Beatriz Contelli   |   05/12/2024 10:38

Turismo rural e sustentável são tendências para 2025, aponta Abav

Presidente da entidade crê que os segmentos podem contribuir com a preservação de tradições culturais


PANROTAS / Emerson Souza
Ana Carolina Medeiros
Ana Carolina Medeiros

A Abav Nacional tem analisado tendências da indústria de Viagens e notou que o Turismo rural no Brasil tem sido alavancado, principalmente, pelo crescente interesse de viajantes por experiências autênticas e imersivas, aliado à preocupação com a preservação ambiental e à agenda para sustentabilidade.

Para estimular o Turismo rural e sustentável, a Abav Nacional tem trabalhado para capacitar profissionais do setor e conectar agências de viagens, produtores rurais e destinos, criando uma rede colaborativa. A entidade também tem atuado junto a instituições governamentais para incentivar o desenvolvimento de políticas públicas que fomentem o segmento.

Divulgação

De acordo com Ana Carolina Medeiros, presidente da entidade, esse setor é uma importante ferramenta para gerar empregos e aumentar a renda das famílias de pequenos produtores, promovendo o desenvolvimento econômico nas comunidades locais, ao mesmo tempo em que preserva tradições culturais e fortalece o vínculo entre viajantes e o meio ambiente. Segundo ela, o desafio hoje é incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva do Turismo, de forma alinhada à agenda ambiental.

“As opções que o Turismo Rural oferece aos viajantes tornam os destinos e pacotes de viagens mais atrativos. Ou seja, as soluções existem e estão em nossas mãos. Nosso objetivo é fomentar um ecossistema turístico inteligente, que seja ao mesmo tempo economicamente viável, sustentável e com responsabilidade social. E esse segmento consegue reunir isso em roteiros que destacam a gastronomia local, a produção da agricultura familiar e que conectam o viajante à natureza, garantindo uma experiência autêntica”

Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados