ILTM NA: Los Cabos apresenta novo perfil de viajante
A ILTM NA terminou nesta quinta-feira, dia 22, no Fairmont Mayakoba, no México
Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS, de Playa del Carmen (México)
Playa del Carmen (México) - Mais jovem, mais aventureiro, mais interessado em bem-estar, cultura e gastronomia. Este é o novo tipo de turista que tem chegado a Los Cabos, na costa mexicana do Pacífico. Depois do impacto causado pela pandemia, o turismo local começou a perceber que mais alguma coisa estava mudando. Uma extensa pesquisa qualitativa e quantitativa comprovou a percepção.
Os visitantes de Los Cabos eram, em sua grande maioria, acima de 45 anos e passavam a maior parte do tempo aproveitando os muitos hotéis da região. Hoje, 75% dos turistas têm menos de 45 anos e há uma grande demanda por atividades na natureza (no Mar de Cortés, no deserto da Baja California Sur, nas montanhas) e culturais. Quando o recorte é o viajante brasileiro, o resultado é o mesmo. Rodrigo Esponda, diretor de Marketing do Visit Los Cabos, conversou com a PANROTAS sobre o perfil deste novo visitante:
“O mercado brasileiro em Los Cabos ainda é de nicho, mas de grande valor porque os gastos por pessoa são altos. Os brasileiros continuam escolhendo se hospedar no Rosewood La Ventana ou no One&Only Palmilla, entre os 24 hotéis de luxo no destino. Isso não mudou. Mas agora a demanda por atividades ligadas à natureza, principalmente aquáticas, aumentou muito. São pessoas que já conhecem todo o Caribe e agora estão buscando algo diferente”.
Visit Los Cabos também chamou a atenção para a importância de investimentos no Turismo responsável. A pesquisa mostra que 65% dos visitantes voltam para casa com a percepção de que Los Cabos se preocupa com o meio ambiente e a comunidade local. Para aumentar este índice, o destino está apostando na promoção do ecoturismo em Cabo Pulmo.
Sede de um parque nacional marítimo protegido desde 1995, com um dos maiores recifes de corais da América do Norte, a região fica a cerca de 100 quilômetros ao norte de San José del Cabo, onde se encontra o aeroporto internacional de Los Cabos. Cabo Pulmo pretende se firmar como destino de ecoturismo oferecendo, por exemplo, atividades aquáticas de baixo impacto ambiental, como snorkeling. Esta região do Mar de Cortés tem mais de 800 espécies marinhas, incluindo tubarões, baleias, golfinhos e tartarugas, e apresentou na ILTM um guia de Turismo responsável que inclui, entre outras recomendações, não pechinchar no comércio.
Outra novidade de Los Cabos é um investimento maior na comunidade LGBTQ+. “Queremos conquistar algumas certificações internacionais específicas”, disse Rodrigo Esponda.
A ILTM NA terminou nesta quinta-feira (22), no Fairmont Mayakoba. Ao longo da semana, o evento reuniu em mais de 23 mil reuniões cerca de 1,2 mil pessoas, incluindo 420 fornecedores, 420 compradores e jornalistas de uma dezena de países. A PANROTAS foi o único veículo de imprensa brasileiro a participar da décima edição da feira.
A PANROTAS é media partner da ILTM e viaja com seguro Affinity
Playa del Carmen (México) - Mais jovem, mais aventureiro, mais interessado em bem-estar, cultura e gastronomia. Este é o novo tipo de turista que tem chegado a Los Cabos, na costa mexicana do Pacífico. Depois do impacto causado pela pandemia, o turismo local começou a perceber que mais alguma coisa estava mudando. Uma extensa pesquisa qualitativa e quantitativa comprovou a percepção.
Os visitantes de Los Cabos eram, em sua grande maioria, acima de 45 anos e passavam a maior parte do tempo aproveitando os muitos hotéis da região. Hoje, 75% dos turistas têm menos de 45 anos e há uma grande demanda por atividades na natureza (no Mar de Cortés, no deserto da Baja California Sur, nas montanhas) e culturais. Quando o recorte é o viajante brasileiro, o resultado é o mesmo. Rodrigo Esponda, diretor de Marketing do Visit Los Cabos, conversou com a PANROTAS sobre o perfil deste novo visitante:
“O mercado brasileiro em Los Cabos ainda é de nicho, mas de grande valor porque os gastos por pessoa são altos. Os brasileiros continuam escolhendo se hospedar no Rosewood La Ventana ou no One&Only Palmilla, entre os 24 hotéis de luxo no destino. Isso não mudou. Mas agora a demanda por atividades ligadas à natureza, principalmente aquáticas, aumentou muito. São pessoas que já conhecem todo o Caribe e agora estão buscando algo diferente”.
Visit Los Cabos também chamou a atenção para a importância de investimentos no Turismo responsável. A pesquisa mostra que 65% dos visitantes voltam para casa com a percepção de que Los Cabos se preocupa com o meio ambiente e a comunidade local. Para aumentar este índice, o destino está apostando na promoção do ecoturismo em Cabo Pulmo.
Sede de um parque nacional marítimo protegido desde 1995, com um dos maiores recifes de corais da América do Norte, a região fica a cerca de 100 quilômetros ao norte de San José del Cabo, onde se encontra o aeroporto internacional de Los Cabos. Cabo Pulmo pretende se firmar como destino de ecoturismo oferecendo, por exemplo, atividades aquáticas de baixo impacto ambiental, como snorkeling. Esta região do Mar de Cortés tem mais de 800 espécies marinhas, incluindo tubarões, baleias, golfinhos e tartarugas, e apresentou na ILTM um guia de Turismo responsável que inclui, entre outras recomendações, não pechinchar no comércio.
Outra novidade de Los Cabos é um investimento maior na comunidade LGBTQ+. “Queremos conquistar algumas certificações internacionais específicas”, disse Rodrigo Esponda.
A ILTM NA terminou nesta quinta-feira (22), no Fairmont Mayakoba. Ao longo da semana, o evento reuniu em mais de 23 mil reuniões cerca de 1,2 mil pessoas, incluindo 420 fornecedores, 420 compradores e jornalistas de uma dezena de países. A PANROTAS foi o único veículo de imprensa brasileiro a participar da décima edição da feira.
A PANROTAS é media partner da ILTM e viaja com seguro Affinity