Karina Cedeño   |   25/03/2024 14:13

58% dos viajantes pagariam mais para viajar de forma responsável

Estudo da Virtuoso revela que a conscientização dos viajantes está crescendo


Dreamstime
Mais da metade dos entrevistados confirmaram que preferem visitar destinos populares fora da temporada
Mais da metade dos entrevistados confirmaram que preferem visitar destinos populares fora da temporada

Um estudo publicado pela Virtuoso revela como viajantes experientes veem o Turismo sustentável. Os resultados do levantamento indicam um crescimento constante na demanda para explorar o mundo por parte desses viajantes, que estão atentos ao impacto que geram e à influência que têm nos destinos que visitam.

Mais da metade dos viajantes que responderam à pesquisa disse que os eventos globais de 2023 os incentivaram a tomar decisões de forma mais responsável, citando conflitos geopolíticos, o overtourism e os efeitos das mudanças climáticas, como poluição, desastres naturais e aquecimento global. Além disso, 45% dos entrevistados concordam que viajar de forma sustentável enriquece sua experiência. Isso equivale a um aumento de 9% em relação à pesquisa realizada em 2023.

De acordo com os resultados do levantamento, os seguintes temas são relevantes para o Turismo sustentável:

Viajar fora de temporada

Os viajantes querem evitar multidões. 76% das agências de viagens Virtuoso relataram que seus clientes estão adotando regularmente a prática de viajar fora da temporada, principalmente para evitar multidões e filas.

  • Os viajantes concordam com isso, e mais da metade dos entrevistados confirmaram que preferem visitar destinos populares fora da temporada;
  • Mais de 30% afirmam que estão dispostos a explorar destinos alternativos e menos turísticos para combater o excesso de turistas;
  • 13% os respondentes dizem estar abertos para adotar ambas as metodologias.

Apetite cultural e valorização das comunidades

86% das agências revelam que seus clientes estão interessados na herança cultural dos destinos que visitam, demonstrado, por meio de sua participação em intercâmbios culturais com os habitantes, apoio a artesãos e artistas locais, e colaboração com a manutenção e conservação de locais históricos.

  • Este compromisso cultural se estende às experiências culinárias: 68% das agências de viagens relatam que seus clientes têm grande interesse em hotéis e restaurantes que priorizam a gastronomia sustentável e preferem apoiar restaurantes locais em vez de cadeias globais.
  • Eles também procuram ingredientes que minimizem o impacto ambiental (da fazenda para a mesa);
  • E quase 20% das agências dizem que seus clientes demonstram interesse em opções alimentares sem desperdício e em menus baseados em plantas, demonstrando uma preferência por opções gastronômicas que sejam amigáveis ao meio ambiente.


Inteligência Artificial tem papel de destaque no Turismo sustentável

As agências de viagens da Virtuoso acreditam que a Inteligência Artificial (IA) terá um papel no futuro do Turismo sustentável. De acordo com as respostas, a IA tem o potencial de melhorar e promover o segmento, por meio de itinerários personalizados, recomendações amigáveis ao meio ambiente e análise de dados para monitorar e resolver problemas ambientais. No entanto, alguns conselheiros de viagens expressaram preocupação com a influência da IA nas relações humanas e na veracidade das informações derivadas da IA, provando que essa tecnologia é uma ferramenta, mas não substituirá a necessidade de contar com agentes de viagens confiáveis e relacionamentos humanos genuínos.

Clareza sobre custos

As agências da Virtuoso relataram que o custo é uma barreira menor para viajar de forma sustentável, mas que a transparência é importante.

  • 58% dos viajantes estão dispostos a pagar mais para viajar de forma responsável se souberem como os fundos arrecadados serão utilizados, um aumento de 5% em relação a 2023;
  • Os viajantes expressaram um forte desejo de obter mais informações e assistência para tomar decisões mais assertivas: mais de 30% dizem que se sentiriam apoiados a viajar de forma mais responsável se tivessem informações claras provenientes de um fonte confiável, como um agente de viagens, para ajudá-los.

"A conscientização dos viajantes está crescendo e estamos tendo conversas sobre como viajar de forma mais responsável de uma maneira que não existia há alguns anos, o que é muito encorajador", afirma Javier Arredondo, vice-presidente de Sustentabilidade da Virtuoso. "Houve uma evolução e a sustentabilidade não é apenas vista como uma obrigação ou uma necessidade forçada, mas como uma oportunidade para os viajantes usarem seu poder de compra para gerar um impacto positivo, ao mesmo tempo em que criam memórias para a vida. Há uma sensação de bem-estar que as pessoas procuram. Saber por onde começar é metade da batalha, e nós buscamos remover obstáculos, como se sentir sobrecarregado pelas opções ou a incerteza de onde começar. Um conselheiro de viagens profissional pode servir como guia para tomar decisões mais informadas enquanto cria uma experiência memorável que excede as expectativas."

Os trabalhos realizados pela Virtuoso com a sustentabilidade existem há mais de uma década e incluem reconhecimentos a indivíduos e entidades que lideram o setor por meio de prêmios e cobertura em cada edição da Virtuoso The Magazine, a criação de um Conselho de Sustentabilidade que inclui vozes influentes no Turismo responsável, treinamento e desenvolvimento profissional para seus agentes de viagens.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados