT VENTURE LATAM-DELTA
A Joint Venture LATAM-Delta permite às companhias aéreas melhorar a experiência de viagem de seus passageiros e clientes de cargas. O acordo vale para o mercado entre a América do Norte e a América do Sul, proporcionando benefícios como acúmulo conjunto de milhas/pontos em programas de passageiro frequente e conexões mais rápidas para acesso a mais de 300 destinos entre os EUA/Canadá e a América do Sul (Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai).
A aliança entre LATAM e Delta teve início em 2019, quando anunciaram seu primeiro acordo para acúmulo/resgate recíproco de milhas/pontos, terminais compartilhados em aeroportos como Nova York/JFK, São Paulo/Guarulhos e Santiago, acesso recíproco a 53 salas VIP Delta Sky Club nos Estados Unidos e 5 salas LATAM na América do Sul, incluindo o novo e exclusivo Delta Sky Club em Los Angeles (LAX) e o novo LATAM Lounge Santiago, no Chile, o maior da América do Sul.
Em 2020, LATAM e Delta iniciaram seu codeshare na América do Sul e, em 2021, expandiram o codeshare para mais de 20 rotas entre os EUA e a América do Sul, além de conexões para uma ampla rede de destinos nacionais e regionais a partir de seus centros de conexão em Atlanta, Nova York e Los Angeles, Santiago, Lima, Bogotá e São Paulo, melhorando a conectividade entre as duas regiões.
Mais benefícios da Joint Venture LATAM-Delta serão anunciados nos próximos meses.
CRESCIMENTO EFICIENTE DA CONECTIVIDADE DA LATAM NO BRASIL
Atualmente, a LATAM lidera o setor aéreo no Brasil. De acordo com os últimos resultados publicados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a companhia obteve no terceiro trimestre de 2022 a maior participação de mercado (38,7% do market share de voos domésticos e 21,4% dos voos internacionais), tendo transportado mais de 8 milhões de passageiros no Brasil no período, um crescimento de 53% na comparação com o terceiro trimestre de 2021.
Recentemente, a LATAM também anunciou que em 2023 começará a voar diariamente de Brasília para Lima e iniciará a rota São Paulo/GRU-Joanesburgo com três voos semanais. A companhia tem retomado de forma sustentável os seus voos internacionais no Brasil e já voltou a voar diretamente do País para 21 destinos internacionais (eram 26 antes da pandemia de Covid-19): Assunção, Barcelona, Bogotá, Boston, Buenos Aires/Aeroparque, Buenos Aires/Ezeiza, Cidade do México, Frankfurt, Lima, Lisboa, Londres, Madri, Mendoza, Miami, Milão, Montevidéu, Nova York, Orlando, Paris, Roma e Santiago."