Laura Enchioglo   |   26/03/2025 11:05
Atualizada em 26/03/2025 11:33

Fidelidade, IA, souvenirs e multigeração: as tendências em viagens para Millenials e Gen Z

Estudo da American Express Travel aponta preferências que podem moldar o Turismo em 2025


Embratur Sebrae
Viagens multigeracionais também são tendência
Viagens multigeracionais também são tendência

A American Express Travel divulgou um relatório sobre as tendências globais de viagens para 2025, principalmente levando em conta as gerações Z e Millenials.

Dentre os destaques, o estudo aponta que 77% dos entrevistados planejam fazer o mesmo número ou mais viagens internacionais em 2025 comparado a 2024.

Além disso, 70% dos Millennials e Gen Z preferem viagens onde a jornada seja tão importante quanto o destino (exemplo: cruzeiros de luxo, trens premium).

Outro insight é a adesão por viagens para eventos de entretenimento ou esportivo.

"Viajantes, especialmente Millennials e Geração Z, estão motivados a reservar viagens significativas e bem pensadas este ano. O relatório mostra que as pessoas são apaixonadas por suas férias. Entendemos o que os viajantes estão procurando e, conforme a demanda continua, podemos usar nossa expertise para criar itinerários dos sonhos"

Audrey Hendley, Presidente da American Express Travel

Veja os principais insights abaixo:

Memorable Mementos – Souvenirs com significado

Embratur Sebrae
Souvenirs com significado, itens autênticos, são tendência para as viagens em 2025
Souvenirs com significado, itens autênticos, são tendência para as viagens em 2025

Os viajantes estão mudando a forma como compram lembranças de viagem. Em vez de souvenirs genéricos, há uma forte preferência por itens únicos, feitos à mão e autênticos da cultura local. 82% dos Millennials e Gen Z buscam produtos exclusivos que contem uma história e 57% viajam intencionalmente para adquirir itens artesanais e autênticos.

Além disso, 73% dos viajantes acreditam ser importante apoiar pequenos negócios locais e 67% dos entrevistados globais normalmente usam recomendações/guias locais ou mídias sociais. A tendência, portanto, é que o turismo de compras está evoluindo para experiências mais personalizadas e sustentáveis.

Os itens mais procurados incluem:

  • 58% – Bens de luxo (bolsas, roupas, couro)
  • 46% – Produtos de beleza (perfumes, skincare)
  • 43% – Itens para casa (cerâmicas, tapetes, arte local)

Fam Adventures – Viagens multigeracionais

As viagens em família estão mais populares do que nunca, com um aumento de pais Millennials e Gen Z envolvendo seus filhos no planejamento. De acordo com o estudo, 58% dos pais Millennials/Gen Z planejam levar familiares em viagens em 2025 (contra 31% da Gen X/Baby Boomers).

89% citam “qualidade de tempo” como a principal motivação para viagens em família e 68% dos pais dessas gerações dizem que seus filhos ajudam a planejar as viagens.

Outros destaques:

  • 81% dos viajantes preferem destinos com atividades para todas as idades.
  • 72% dos pais Millennials/Gen Z estão dispostos a tirar os filhos da escola para viajar.

Benefit Aficionados – Maximização de recompensas

Segundo a pesquisa, o uso de pontos e benefícios de programas de fidelidade está em alta, especialmente entre as gerações mais jovens. 66% dos entrevistados acreditam que combinar recompensas de cartão de crédito e programas de fidelidade traz melhor custo-benefício para viagens internacionais.

58% utilizam múltiplos programas para obter upgrades que normalmente não pagariam. Ainda, 61% dos Millennials/Gen Z usam cartões de crédito para acumular pontos (contra 36% da Gen X/Baby Boomers).

Outros destaques:

  • 50% planejam usar pontos em viagens em 2025.
  • 45% escolhem destinos baseados em onde podem usar melhor seus pontos.

43% dos entrevistados globais planejam reservar férias em 2025 assim que tiverem uma quantia específica de pontos de cartão de crédito ou em programas de fidelidade

Tap In, Take Off – Tecnologia na viagem

A tecnologia está transformando a experiência de viagem, desde o planejamento até a chegada ao destino. Acerca deste tema, 83% dos Millennials/Gen Z acham útil usar inteligência artificial para planejar viagens (contra 64% da Gen X/Baby Boomers).

As principais utilidades da IA incluem (segundo Millennials/Geração Z):

  • 40% – Sugestões personalizadas de atividades
  • 36% – Gerenciamento de orçamento
  • 33% – Recomendações de itinerário
  • 33% – Assistência de tradução

Outros destaques:

  • 80% preferem usar aplicativos ou redes sociais para planejar suas viagens.
  • 66% fazem o download de apps úteis antes de viajar.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados