Filip Calixto   |   13/08/2024 21:47
Atualizada em 13/08/2024 22:00

Geração de emprego e renda segue sendo objetivo nº 1 de Freixo na Embratur

Presidente da Embratur quer posicionar atividade como peça-chave na economia nacional

PANROTAS / Emerson Souza
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Em reunião com líderes de associações do Turismo paulista e representantes de empresas do segmento, nesta terça-feira (13), Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou a importância de um debate político mais amplo e estratégico para o desenvolvimento do setor no Brasil.

Freixo enfatizou a necessidade de alinhar as ações do Turismo com um modelo de desenvolvimento que priorize a geração de empregos e renda, e que posicione essa indústria como uma peça-chave na economia nacional.

O presidente da agência ressaltou ainda que o Turismo, frequentemente visto apenas como uma atividade de lazer, precisa ser tratado como um motor de transformação econômica.

"Eu estou aqui para garantir que o turismo seja um gerador de emprego e renda. Esse é o meu objetivo principal, e ele se soma a outras metas de crescimento do setor"

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

O executivo, que participou hoje do lançamento do Visite São Paulo Convention Bureau, também pontuou que o sucesso da atividade turística no País depende de um debate político robusto, capaz de integrar as mais diversas esferas de governo e a sociedade em um esforço conjunto.

Freixo citou como exemplo a recente viagem oficial ao Chile, na qual, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pôde discutir o papel estratégico do Turismo para a promoção do Brasil no exterior. Foi nessa ocasião, inclusive, que a Latam anunciou US$ 2 bilhões de investimento no Brasil até 2026.

Papel da Embratur

PANROTAS / Emerson Souza
Bruno Villa, Fabio Montanheiro, Marcelo Freixo, Bruno Reis e Alexandre Nakagawa, da Embratur
Bruno Villa, Fabio Montanheiro, Marcelo Freixo, Bruno Reis e Alexandre Nakagawa, da Embratur

Liderando a comitiva, Freixo trouxe também, para sua passagem por São Paulo, o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, o gerente de Mice da Embratur, Alexandre Nakagawa, e o gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, Fabio Montanheiro.

Cada um deles explicou o desenvolvimento de sua área na reunião com o trade paulista e ainda houve uma interação do mesmo tipo um pouco antes com a equipe PANROTAS, na redação da editora.

Além de citar alguns dados do Turismo nacional, como a chegada de quase 3,6 milhões viajantes de janeiro a junho de 2024, os executivos também falaram sobre as estratégias da agência.

Bruno Reis, que assumiu a função em julho mas já está na estrutura da Embratur desde o início da gestão de Freixo, aproveitou a ocasião para lembrar que a agência vai "pilotar" um modelo de gestão que paute as decisões de negócios dos mais diferentes destinos nacionais que buscam atrair viajantes.

Já Montenheiro ficou encarregado de apresentar as últimas atualizações do Portal de Dados da Agência. O executivo mostrou algumas novas aplicações e informou que novas ferramentas, com dados do Turismo nacional virão. Segundo ele, a inteligência de dados é um balizador fundamental para a elaboração de planejamentos dentro da Embratur.

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