Pedro Menezes   |   09/12/2024 09:26

Google: rodoviário e destinos no interior despontam como tendências para 2025

Pesquisa revelou que 74% das pessoas que viajaram nos últimos 12 meses usaram ônibus

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A pesquisa revela que esta “interiorização” do Turismo, somada à alta do preço das passagens aéreas, faz despontar a preferência pelos deslocamentos por terra
A pesquisa revela que esta “interiorização” do Turismo, somada à alta do preço das passagens aéreas, faz despontar a preferência pelos deslocamentos por terra

Uma pesquisa realizada pelo Google revelou que, nos últimos anos, a procura por localidades no interior cresceu acima do das capitais ou do litoral. A pesquisa revela que esta “interiorização” do Turismo, somada à alta do preço das passagens aéreas, faz despontar a preferência pelos deslocamentos por terra.

A pesquisa revelou que 74% das pessoas que viajaram nos últimos 12 meses usaram ônibus, seguido por carro próprio (44%) ou alugado (21%), enquanto 32% escolheram avião. Segundo o Google, o rodoviário acaba sendo um coringa, com penetração em todas as classes sociais e faixas etárias, especialmente classe C e jovens adultos.

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Métodos de transporte escolhidos pelos viajantes nos últimos 12 meses
Métodos de transporte escolhidos pelos viajantes nos últimos 12 meses

A pesquisa revelou ainda que mesmo quem prefere outros meios para viajar, também utiliza ônibus. O contrário não costuma acontecer, já que, na jornada de quem prioriza o ônibus, o uso de outros meios é menor quando comparado com os demais.

"Mas o trunfo da praticidade e possibilidade de integração tem seus limites e outro fator impacta bastante a decisão de viajar ou não de ônibus: o tempo de deslocamento. Segundo a pesquisa, embora considerem esse meio de locomoção, muitos viajantes priorizam outras opções para chegar mais rápido ao destino e, portanto, a velocidade se torna o principal fator de decisão"

Pesquisa divulgada pelo Google

Logo, o ônibus entra no páreo quando as viagens são mais curtas. Já no caso de distâncias mais longas, a escolha aumenta conforme o percurso é menos frequente para o viajante. Quem viaja de ônibus com menos frequência está mais aberto a encarar um tempo maior de locomoção se o preço valer a pena.

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Mais insights da pesquisa do Google sobre o Turismo brasileiro

  • Três em cada quatro dos entrevistados que planejam viajar nos próximos 12 meses consideram usar ônibus. Ou seja, existe demanda de um público fiel e frequente. No entanto, os números apontam que a decisão de compra costuma ficar para a última hora: 61% das pessoas adquirem seu bilhete na semana da viagem — a maioria (26%) entre três e sete dias antes.
  • Na hora da compra, são consideradas em média 3,3 empresas, incluindo as próprias viações, plataformas de passagens e programas de fidelidade.12 Assim, ser uma opção coringa tem dois lados da moeda: de um, a versatilidade para atender perfis variados de viajantes; do outro, a flexibilidade e a facilidade que adiam a compra e abrem espaço para o consumidor considerar outras marcas ou outro meio de transporte.
  • Esse cenário só muda quando o benefício da antecipação fica claro para o consumidor, tais como: a escolha de assentos — especialmente para quem tem acompanhante — promoções imperdíveis e garantia do bilhete em momentos disputados, como férias e feriados.
  • Outra oportunidade para conquistar os clientes está na combinação de pacotes com hospedagem. Metade dos passageiros de ônibus paga por um lugar para ficar nessas viagens e 81% têm interesse em desconto na hospedagem ao comprar a passagem de ônibus no mesmo site.

"Os turistas nacionais estão animados para conhecer mais o Brasil por terra e têm expectativa por promoções de viagens. Para garantir vendas antecipadas e se destacar diante dos concorrentes, as marcas podem oferecer benefícios, promover experiências inéditas e buscar parcerias dentro e fora do segmento de Turismo"

Conclusão do Google sobre a pesquisa

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