8 insights sobre a transformação digital no Turismo, via HSMAI
Evento da HSMAI trouxe importantes reflexões sobre métodos de alavancar os negócios
A quinta edição do TMMs Summit, que foi realizado em 26 de agosto pela Hospitality Sales & Marketing Association International (HSMAI), trouxe alguns insights interessantes no que se refere à transformação digital no Turismo.
A gerente de Inovação no OMNI Lab na Omni Banco & Financeira, Juliana Burza, que também é mentora e membro do Grupo Mulheres do Brasil, apresentou o tema “Competências e Mindset Para um Novo Mundo Digital” para os 70 participantes, entre buyers e gestores de eventos viagens corporativas, que prestigiaram o evento no hotel Unique (SP).
Durante a apresentação, foram lançadas provocações a fim de estimular a reflexão sobre pontos importantes para a alavancagem dos negócios. Além de destacar a importância da conscientização do papel dos empresários, que, segundo a especialista, não precisam apenas entender melhor os modelos, mas também se tornar modelos, Juliana ressaltou a atual relação entre marcas e consumidores.
“Graças ao avanço tecnológico, o consumidor passou a ficar cada vez mais conectado, informado e com atitudes menos passivas. Ele deixou de ser um mero espectador para desempenhar uma relevante função, compartilhando todas as suas experiências”, afirma Juliana.
A profissional explica, ainda, que o design centrado no ser humano (HCD) envolve a observação do comportamento das pessoas e o mapeamento de suas dores e necessidades, para só depois propor uma solução, e não o contrário. Neste sentido, o Mindset da Inovação apresenta sete características, sendo elas: empatia, otimismo, saber abraçar novas ideias, ter atitude, apender com os erros, alterar (fazer novamente) e ter confiança criativa.
Na sequência, a executiva destacou que para fazer a inovação realmente acontecer no dia a dia da organização, é preciso seguir cinco importantes passos. São eles:
1. Criar espaço para uma cultura de inovação;
2. Definir um foco e um plano de ação;
3. Conectar-se com o ecossistema;
4. Apostar em experimentos metrificados e valorize a tomada de riscos;
5. Preparar sua empresa para o futuro.
Por fim, Juliana listou um resumo dos 8 insights fundamentais para a transformação digital, sendo eles:
1. Tenha um website disponível;
2. Adapte seu website a smartphones (responsivo);
3. Tenha estratégia e conteúdo;
4. Crie programas de relacionamento gamificados;
5. Dê importância aos dados;
6. Esteja presente nas redes sociais;
7. Considere campanhas com influencers;
8. Ouça as ideias de seu time.