Da Redação   |   04/04/2025 20:19

IA assume o comando nas viagens: veja novas ferramentas que chegam ao setor

Plataformas de Turismo e big techs apostam em assistentes inteligentes para oferecer experiências

Freepik
Setor de Turismo aposta cada vez mais em experiências personalizadas e automatizadas
Setor de Turismo aposta cada vez mais em experiências personalizadas e automatizadas

Ferramentas com Inteligência Artificial estão cada vez mais presentes na forma como os viajantes planejam e vivenciam suas jornadas. De reservas integradas em buscadores como a Perplexity, que agora permite fechar hotéis via Selfbook e Tripadvisor, a programas de fidelidade como o do HotelTonight, que oferece créditos no Airbnb, o setor de Turismo aposta cada vez mais em experiências personalizadas e automatizadas.

Marcas nativas digitais também entram na disputa. O perfil do instagram “Perrengue Chique” lançou um assistente de viagens com IA no WhatsApp que atua como concierge virtual, oferecendo roteiros, traduções e suporte emergencial. Já a Amazon lançou recentemente o Alexa+, nova geração de seu assistente de Inteligência Artificial, agora com foco ampliado no setor de viagens.

Em parceria com marcas como Tripadvisor e Uber, a ferramenta permite que usuários busquem informações, recebam recomendações e façam reservas usando apenas comandos de voz. Essas tendências mostram o avanço do conceito de "IA agente", no qual a Inteligência artificial atua com interfaces mais intuitivas, integração de dados em tempo real e foco na conveniência.

As big techs e startups do setor estão aprimorando a competitividade no Turismo digital. Confira as novas ferramentas que chegam ao setor:

Perplexity lança reservas com IA integrada ao Tripadvisor e Selfboo

Shutterstock
Plataforma de buscas com IA Perplexity agora permite reservas de hotéis diretamente na interface
Plataforma de buscas com IA Perplexity agora permite reservas de hotéis diretamente na interface

A plataforma de buscas com IA Perplexity agora permite reservas de hotéis diretamente na interface, por meio de uma parceria com a Selfbook e o Tripadvisor. A novidade permite que usuários pesquisem, recebam recomendações personalizadas e reservem hospedagens sem sair da plataforma.

A funcionalidade já está disponível na versão web e chega em breve ao mobile. Usuários da versão Pro terão acesso a descontos exclusivos, e há planos de expansão para voos e aluguel de carros. Com a integração, a Perplexity se posiciona como concorrente direta do Google no segmento de buscas e transações turísticas.

HotelTonight agora dá créditos no Airbnb

Divulgação/Airbnb
Disponível nos EUA e Reino Unido, o recurso integra o programa de recompensas HT Perks
Disponível nos EUA e Reino Unido, o recurso integra o programa de recompensas HT Perks

O HotelTonight, agência de viagens e mecanismo de metabusca, lançou um benefício que conecta os viajantes a experiências híbridas de hospedagem: quem reservar um hotel pela plataforma passa a receber créditos equivalentes a 10% do valor gasto, que podem ser usados posteriormente no Airbnb.

Disponível nos EUA e Reino Unido, o recurso integra o programa de recompensas HT Perks, válido para todos os usuários — novos e recorrentes. Após o check-out, o viajante pode conectar sua conta do Airbnb para ativar os créditos, que têm validade de um ano e são acumulativos.

A estratégia é atrair usuários que alternam entre hotéis e acomodações por temporada, como nômades digitais e viajantes a trabalho. O gerente geral do HotelTonight, Ron Sandel, explicou que a iniciativa busca aumentar reservas e apresentar o Airbnb ao público da plataforma.

Perrengue Chique lança assistente de viagens com IA no WhatsApp

Divulgação/Perrengue Chique
Guia Perrengue Chique oferece dicas, roteiros personalizados, traduções e suporte em emergências
Guia Perrengue Chique oferece dicas, roteiros personalizados, traduções e suporte em emergências

O perfil Perrengue Chique do instagram lançou um assistente de viagens com IA no WhatsApp. Chamado de Guia Perrengue Chique, o serviço oferece dicas, roteiros personalizados, traduções e suporte em emergências, tudo por texto, voz ou envio de imagens.

Criado em parceria com a Kokedama AI Studio, o assistente funciona como um concierge digital. A marca — que já oferece banco, seguro viagem e chip internacional — estima faturar R$ 15 milhões no primeiro ano do novo serviço.

IA generativa transforma acesso a dados e produtividade empresarial

Freepik

Durante o ERP Summit, em São Paulo, Pedro Oliveira, da Senior Sistemas, destacou como a Inteligência Artificial generativa está revolucionando o mercado corporativo ao democratizar o acesso a dados e apoiar a tomada de decisões com mais agilidade e precisão.

Com mais de 50 agentes virtuais integrados ao ERP (Enterprise Resource Planning, que significa Planejamento de Recursos Empresariais) a tecnologia já auxilia usuários com consultas, simulações e análises, liberando tempo para tarefas estratégicas. A empresa também reforçou o compromisso com segurança e conformidade com a LGPD, apontando a IA generativa como aliada na produtividade e na eficiência corporativa.

“Com a IA generativa, a parte mais repetitiva fica por conta da tecnologia, enquanto o trabalho humano pode focar em coisas mais importantes”, afirma Oliveira.

Maioria dos viajantes de negócios deixaria a IA reservar suas viagens

  • O estudo global “Travel Dreams”, da Amadeus Hospitality, revela que 54% dos viajantes de negócios deixariam a Inteligência Artificial planejar e reservar suas viagens — número que sobe para 60% quando se trata de sugestões de restaurantes;
  • A pesquisa mostra também uma forte adesão a experiências digitais: 71% preferem check-in on-line e 41% veem a IA como parte essencial da hospedagem ideal. Entre os dados mais relevantes, destaca-se ainda a disposição de 66% dos viajantes corporativos em compartilhar informações pessoais em troca de personalização e melhores ofertas;
  • A IA também foi apontada como um elemento desejável para o futuro: 41% consideram a tecnologia uma parte essencial da experiência de hospedagem ideal. E quando o assunto é pagamento, 22% demonstraram interesse em utilizar carteiras digitais ou criptomoedas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados