Karina Cedeño   |   12/09/2024 16:15

Como o Turismo pode se destacar na Black Friday? Veja dicas do Google

Estudo revela que 72% dos consumidores gostariam de ter algum tipo de oferta de viagem nesta Black Friday


PANROTAS / Karina Cedeño
Especialistas do Google Brasil durante coletiva de imprensa realizada em São Paulo: Raissa Coppola, gerente de Comunicação, Gleidys Salvanha, diretora-geral de Negócios para Varejo, Nathalia Camargo, diretora de Commerce de Customer Solutions, e Gustavo Souza, diretor geral de Produtos e Soluções para Clientes
Especialistas do Google Brasil durante coletiva de imprensa realizada em São Paulo: Raissa Coppola, gerente de Comunicação, Gleidys Salvanha, diretora-geral de Negócios para Varejo, Nathalia Camargo, diretora de Commerce de Customer Solutions, e Gustavo Souza, diretor geral de Produtos e Soluções para Clientes

A Black Friday deste ano promete ser histórica. De acordo com levantamento feito pelo Google, 62% dos consumidores pretendem comprar no período e, desse percentual, 70% têm alta probabilidade de realmente efetuar a compra.

“São números muito melhores do que os do ano passado, que teve uma Black Friday atípica. Em julho de 2023, 66% dos consumidores pretendiam aproveitar as promoções, mas no final do ano, só 54% realmente compraram e 40% compraram menos do que planejavam"

Diretora-geral de Negócios para Varejo do Google Brasil, Gleidys Salvanha

Em pesquisa realizada pelo Google com compradores da Black Friday em julho deste ano, 72% dizem que gostariam de ter algum tipo de oferta de viagem e, entre os produtos mais desejados para a data, viagens aparecem em sétimo lugar, com 15% da preferência.

PANROTAS / Karina Cedeño
Gleidys Salvanha, diretora-geral de Negócios para Varejo do Google Brasil
Gleidys Salvanha, diretora-geral de Negócios para Varejo do Google Brasil

Dicas para o setor de Turismo se destacar na Black Friday 2024

Nesse contexto, os especialistas do Google dão dicas que podem impulsionar as vendas no setor de Turismo:

  • Quem busca hotéis e pacotes de viagens mostra um interesse antecipado por esses produtos, ou seja, antes da Black Friday, em meados de outubro, já começam as buscas e essa é uma boa oportunidade para as empresas também anteciparem suas estratégias de vendas e já estabelecerem uma conversa com o consumidor;

  • A categoria de voos, por sua vez, costuma registrar um boom de buscas na semana da Black Friday, principalmente na quinta-feira e na própria sexta-feira;

  • De acordo com a diretora de Commerce de Customer Solutions do Google Brasil, Nathalia Camargo, quando o assunto é hospedagem, 83% dos consumidores focam em hotéis e resorts;

  • 80%, por sua vez, buscam pacotes turísticos completos;

  • Os especialistas do Google também destacam que 69% dos consumidores gostariam de ver parcerias exclusivas das lojas com marcas durante a Black Friday.

“Se há um interesse antecipado por viagens, uma empresa do ramo financeiro pode fazer parceria com uma companhia aérea ou agência de viagens para oferecer descontos antecipados, alimentando o uso de serviços financeiros para viabilizar essa viagem”

Diretor sênior de Customer Solutions do Google Brasil, Rodrigo Rodrigues
PANROTAS / Karina Cedeño
Rodrigo Rodrigues, diretor sênior de Customer Solutions do Google Brasil
Rodrigo Rodrigues, diretor sênior de Customer Solutions do Google Brasil

Black Friday 2024: consumidores não querem mais do mesmo

Os especialistas do Google mostram que 65% dos consumidores brasileiros acreditam que na Black Friday todo ano as ofertas são mais ou menos a mesma coisa. "A Black Friday de 2023 foi muito pautada pela rentabilidade e deixou a criatividade e inovação para o segundo plano", comenta Gleidys Salvanha.

Ou seja, 2024 é o ano da diferenciação e é alta a expectativa do consumidor em relação às empresas, que precisam de uma dose a mais de criatividade e inovação se quiserem se destacar nas vendas. É preciso ir além do preço, mas como é possível fazer isso?

Dicas para as empresas se diferenciarem na Black Friday 2024

Nathalia Camargo, diretora de Commerce de Customer Solutions do Google Brasil, dá algumas dicas para que as empresas consigam ser mais criativas na Black Friday deste ano, atingindo a expectativca do consumidor e indo além dos tradicionais descontos e preços competitivos

  • As empresas podem se diferenciar com a entrega do produto no mesmo dia
  • Parceria que vai dar algum benefício para o cliente
  • Cashback na compra
  • Dica Google: bom negócio começa a partir de 30% de desconto

A Black Friday se tornou hoje o grande momento para mostrar proposta de valor e fazer a construção de marca, mostrando por que os consumidores devem escolher sua empresa e não a do concorrente”

Nathalia Camargo, diretora de Commerce de Customer Solutions do Google Brasil
PANROTAS / Karina Cedeño
Nathalia Camargo, diretora de Commerce de Customer Solutions do Google Brasil
Nathalia Camargo, diretora de Commerce de Customer Solutions do Google Brasil

Outras formas de as empresas se diferenciarem são:

  • Gamificação – Permite a descoberta do produto por pessoas que ainda não o conhecem. Empresas que usam gamificação podem ver um aumento de 25% na taxa de conversão de vendas, de acordo com pesquisas reveladas pelo Google;

  • Marketing Lo-Fi – É aquele marketing que abdica das superproduções. Neste contexto, menos é mais. 82% dos consumidores brasileiros buscam maneiras de simplificar as coisas quando têm muitas informações disponíveis;

  • Benefícios inusitados – As empresas podem oferecer vantagens que vão muito além do preço. 71% dos consumidores acreditam que a Black Friday é o momento para as marcas e lojas mostrarem seus diferenciais (serviços, experiências), além de preço.

“A Black Friday não é mais apenas sobre promoção, mas sim sobre geração de valor. Não é mais um evento sazonal, mas a oportunidade de impulsionar os resultados do negócio pelo resto do ano e não se restringe mais apenas ao varejo, aplicando-se às mais diferentes indústrias e serviços"

Nathalia Camargo, diretora de Commerce de Customer Solutions do Google Brasil

A aplicação da Inteligência Artificial para impulsionar as vendas

PANROTAS / Karina Cedeño
Fábio Coelho, presidente do Google Brasil
Fábio Coelho, presidente do Google Brasil

Os especialistas do Google também destacaram o uso da Inteligência artificial para impulsionar as vendas na Black Friday. “O primeiro pilar é a IA analítica, que ajuda a identificar comportamentos de usuários em escala, seja por meio de dados anônimos de navegação ou de informações do anunciante. Entretanto, o Google revela que 50% dos decisores acreditam que os consumidores ainda não conhecem as possíveis aplicações de IA.

Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, destacou que a Black Friday é o momento de as empresas unirem a criatividade com a tecnologia.

“A tecnologia será o habilitador para a criatividade e nunca houve um momento melhor para isso virar realidade. O uso da Inteligência Artificial contribui para gerar mais resultados e liberar o nosso tempo para sermos mais criativos e estratégicos. Passamos por períodos complicados com a pandemia, a inflação. E agora vemos a recuperação do consumo no País. A Black Friday faz com que as pessoas tenham acesso a produtos que, de outra forma, talvez não conseguissem”

Fábio Coelho, presidente do Google Brasil

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados