64% dos brasileiros esperam aumentar gastos com viagens em 2024
Mais de 20 mil consumidores de 21 países participaram da pesquisa organizada pelo Boston Consulting Group
Pesquisa do BCG (Boston Consulting Group) aponta que mais brasileiros devem viajar pelo País ao longo de 2024. De acordo com a pesquisa Consumer Sentiment 2023, que projeta as tendências de consumo para o ano atual, 64% dos brasileiros que tipicamente viajam têm a expectativa de aumentar os gastos com viagens de lazer. Além disso, as viagens a trabalho também seguem mesma tendência, com 44% dos respondentes afirmando expectativas de aumento do gasto com viagens corporativas.
Na comparação internacional, o Brasil ainda se destaca: a categoria de viagens de lazer aparece na 1ª posição de propensão a aumento de gastos entre as 34 categorias avaliadas, enquanto ela aparece em 9º lugar na Índia e apenas em 19º lugar nos EUA, por exemplo.
Estes resultados são parte de um estudo global, no qual mais de 20 mil consumidores em 21 países (incluindo o Brasil) foram consultados sobre suas expectativas em relação ao consumo de produtos e serviços em 34 categorias. "Viagens a lazer" aparecem com destaque dada maior propensão de gastos dos brasileiros nesta categoria.
"Em 2023, vimos o Turismo de lazer totalmente recuperado em relação aos níveis pré-pandemia, movimentando valores até 25% acima dos níveis de 2019 – impulsionado pela recuperação da demanda e aumento de preços em especial nos setores de transporte e hotelaria. A expectativa para 2024 também é positiva para maior parte dos setores de viagens e Turismo", afirma o diretor executivo e sócio do BCG, Leandro Paez.
Segmento aéreo
No setor aéreo, a análise aponta diferentes comportamentos entre voos domésticos e internacionais. No doméstico, a demanda de passageiros retornou a patamares muito próximos aos de 2019, o que combinado ao aumento médio dos preços das passagens (impulsionado pelo alto custo de combustíveis, desvalorização cambial e restrição de oferta de assentos), aumentou a receita das maiores empresas aéreas no Brasil em cerca de 15% (estimativa em 2023 comparadas a valores de 2019).
"Maior parte da retomada da demanda aérea ainda é concentrada nos segmentos de lazer – enquanto viagens a negócio estão abaixo dos patamares de 2019 – principalmente pelo aumento de flexibilidade de trabalho remoto e maior atenção das empresas com despesas com viagens", pontuam os representantes da BCG.
Já nos voos internacionais, a recuperação tem sido mais gradual. As companhias aéreas ainda operam cerca de 13% (em volume de passageiros) abaixo dos níveis de 2019, evidenciando menor entrada de turistas no Brasil e também redução na quantidade de brasileiros viajando para o Exterior.
Ainda assim, a análise do BCG considera que o Brasil tem alto potencial de multiplicar a entrada de turistas estrangeiros.
Tendências
Entre as tendências que as empresas de setor de Turismo deveriam estar atentas em 2024, o BCG destaca o foco na experiência do viajante, fortalecimento de canais digitais e maior necessidade de personalização.
A consultoria aponta quatro pontos nos quais as empresas do segmento de viagens deveriam investir. São eles:
- Aproveitar a retomada da demanda e oferecer valor a novos perfis e segmentos de viajantes, como Turismo de aventura/ecoturismo e “bleisure” (mix de lazer e corporativo);
- Abraçar o digital, acreditar na "omnicanalidade" – que é a integração de todos os canais de comunicação e vendas do negócio, convergindo o mundo físico e o digital – e focar na personalização no serviço ao cliente;
- Investir em crescimento de serviços e produtos adjacentes e eficiência operacional;
- Fortalecer ecossistemas de parcerias, atuando de forma conjunta na cadeia de valor, incluindo segmentos complementares, prestadores de serviço, associações e órgãos governamentais.