Laura Enchioglo   |   26/11/2024 17:40

Abav Nacional destaca crescimento e tendências do Turismo 60+ no Brasil

Público sênior prefere viagens que envolvam atividades culturais, gastronomia e ecoturismo, diz a entidade


Pixabay
Turismo tem se beneficiado da crescente adesão de viajantes seniores
Turismo tem se beneficiado da crescente adesão de viajantes seniores

O Turismo voltado para o público com mais de 60 anos está ganhando uma dimensão inédita no Brasil. De acordo com dados da Abav Nacional, o setor tem se beneficiado da crescente adesão de viajantes seniores que buscam experiências de viagem únicas, moldando um dos segmentos de Turismo que mais cresce no País.

A presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, destaca que o aumento da expectativa de vida, o maior nível de renda e a valorização de uma vida ativa têm impulsionado o interesse por viagens mais longas e personalizadas.

"Observamos que o público 60+ não apenas quer viajar mais, mas também deseja novas experiências que ampliem seus horizontes culturais e proporcionem um convívio social enriquecedor. Esse segmento demanda pacotes que ofereçam segurança, conforto, flexibilidade e experiências exclusivas"

Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional

O público sênior prefere viagens que envolvam atividades culturais, gastronomia, ecoturismo e vivências locais. Esse perfil demanda roteiros que proporcionem interação com a cultura e o ambiente local, indo além do turismo tradicional. A prioridade para mobilidade acessível e acomodações confortáveis também é crescente. Pacotes que incluem suporte especial para locomoção, acessibilidade em atrações e planejamento cuidadoso de deslocamento têm tido alta procura.

Ainda de acordo com a entidade, com flexibilidade de tempo e orçamento, os viajantes seniores buscam experiências personalizadas que atendam seus interesses específicos. Desde rotas históricas e culturais até roteiros de bem-estar e saúde, o público 60+ valoriza programas customizados que permitam ajustar o ritmo da viagem às suas preferências.

O Turismo social é outro destaque, com pacotes voltados para grupos de seniores que visam promover o convívio e a troca de experiências, algo especialmente valorizado por quem vê o Turismo como uma oportunidade de ampliar sua rede de amizades. Além disso, agências estão incluindo assistência médica, suporte 24 horas e seguro-viagem aprimorado para garantir um passeio seguro e tranquilo.

Para 2025, a Abav Nacional acredita que o Turismo 60+ terá um crescimento ainda mais expressivo, impulsionado pela popularização de destinos nacionais que oferecem infraestrutura adaptada e pacotes acessíveis.

"A Abav Nacional está comprometida em estimular o desenvolvimento de roteiros e experiências que respeitem as necessidades e o perfil do público 60+, para que as pessoas dessa faixa etária aproveitem o melhor do Turismo. Vemos uma oportunidade única para o setor e para o público 60+ e estamos trabalhando em colaboração com nossos associados para oferecer pacotes que atendam a essas demandas, considerando que esse consumidor está cada vez mais interessado em viajar e aproveitar diferentes experiências", finaliza Ana Carolina.

Parcerias entre agências e operadoras de saúde também estão sendo estruturadas, buscando integrar atividades de bem-estar e prevenção de saúde às viagens, diz a Abav.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados