Segurança de pagamentos é fator decisivo na escolha de viagens, aponta pesquisa
Levantamento foi realizado pela Outpayce, empresa especialista em pagamentos de viagens da Amadeus

A crescente preocupação com a segurança cibernética está moldando de forma decisiva as decisões de compra dos viajantes, como revela um estudo recente da Outpayce, empresa especialista em pagamentos de viagens do grupo Amadeus. De acordo com a pesquisa, realizada com 4,5 mil turistas de cinco países, a segurança dos pagamentos online tornou-se uma prioridade para os brasileiros na hora de escolher empresas de viagens.
Principais descobertas do estudo
- 86% dos turistas brasileiros afirmam que a forte reputação de segurança cibernética de uma empresa os incentivaria a escolher essa empresa em vez de uma com uma reputação menos favorável.
- 50% dos entrevistados brasileiros se lembram de um provedor de viagens que sofreu uma violação de dados de alto nível nos últimos dez anos.
- 85% dos viajantes brasileiros considerariam a possibilidade de mudar para uma companhia aérea alternativa após uma violação de dados.
Segurança cibernética é prioridade para os brasileiros
A pesquisa revela que:
- 80% dos brasileiros preferem que suas empresas de viagens invistam em medidas de segurança cibernética, mesmo que isso signifique não ter descontos. Esse número é 23% maior do que o dos viajantes dos EUA, que é de 57%.
- Para aceitar uma segurança de dados menor, 48% dos entrevistados brasileiros exigiriam um desconto de pelo menos 38%. Isso mostra que, a menos que o desconto seja significativo, a segurança é mais importante.
Impacto das violações de dados
As violações de dados têm um grande efeito sobre a fidelidade e a percepção da marca. A pesquisa destaca que:
- 86% dos viajantes brasileiros afirmam que a forte reputação de segurança cibernética de uma empresa os incentivaria a escolher essa empresa em vez de uma com uma reputação menos favorável.
- Após uma violação de dados, 47% dos entrevistados brasileiros não estariam confiantes na competência geral da marca, incluindo a segurança.
- 22% dos viajantes brasileiros "quase não confiam" nas empresas de viagens para armazenar seus dados de pagamento, e 9% não confiam "de jeito nenhum", devido a preocupações com fraudes, privacidade de dados e cobranças não autorizadas.
- 50% dos entrevistados brasileiros se lembram de um provedor de viagens que sofreu uma violação de dados de alto nível nos últimos dez anos.
Tecnologia como solução
A pesquisa também aponta que a tokenização, que substitui os dados confidenciais do cartão de pagamento por um token seguro, está surgindo como uma solução crucial. Ela reduz a exposição ao risco para os comerciantes e, ao mesmo tempo, dá aos consumidores mais confiança para armazenar seus detalhes de pagamento com um provedor.