20 insights para a hotelaria no universo digital
Com hoteleiros na plateia, a HSMai trouxe dicas práticas no ROC 2022
Realizado ontem (2), em São Paulo, o ROC (Revenue Optimization Conference), da HSMai Brasil, teve como principal tema os debates sobre lucratividade e estratégia na utilização de dados para a hotelaria. O evento apresentou uma palestra do diretor de Revenue e Distribuição na Atlantica Hotels International, Sandro Fonseca, e ainda apontou 20 insights para otimizar o comportamento e as ações digitais de hotéis.
O resumo dos principais insights do evento é o seguinte:
1. Ofereça conteúdos de qualidade em todos os canais de distribuição;
2. Simplifique a comunicação e divulgação do seu hotel;
3. Entenda como o seu conteúdo é visualizado;
4. Busque parceiros que atendam a diversas de suas dores ao invés de ter múltiplos parceiros;
5. Identifique e reconheça os hóspedes
6. Estabeleça relacionamento utilizando programas de fidelidade e incentivo e monitorando a jornada de compras
7. Monte uma estratégia tarifária e de diferenciação;
8. Faça a gestão dos seus custos de tráfego;
9. Conheça muito bem o seu hotel;
10. Conscientize a equipe operacional sobre a influência do seu trabalho na otimização da receita;
11. Analise os índices de qualidade frente à concorrência;
12. Agregue valor de acordo com as preferências dos clientes;
13. Mantenha um relacionamento próximo entre as áreas de RM e Finanças;
14. Analise e acompanhe a performance de segmentos de negócios;
15. Avalie os seus competidores;
16. Conheça as fontes de dados dos seus relatórios e entenda o que você precisa avaliar;
17. Não tome decisão com base em análises superficiais;
18. Invista na comunicação visual para transmitir análises e conclusões;
19. Acompanhe semanalmente os indicadores e resultados cruciais para o alcance de suas metas;
20. Afie o seu machado, ou seja, tenha eficiência de processos, desde a consulta de dados à extração deles para trazer o melhor resultado possível e a curto prazo.
Os 20 tópicos foram chamados de dicas práticas e direcionados para ajudar no trabalho dos profissionais de hotelaria que participaram do encontro.
“Você sabia que no Google a palavra melhor é muito mais procurada que a palavra mais barato?”, provocou Ludmilla Roumillac, gerente de Revenue Management e Distribuição da Bourbon Hotels & Resorts, destacando em o quanto é importante oferecer um conteúdo de qualidade em todos os canais de distribuição. De acordo com ela, produto, promoção, qualidade e preço interferem no algoritmo e fazem a diferença nas campanhas realizadas.
Outra dica prática comentada pela executiva é simplificar a comunicação e divulgação, tendo bastante cuidado para não ter muitas campanhas ativas ao mesmo tempo, o que pode gerar dúvidas aos clientes. Ela ainda menciona o quanto é importante verificar a forma como o conteúdo é visualizado e, por último, “evitar a colcha de retalhos”, ou seja, é preciso buscar parceiros que atendam a diversas dores da hotelaria ao invés de contratar muitos de forma individual; caso isso não se torne possível, o recomendando e gerar a integração entre eles.
Participaram ainda como palestrantes do evento, André Kabutomori, gerente de vendas da Casa Hotéis, e André Bustamante, Revenue Manager da Hotéis Deville. O primeiro comentou a relevância das vendas diretas para a empresa que representa e o segundo ressaltou a importância de não tomar decisões baseadas em análises superficiais, ou seja, comparar novas perspectivas, duvidando do óbvio e com precipitação.