Fidelidade, IA, souvenirs e multigeração: as tendências em viagens para Millenials e Gen Z
Estudo da American Express Travel aponta preferências que podem moldar o Turismo em 2025

A American Express Travel divulgou um relatório sobre as tendências globais de viagens para 2025, principalmente levando em conta as gerações Z e Millenials.
Dentre os destaques, o estudo aponta que 77% dos entrevistados planejam fazer o mesmo número ou mais viagens internacionais em 2025 comparado a 2024.
Além disso, 70% dos Millennials e Gen Z preferem viagens onde a jornada seja tão importante quanto o destino (exemplo: cruzeiros de luxo, trens premium).
Outro insight é a adesão por viagens para eventos de entretenimento ou esportivo.
"Viajantes, especialmente Millennials e Geração Z, estão motivados a reservar viagens significativas e bem pensadas este ano. O relatório mostra que as pessoas são apaixonadas por suas férias. Entendemos o que os viajantes estão procurando e, conforme a demanda continua, podemos usar nossa expertise para criar itinerários dos sonhos"
Audrey Hendley, Presidente da American Express Travel
Veja os principais insights abaixo:
Memorable Mementos – Souvenirs com significado

Os viajantes estão mudando a forma como compram lembranças de viagem. Em vez de souvenirs genéricos, há uma forte preferência por itens únicos, feitos à mão e autênticos da cultura local. 82% dos Millennials e Gen Z buscam produtos exclusivos que contem uma história e 57% viajam intencionalmente para adquirir itens artesanais e autênticos.
Além disso, 73% dos viajantes acreditam ser importante apoiar pequenos negócios locais e 67% dos entrevistados globais normalmente usam recomendações/guias locais ou mídias sociais. A tendência, portanto, é que o turismo de compras está evoluindo para experiências mais personalizadas e sustentáveis.
Os itens mais procurados incluem:
- 58% – Bens de luxo (bolsas, roupas, couro)
- 46% – Produtos de beleza (perfumes, skincare)
- 43% – Itens para casa (cerâmicas, tapetes, arte local)
Fam Adventures – Viagens multigeracionais
As viagens em família estão mais populares do que nunca, com um aumento de pais Millennials e Gen Z envolvendo seus filhos no planejamento. De acordo com o estudo, 58% dos pais Millennials/Gen Z planejam levar familiares em viagens em 2025 (contra 31% da Gen X/Baby Boomers).
89% citam “qualidade de tempo” como a principal motivação para viagens em família e 68% dos pais dessas gerações dizem que seus filhos ajudam a planejar as viagens.
Outros destaques:
- 81% dos viajantes preferem destinos com atividades para todas as idades.
- 72% dos pais Millennials/Gen Z estão dispostos a tirar os filhos da escola para viajar.
Benefit Aficionados – Maximização de recompensas
Segundo a pesquisa, o uso de pontos e benefícios de programas de fidelidade está em alta, especialmente entre as gerações mais jovens. 66% dos entrevistados acreditam que combinar recompensas de cartão de crédito e programas de fidelidade traz melhor custo-benefício para viagens internacionais.
58% utilizam múltiplos programas para obter upgrades que normalmente não pagariam. Ainda, 61% dos Millennials/Gen Z usam cartões de crédito para acumular pontos (contra 36% da Gen X/Baby Boomers).
Outros destaques:
- 50% planejam usar pontos em viagens em 2025.
- 45% escolhem destinos baseados em onde podem usar melhor seus pontos.
43% dos entrevistados globais planejam reservar férias em 2025 assim que tiverem uma quantia específica de pontos de cartão de crédito ou em programas de fidelidade
Tap In, Take Off – Tecnologia na viagem
A tecnologia está transformando a experiência de viagem, desde o planejamento até a chegada ao destino. Acerca deste tema, 83% dos Millennials/Gen Z acham útil usar inteligência artificial para planejar viagens (contra 64% da Gen X/Baby Boomers).
As principais utilidades da IA incluem (segundo Millennials/Geração Z):
- 40% – Sugestões personalizadas de atividades
- 36% – Gerenciamento de orçamento
- 33% – Recomendações de itinerário
- 33% – Assistência de tradução
Outros destaques:
- 80% preferem usar aplicativos ou redes sociais para planejar suas viagens.
- 66% fazem o download de apps úteis antes de viajar.