Filip Calixto   |   28/06/2024 14:35
Atualizada em 28/06/2024 16:35

Experiência é a maior motivação para 90% dos viajantes brasileiros

Levantamento mostra que o brasileiro está sintonizado com o comportamento do mercado global


Divulgação
Além de citarem as experiências, pesquisados dizem que o contato com a natureza e o ecoturismo estão entre os maiores interesses, conquistando 57% do público
Além de citarem as experiências, pesquisados dizem que o contato com a natureza e o ecoturismo estão entre os maiores interesses, conquistando 57% do público

As experiências vivenciadas em uma viagem são a maior motivação de praticamente nove em cada 10 turistas brasileiros. Para usufruírem dessas vivências, eles preferem estar sozinhos (26%) ou acompanhados por companheiros e filhos (40%) e têm especial predileção pelos passeios a pé nas cidades visitadas (63%) como principal atividade.

É o que revela uma pesquisa realizada pelo TRVL Lab, a pedido do Sebrae, visando conhecer melhor o mercado do Turismo de experiência no Brasil. Ainda segundo o estudo, o contato com a natureza e o ecoturismo estão entre os maiores interesses desse público (57%) e quase 70% buscam por momentos de relaxamento.

O levantamento mostra também que o brasileiro está sintonizado com o comportamento do mercado global, que tem registrado um crescimento expressivo do turismo de experiência. Impulsionado principalmente pelo impacto do período de isolamento social gerado pela pandemia, o ato de viajar se fortaleceu como uma atividade exploratória, com foco em experiências para se aproveitar o melhor de cada lugar. Essa atitude tornou-se fator determinante para a escolha, inclusive, dos destinos.

Para a analista de Competitividade do Sebrae, Germana Magalhães, o Brasil tem muito a ganhar com o fortalecimento desse perfil do turista nacional e estrangeiro. "Além de termos um país rico e diverso, que oferece atrativos que vão da floresta Amazônica às praias, do Pantanal às serras gaúchas, temos também um povo com uma cultura única", comenta.

Germana lembra que o Turismo de experiência já é responsável por quase 60% do faturamento dos pequenos negócios do setor.

"Estudos feitos pelo Sebrae apontam que o ecoturismo já é ofertado em 66% das pequenas empresas da indústria. Todo esse novo comportamento do Turismo brasileiro e internacional está fortalecendo esse segmento, que vem registrando um crescimento de 30% ao ano e atualmente já responde por 9% do PIB (Produto Interno Bruto) do País",

Germana Magalhães, analista de Competitividade do Sebrae

Planejamento

Ainda de acordo com a pesquisa, a parcela mais significativa dos entrevistados (32%) gastou acima dos R$ 5 mil em sua última viagem e sete em cada dez fizeram as compras em cartão de crédito ou débito.

Quase 30% dos viajantes brasileiros fizeram a compra ou reserva da experiência no destino com um mês ou mais de antecedência e a grande maioria dos entrevistados (77%) usou o Instagram descobrir a atração visitada.

Outro aspecto importante indicado pela pesquisa trata da compra antecipada das experiência por meio de plataformas digitais - de acordo com o levantamento, 56% dos entrevistados usaram sites e aplicativos de agências de viagens para compra ou reserva das atividades.

Mais números da pesquisa

  • 42% viajam com companheiro e filhos;
  • 86% dizem que as experiências são o aspecto mais importante da viagem;
  • 63% realizam passeios a pé pela cidade durante as suas viagens;
  • 57% estão conectados com passeios pela natureza ou de ecoturismo;
  • 67% querem vivenciar momentos de relaxamento;
  • 77% utilizam o Instagram como principal plataforma para descobrir a experiência pela primeira vez;
  • 52% pesquisam por experiências ao mesmo tempo em que pesquisam por voos e ou hospedagem;
  • 46% realizam a reserva ou compra das experiências ao mesmo tempo em que pesquisam por voos e /ou hospedagem;
  • 56% utilizaram sites e aplicativos de agências de viagens on-line para compra ou reserva de experiências;
  • R$ 5 mil é a estimativa de gastos em experiência para 35% dos entrevistados;
  • 70% utilizam o cartão de crédito ou débito como principal forma de pagamento


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