10 insights para gestores de eventos e viagens corporativas, via HSMAI
O tema foi debatido durante o 5º TMMs Summit, promovido pela HSMAI em São Paulo
Realizado na última sexta-feira (26) pela Hospitality Sales & Marketing Association International (HSMAI) sob a temática “Onde estão os bons profissionais”, o segundo painel do 5º TMMs Summit reuniu gestores de viagens e eventos corporativos. O evento aconteceu no hotel Unique, em São Paulo, e marcou a estreia do novo board corporativo da HSMAI.
Falando sobre a importância de se praticar a empatia, o diretor comercial da Voetur Turismo, Humberto Cançado, destacou a necessidade de os gestores entenderem a realidade das outras pessoas. “É preciso que cada profissional se coloque no lugar do outro, mas de forma prática”. Seguindo o mesmo tema, o planning & trade marketing da CVC Corp, Rodrigo Sienra, destacou que para conseguir uma posição no mercado o profissional deve ter valores, já que é muito difícil trabalhar com quem não confiamos.
“A capacidade de aprender e a visão analítica também são indispensáveis, afinal, é preciso saber explicar uma determinada ação com causa e efeito”, conclui. Já para os demais participantes, além da empatia, o bom profissional deve ser paciente, preciso nas análises de negociação, saber contar com experiência em outros setores a fim de contribuir com novas ideias e ser inclinado à criatividade.
Os desafios da falta de mão de obra no setor
Diante da nova realidade, em que a falta de mão de obra qualificada é um desafio e companhias aéreas estão contratando pilotos já aposentados devido à falta de colaboradores, os debatedores, de forma conjunta, concluíram que muitos profissionais do setor aéreo mudaram de ramo em busca de valorização salarial e redução da carga horária de trabalho, o que indica uma busca por bem-estar.Toda essa transformação resulta na demora de reestruturar equipes devido ao processo obrigatório de capacitação dos novos profissionais que se interessam pelo mercado. Ao analisar esse cenário, o sócio-proprietário do Grupo R1, Rafaele Cecere, ressaltou as dificuldades para o preenchimento de vagas, em decorrência da insegurança do profissional que não quer se expor e arriscar suas famílias.
“Estamos com mais de 160 oportunidades e sabemos que vai levar tempo até que todas sejam preenchidas. Vai demorar para que a gente possa recuperar a autoestima do setor, que já estava abalada desde 2014. A hotelaria apresentava recuperação, mas em 2020 levamos esse tombo”, destaca Cecere.
Se tudo é uma questão de oferta e procura, a recuperação do Turismo, que tem acontecido de forma gradativa - e acelerada - em diversos países, tem contribuído para o retorno do gasto com produtos e serviços, que se mantém alta. Neste sentido, os especialistas destacam:
- A venda de uma viagem precisa de toda uma narrativa para criar o desejo, enquanto a venda para o viajante corporativo é racional e objetiva. Entretanto, o mesmo desejo deveria ser despertado, como é feito com as viagens de lazer;
- Os preços continuarão altos e o que fará diferença será a programação. Viajantes precisam se organizar para buscar os melhores serviços com diferencial no preço e serviço;
- É preciso saber identificar preço e valor. Não adiantará buscar preço em sites para depois exigir tarifa reembolsável e melhores condições de retorno se não há contrato e nem negociação direta.
Em resumo, os 10 insights para gestores de viagens e eventos corporativos trazidos à tona no evento são os seguintes:
1- Seja um expert em vendas;
2- Saiba identificar o preço e condições que atendem a todas as partes;
3- Tenha excelentes parceiros ao seu lado para construir uma cadeia de relacionamentos;
4- Mantenha a empatia, o respeito e a honestidade nas negociações;
5- Não foque apenas em preço, mas destaque a qualidade e excelência dos serviços;
6- Desperte o interesse do cliente corporativo pela experiência da mesma forma como é feita a narrativa para o segmento de lazer;
7- Fique atento às tendências de mercado em função da maior velocidade do mercado e da alta expectativa em relação às experiências;
8- Mantenha-se sempre atualizado e valorize uma boa formação;
9- Esteja preparado para os “perrengues nada chiques” e inesperados com os quais um gestor lida no dia a dia;
10- Entenda que um profissional de viagens e eventos atua em multifunções e está se tornando vital e estratégico para as empresas.