Veja as marcas do Turismo que mais cresceram no e-commerce em janeiro
Latam, Booking e Decolar aparecem no topo do ranking das marcas com maior share de acessos no mês passado
O primeiro mês do ano registrou um fluxo intenso de usuários nas plataformas do e-commerce brasileiro. Foram 2,67 bilhões de visitas únicas, número 3,6% maior do que o registrado em dezembro do ano passado. Já em relação a janeiro de 2023, porém, houve queda de 4%. Os dados são do relatório Setores do E-commerce da agência Conversion.
No período, 2,78 bilhões de visitantes navegaram pelo comércio eletrônico do País. Nos últimos 12 meses, o melhor desempenho permanece em novembro, quando o tráfego chegou a 2,81 bilhões.
Crescimento do Turismo no e-commerce
Boa parte do resultado positivo em janeiro deste ano foi impulsionado pelo setor de Turismo. No que se refere aos insights de audiência (site + app), o setor registrou crescimento de 11,5% em relação ao mês anterior, respondendo pelo segundo maior crescimento do e-commerce no Brasil (janeiro de 2024 versus dezembro de 2023). A alta foi impactada pela demanda de férias de verão, no caso do mercado interno, ou das viagens para o Exterior – que são mais comuns nessa época do ano.
“Janeiro é um mês específico dentro da sazonalidade do nosso varejo. Muitas pessoas estão indo atrás de produtos e serviços ligados à volta às aulas ou às viagens planejadas nos meses anteriores. É diferente, por exemplo, de datas como a Black Friday, quando o e-commerce como um todo percebe a quantidade de visitantes – e de conversões em vendas – subir de forma homogênea”, explica o CEO da Conversion, Diego Ivo.
Confira, abaixo, a tendência de crescimento consolidado do setor nos últimos 12 meses, e também o tráfego do setor de Turismo no e-commerce no período:
Latam foi a marca que mais cresceu no e-commerce em janeiro
A categoria de Turismo é formada por 62 sites. Destes, 42 possuem aplicativos. No que se refere aos insights de audiência do e-commerce (site + app) em janeiro deste ano:
- A Latam foi a que registrou maior crescimento (28,6%) em janeiro, comparado ao mês anterior, subindo uma posição e alcançando o 5º lugar;
- No ranking top 10, o TripAdvisor sobe uma posição, alcançando o 4º lugar no setor.
App da Azul lidera o número de acessos em aplicativos:
- Os apps tiveram queda de 3,% no e-commerce em janeiro, em relação ao mês anterior;
- No setor de Turismo, os aplicativos representaram 18,5% do tráfego mensal, totalizando +44,4 milhões de acessos;
- Com cerca de 13,1 milhões de acessos, Voe Azul representa 29,4% do tráfego de aplicativos.
Players com maior parcela de tráfego da categoria de Turismo
Booking lidera acessos web
No setor Turismo, considerando apenas os acessos web:
- 17,1% da parcela de tráfego é do Booking;
- Em segundo lugar vem o Airbnb, com 9,7% de share.
Com a inclusão dos dados de aplicativos Android:
- Booking detém 15,8% do share;
- Seguida por Voe Azul, com 10,1%.
Latam, decolar e Booking têm maior participação nas buscas
A métrica Share of Search do estudo refere-se à participação nas buscas que uma marca possui dentro de sua categoria. Este dado antecipa o market share.
- No setor de Turismo, o líder em Share of Search é Latam, com 14,5%;
- No 2° lugar está a Decolar (12,7%);
- Seguida da Booking (12,2%).
Os 5 maiores players em participação nas buscas do Brasil
No mapa abaixo, podemos ver quais players dominam as buscas em cada Estado, entre os cinco principais players da categoria.
10 marcas do Turismo com mais visitas mensais no e-comemerce (apps Android e web)
- Na tabela abaixo, vemos que a Booking lidera o número de visitas mensais no e-commerce. Em janeiro, foram 38.015.666 acessos;
- Em segundo lugar, vem a Azul, que registrou 24.407.936 visitas no primeiro mês do ano;
- Seguida pelo Airbnb, com 23.220.966 visitas em janeiro.
Top 10 sites da categoria (dados de visitas mensais Web)
- Quando falamos de visitas mensais na web, a Booking permanece em primeiro lugar, com 33.546.115 visitas;
- Seguida pelo Airbnb, com 19.106.438;
- Em terceiro lugar, vem o TripAdvisor, com 18.815.067 visitas mensais na web.
Para acessar o estudo completo, clique aqui.