20 tendências para agências, gestores, hotéis e outros setores do Turismo
Insights de pesquisa da Amadeus podem ser observados na indústria no presente e em tempos futuros
Um estudo divulgado pela Amadeus revelou tendências para diversos setores do Turismo. O levantamento Catalisadores Para a Mudança: Construindo o Ecossistema de Hospitalidade do Futuro traz, além de insights para cada um dos setores, tendências a serem observadas na indústria de viagens no presente e em tempos futuros.
Confira abaixo quais são essas tendências:
5 tendências para agências e gestores de viagens
- O conteúdo continua sendo fundamental e quem vende viagens espera ver todas as oportunidades e opções de produtos apresentadas em um só local;
- Os dados desempenharão um papel fundamental – com a demanda para obter mais informações sobre reservas, preços e tendências de ocupação;
- Com viajantes cada vez mais econômicos e conscientes, os vendedores de viagens devem maximizar a eficiência por meio de novas ferramentas;
- Uma abordagem ecossistêmica permitirá que agentes e gestores atendam às novas necessidades dos viajantes de forma mais eficaz – e gerem receita;
- Reservas Mice para reuniões de pequeno e médio porte são cada vez mais importantes para vendedores de viagens, como novas formas de criar demanda para viagens em grupo.
5 tendências para hotéis
- O uso eficaz de insights de inteligência de negócios e campanhas de mídia para informar uma abrangente estratégia de distribuição multicanal será vital na geração de demanda;
- Experiências digitais ganharam renovada proeminência durante a pandemia, e os viajantes agora as esperam como padrão;
- A personalização continua a ser um dos principais impulsionadores da mudança na hospitalidade, com os hóspedes esperando estadas que reflitam suas preferências com mais precisão;
- A tecnologia é uma obrigação para compensar a falta de mão de obra e com ela as propriedades podem automatizar as operações diárias e gerenciar detalhes críticos de eventos com facilidade;
- Integrar estadas em hotéis com seguro viagem e mobilidade permitirão que a indústria avance na criação de jornadas de ponta a ponta.
5 tendências para o setor de mobilidade
- As experiências digitais permitirão que provedores de mobilidade removam grande parte do atrito experimentado pelos viajantes, por meio do pré-check-in, aluguel sem chave e outras facilidades;
- A multimodalidade permitirá aos provedores de mobilidade novas oportunidades para personalizar a sua oferta e certificar-se de qual é a forma mais adequada de transporte para cada viagem;
- Preocupações crescentes sobre sustentabilidade são uma tendência que a indústria começou a explorar com a integração de dados ambientais dentro do processo de reserva;
- Os serviços de carona têm o potencial de impactar significativamente o setor – e também de oferecer novas possibilidades ao criar jornadas de ponta a ponta;
- A segurança continua a ser primordial para os viajantes, que esperam que os provedores de mobilidade demonstrem medidas tomadas para garantir segurança e higiene.
5 tendências para o setor de seguro viagem
- Os viajantes esperam cada vez mais que o seguro viagem seja integrado ao processo de reserva;
- Para impulsionar a demanda, os produtos devem ser personalizados para atender às necessidades específicas de um viajante – um padrão único de abordagem não é mais suficiente;
- Espera-se cada vez mais que os provedores de seguro viagem desempenhem um papel ativo na jornada – fornecendo apoio e tranquilidade aos viajantes;
- Processos de sinistros automatizados e simplificados são cada vez mais esperados pelos passageiros;
- Políticas para "cancelar por qualquer motivo" são uma área em crescimento – com os hóspedes esperando ver a flexibilidade oferecida durante a pandemia tornar-se a norma.
Cenário favorável para a hotelaria
A pesquisa da Amadeus também revela um cenário favorável para a hotelaria: a ocupação global de hotéis chegou a 63% no primeiro trimestre deste ano – aproximando-se do valor de 67% obtido no mesmo período de 2019 e à frente dos 38% e 53% registrados no primeiro trimestre de 2021 e 2022, respectivamente. A tendência deve se manter ao longo do restante de 2023, com reservas próximas aos níveis de 2019 e acima dos níveis registrados em 2021 e 2022.
As janelas de reserva de hotel encurtaram drasticamente durante a pandemia, já que os viajantes esperavam até o último momento para fazer planos. Em 2021, 64% das reservas de hotéis foram feitas de zero a sete dias de viagem, segundo dados da Amadeus. Os números estão voltando aos níveis pré-pandêmicos, com 51% das reservas do começo do ano para cá sendo feitas uma semana antes das viagens, perto da média de 50% observada em 2019.
A confiança nas viagens também está aumentando em 2023, com 14% das reservas de hotel feitas com mais de 61 dias de antecedência, correspondendo aos números de 2019. No entanto, é importante reconhecer que as coisas mudaram – o mercado de hospitalidade de 2023 não é o mesmo de 2019. A pandemia de covid-19 continuará a reverberar, remodelando a indústria de maneiras que teria sido impossível prever apenas três anos atrás.
Valorização de experiências sustentáveis
Outro ponto de destaque no estudo é que, hoje, os hoteleiros estão vendo a evolução das expectativas dos viajantes em torno de experiências personalizadas e sustentáveis, ao mesmo tempo em que devem se concentrar em um mix de canais de distribuição – selecionando o melhor para garantir a máxima rentabilidade a longo prazo. Para os agentes de viagens, há um papel crescente de suporte a viajantes em sua jornada, fazendo recomendações de experiências ou ajudando quando surgem interrupções.
A pandemia também expôs vulnerabilidades anteriormente subestimadas na indústria de hospitalidade. Os viajantes tornaram-se mais conscientes do impacto de suas viagens no meio ambiente – e, portanto, a sustentabilidade é agora uma prioridade. De acordo com o O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), 83% dos viajantes globais pensam que viagens sustentáveis são vitais, enquanto 69% esperam que a indústria de viagens ofereça opções mais sustentáveis.
A própria pesquisa da Amadeus endossa essas descobertas, com viajantes sugerindo maior disponibilidade de modos verdes de transporte. Por isso, aumentar a transparência sobre o impacto ambiental da viagem e oferecendo viagens sustentáveis mais rentáveis podem ser os principais impulsionadores para adoção. Um relatório do Grupo Expedia também mostra que quase dois terços dos viajantes estariam dispostos a pagar mais por viagens sustentáveis. Experiências mais verdes, então, estão claramente no vanguarda da mentalidade do viajante nesta nova era.
Além disso, a personalização – definida como a criação de ofertas para cada viajante que atendam, ou mesmo excedam, suas expectativas – também agora é de suma importância. Hoje, vários agentes de viagens estão se movendo nessa direção, mas ainda não a aplicam em todas as etapas da jornada do cliente – algo que daria um "match" com a experiência personalizada do começo ao fim da viagem que os viajantes procuram.
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