Filip Calixto   |   20/06/2023 10:16
Atualizada em 20/06/2023 11:13

Estudo da Amadeus mostra alta e tendências no setor de aluguel de carros

No primeiro trimestre do ano, o setor de aluguel de carros teve alta de 23% em reservas

Pixabay/Divulgação Abla
Juntamente com o crescente desejo dos consumidores por opções de aluguel de carros, o setor enfrenta uma série de desafios à medida que passa por transformações
Juntamente com o crescente desejo dos consumidores por opções de aluguel de carros, o setor enfrenta uma série de desafios à medida que passa por transformações

O mercado de aluguel de carros continua a evoluir e crescer, e não apenas no Brasil, onde o Turismo doméstico está alavancando a utilização. Um estudo organizado e divulgado por Amadeus e Microsoft mostra que as reservas de carros em todo o mundo aumentaram 23% no primeiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado.

O crescimento no período não é, no entanto, o único dado alcançado a partir do estudo. O relatório explora também as principais tendências e desafios para o mercado de aluguel de carros, incluindo a mudança para MaaS, parcerias estratégicas, veículos autônomos e big data, além de mudanças nas expectativas dos viajantes, processos operacionais antigos e aumento da concorrência impulsionando a transformação do setor de aluguel de carros.

Nomeado Ahead of the Curve: How Technology is Driving the Future of the Rental Car Industry, o estudo descreve os desafios e mostra as principais tendências e oportunidades para as empresas de aluguel de carros se adaptarem ao futuro das viagens. Nesse sentido, as principais conclusões do relatório, por tema, são:

  • Conectividade MaaS: Para as organizadoras da pesquisa, o MaaS (serviço que permite o planejamento de viagens pela cidade, comparação de custos e compras reunindo e integrando opções variadas de transporte) tem tudo para ser uma realidade competitiva no segmento por atender em um só lugar as expectativas dos clientes em relação à mobilidade, com opções sustentáveis.
  • Concorrência ágil: à medida em que os modelos de negócios mudam de serviços centrados no produto para serviços centrados no cliente, os fornecedores tradicionais de aluguel de carros enfrentam uma concorrência acirrada, pois os novos fornecedores propõem ofertas flexíveis, convenientes e sustentáveis.
  • Evolução dos veículos autônomos: com o crescimento da IA e dos avanços tecnológicos nas frotas de VA (veículos autônomos), é cada vez mais inevitável que eles se tornem uma realidade. À medida que a demanda dos consumidores por veículos próprios diminui, os VAs oferecem um modelo de mobilidade de uso compartilhado.
  • Fabricantes de equipamentos originais (OEMs) está evoluindo: os OEMs estão deixando de ser meros fabricantes de automóveis para se tornarem fornecedores de soluções de mobilidade. Ao entender as preferências de seus usuários finais, os OEMs estão encontrando novas maneiras de alcançar os clientes com ofertas de tecnologia sustentáveis e inovadoras.
  • Big data: o maior uso de dados e inteligência artificial permitirá que as locadoras de veículos otimizem suas frotas, façam previsões para o futuro e ofereçam experiências personalizadas aos clientes.

Para o vice-presidente de Mobilidade e Proteção de Viagens, Hospitalidade, da Amadeus, Peter Altmann, o mercado de aluguel de carros continua a evoluir em um ritmo acelerado e é desafiador e empolgante para o setor à medida que novos participantes e modelos entram no espaço.

"O que está claro em nossa pesquisa é que a tecnologia desempenha um papel fundamental para ajudar os fornecedores de aluguel de carros tradicionais e emergentes a criar a experiência e a jornada que os consumidores desejam. A sustentabilidade também é outra prioridade em rápida evolução para o setor e, por meio de transformações como o MaaS, podemos começar a desbloquear novos caminhos, dados, parcerias e tecnologias para aproveitar essa transformação com sucesso".

Peter Altmann

Já o líder global de viagens e transporte da Microsoft, Julie Shainock, entende que com o advento da IA generativa, os fornecedores de aluguel de carros estão ganhando mais visibilidade em todo o seu ecossistema de dados.

"Tudo isso está criando uma desrupção acelerada em todas as áreas, desde a melhoria da eficiência operacional, passando pelo aumento da percepção dos funcionários para tomar decisões mais informadas, até experiências hiperpersonalizadas e ágeis para os consumidores. Ao olharmos para o futuro do aluguel de carros, em todas as dimensões do setor, haverá um novo passageiro no carro ajudando os usuários em cada etapa de sua própria jornada", acrescenta.

O estudo completo está disponível AQUI.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados