Conheça os tipos de turismo em alta: quais são as tendências de viagem?
Pesquisa inédita revela preferências de viajantes que podem encontrar destinos nacionais e internacionais
Dentre os tipos de viagens, as mais procuradas foram: Turismo selvagem, Euro Turismo, Catedral Turismo, Chile Turismo e Turismo sustentável. Cada uma dessas modalidades oferece experiências únicas e atrai diferentes perfis de turistas em busca de aventuras e descobertas.
Turismo Selvagem
O turismo selvagem, ou ecoturismo, atrai as pessoas que desejam uma imersão profunda na natureza. É a melhor opção para quem busca aventuras em ambientes intocados e uma conexão mais próxima com a fauna e a flora naturais.
Entre os destinos mais famosos para essa modalidade está Serengeti na Tanzânia. O Parque Nacional de Serengeti é um dos locais mais icônicos para safáris na África, onde é possível ver leões, leopardos, elefantes, búfalos e rinocerontes.
Nacionalmente, um destino que ganha destaque é o Pantanal. Considerado a maior planície alagável do mundo, o bioma abrange a região centro-oeste do país, estendendo-se do Mato Grosso ao Mato Grosso do Sul.
Os turistas podem fazer passeios de barco, caminhadas e safáris fotográficos para observar animais como a onça-pintada, araras e jacarés.
Euro Turismo
A febre das “eurotrips” deu ainda mais realce às viagens pela Europa pela facilidade de circular no continente e conhecer várias cidades em pouco tempo. Os turistas normalmente são atraídos pela rica história, cultura e qualidade de vida dos países europeus.
São destinos clássicos e populares as cidades de Paris, na França, e Florença, na Itália. A primeira, é conhecida como a cidade das luzes e tem como atrações principais a Torre Eiffel, o Louvre e a Catedral de Notre-Dame.
Já a charmosa e artística Florença é tida como o berço do Renascimento e encanta com sua arte, arquitetura e gastronomia. A Galeria Uffizi, a Catedral de Santa Maria del Fiore e a Ponte Vecchio são pontos altos da visita.
Catedral Turismo
Essa modalidade compreende as visitas a grandes catedrais e igrejas, sendo especialmente popular entre os apreciadores de arquitetura, história e espiritualidade.
Destaca-se entre os destinos a Catedral de Colônia, na Alemanha, considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO. Também é famoso o espanhol Templo Expiatório da Sagrada Família, obra-prima de Antoni Gaudí.
É possível, também, encontrar opções brasileiras, como a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília. Projetada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, a catedral foi inaugurada em 1970 e é um símbolo importante da arquitetura moderna brasileira.
Chile Turismo
A exploração das diversas paisagens e culturas do Chile se torna cada vez mais popular entre os viajantes. O país oferece desde desertos áridos até montanhas imponentes e tem uma rica gastronomia.
O Deserto do Atacama, conhecido como o lugar mais seco do mundo, possui paisagens surreais, como os gêiseres de El Tatio e o Vale da Lua.
Já a Patagônia é um paraíso para os amantes da natureza e aventura. O destino abriga picos montanhosos, lagos azul-turquesa e vastos campos de gelo.
Turismo Sustentável
Essa última modalidade, mas não menos importante, está ganhando cada vez mais adeptos. Os interessados em viagens sustentáveis se preocupam tanto com práticas que minimizam os impactos ambientais do turismo quanto com o bem-estar das comunidades locais.
Entre os destinos internacionais mais populares estão a Costa Rica, que oferece reservas naturais, e o Butão, no Himalaia, famoso pelo compromisso com a preservação da natureza.
Já no Brasil, Bonito, no Mato Grosso do Sul, e Fernando de Noronha, no Pernambuco, representam as principais opções para quem quer um turismo responsável. Ambos os locais têm práticas voltadas para a conservação ambiental e o desenvolvimento econômico local.
Independentemente do tipo de turismo, é possível realizar viagens tanto dentro como fora do Brasil. Seja utilizando ônibus, avião, ou veículos seminovos, pegar a estrada é uma forma de ter experiências autênticas e enriquecedoras.
O mais importante é buscar os destinos que mais se adequam às preferências do viajante e que atendam seus desejos. Seja explorando catedrais ou a natureza selvagem, há sempre opções capazes de promover descobertas e memórias incríveis.