Qual é o market share do Brasil nos principais mercados emissores?
Embratur divulgou mapa com os principais países emissores de turistas e o lugar do Brasil em cada um deles
Se unirmos o que disse o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, sobre o Turismo ser uma prioridade para o Governo Federal, com dados recentemente divulgados pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) sobre o market share do Brasil nos principais mercados emissores globais, teríamos uma resposta: o potencial do País é imenso.
E nós, do trade, seguimos caminhando ao lado das mais diversas entidades públicas e privadas, que estão cada vez mais unidas para termos voz perante aos interesses do setor.
Agora, sobre a pesquisa. A Embratur divulgou um mapa completo que reúne os principais países emissores globais de turistas e o nosso market share em cada um deles. Temos mais presença e participação de mercado, claro, nos países mais próximos, localizados na América do Sul.
Top 5 mercados em que o Brasil tem mais market share
- Paraguai (27%) - 19 voos semanais
- Argentina (23,3%) - 296 voos semanais
- Uruguai (20,57%) - 56 voos semanais
- Chile (10,3%) - 106 voos semanais
- Portugal (3%) - 95 voos semanais
Insights da pesquisa
- Embora tenhamos atualmente 154 voos semanais entre Brasil e Estados Unidos, captamos apenas 0,4% de mercado, o que mostra que a maioria esmagadora que enche as aeronaves são os brasileiros. Em outras palavras, 96,6% dos norte-americanos que viajam ao exterior, ainda não escolhem o Brasil como destino.
- O Paraguai é o campeão no ranking de market share do Brasil nos principais mercados emissores, com 27%. Em outras palavras, de cada 10 paraguaios que viajam ao exterior, 2,7 têm como destino o Brasil, mesmo tendo apenas 19 voos semanais entre os países atualmente. O número mostra a grande força das cidades fronteiriças e do turismo terrestre.
- Como de praxe Argentina lidera, de longe, o número de voos semanais para o Brasil, com 296 frequências. Nosso market share por lá é o segundo maior do ranking, com 23,3%. Apesar de não ter o maior market share, continua sendo nosso principal emissor de turistas internacionais.
- Outro país que tem três digitos em voos semanais é o Chile, somando atualmente 106 frequências. Apesar disso, captamos apenas 10,3% de mercado. Mas isso tem tudo para crescer dado a recente aproximação e acordos dos governos de Brasil e Chile, como vimos aqui no Portal PANROTAS.
- A China, que "domina" o mercado da Ásia com 0,1%, terá uma promoção diferente por parte do Brasil. A ideia é promover nosso País em parceria com o Chile no país asiático. A Embratur tem como estratégia participar da ITB 2025 e impulsionar os voos da Air China. Já sobre a promoção conjunta, um acordo de cooperação foi assinado com a presença do presidente Lula.