Brasileiros são os latino-americanos que mais valorizam o inglês para viagens
46% dos entrevistados desejam aprender o idioma para realizar viagens de lazer internacionais
A Pearson realizou uma pesquisa em cinco países da América Latina (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México) que demonstrou que os brasileiros são os que mais valorizam o idioma para experiências em viagens internacionais.
Quando questionados sobre o que os motivaria a estudar inglês, 46% no Brasil declararam como principal razão uma viagem de lazer internacional, à frente de uma oportunidade de trabalho, com 42% dos resultados.
Para os outros quatro países, a carreira é, de longe, o que os levaria a aprender inglês. Cerca de 59% dos colombianos voltariam a estudar por uma boa chance no mercado corporativo; 56% de mexicanos; 55% dos chilenos; e 53% dos argentinos. Nos cinco países, se comunicar com um estrangeiro também foi apontado como inspirador para busca de conhecimento, com
- 31% dos chilenos respondendo que voltariam a estudar inglês por essa razão;
- seguidos pelos argentinos, com 27%;
- colombianos, com 23%;
- 20% de brasileiros;
- 19% dos mexicanos.
A pesquisa entrevistou 7 mil pessoas, sendo duas mil brasileiras - 52% homens e 48% mulheres. Em todos os países, a maioria dos entrevistados vive nas capitais:
- Brasil (42%);
- México (60%);
- Argentina (55%);
- Chile (42%);
- Colômbia (69%).
Alguns vivem em áreas rurais, 33% dos brasileiros; 11% dos mexicanos; 10% argentinos; 22% chilenos; e 10% colombianos. E o restante está em regiões metropolitanas, como os brasileiros (25%); Mexicanos (29%); Argentinos (35%); Chilenos (36%); Colombianos (21%). A idade dos entrevistados variou de 18 a 49 anos.
Os entrevistados se declararam brancos, pardos, afrodescendentes, asiáticos/amarelos, indígenas e outros. No Brasil, a maioria dos entrevistados são brancos (46%), pardos (40%), afrodescendentes (10%), asiáticos (3%) e indígenas (1%). E a maioria possui ensino superior completo (27%) e está empregada no setor privado 39%, na classe B (49%).
Cerca de 64% dos chilenos teve contato com o idioma inglês antes dos 10 anos; seguidos pelos argentinos, com 56%; 47% dos mexicanos; 40% dos brasileiros teve contato com o idioma inglês antes dos 10 anos.
“No Brasil, o desejo de explorar o mundo e vivenciar novas culturas se destaca como a principal motivação para aprender o idioma, enquanto em outros países o foco é claramente voltado para o crescimento profissional. Isso nos mostra a importância de adaptar abordagens educacionais que considerem essas diferenças regionais e que possam, de fato, atender às expectativas e aspirações específicas de cada público”
Bruno Lima, gerente de Marketing do Yázigi