Victor Fernandes   |   10/02/2023 11:42

Veja quais as 4 novas tribos de viajantes no pós-pandemia

Buscadores de experiência, Criadores de Memórias, Travel Tech-fluencers e Exploradores Pioneiros; entenda

Divulgação
Buscadores de experiência, Criadores de Memórias, Travel Tech-fluencers e Exploradores Pioneiros são os viajantes do futuro
Buscadores de experiência, Criadores de Memórias, Travel Tech-fluencers e Exploradores Pioneiros são os viajantes do futuro
O estudo global Travel Tribes 2033, encomendado pela Amadeus e conduzido pela empresa global de investigação Northstar Research Partners, identifica quatro tribos de viajantes que se desenvolverão nos próximos 10 anos. O estudo examina as futuras forças de mudança que transformarão as viagens, juntamente com as características pessoais, comportamentos e preferências emergentes dos viajantes, para compreender exatamente o que os viajantes vão querer daqui a uma década.

O relatório sugere que muitos viajantes estarão abertos a tecnologias novas e emergentes e desejarão viajar de forma mais sustentável. Contudo, outros viajantes se preocupam com a proliferação da tecnologia e a crescente necessidade de segurança cibernética e privacidade de dados, portanto, a indústria de viagens deve trabalhar em conjunto para assegurar que todos os viajantes se beneficiem dos avanços tecnológicos.

Para além das limitações da segmentação tradicional, esta abordagem psicográfica identifica quatro tribos-chave de viajantes que provavelmente irão predominar em 2033. Confira a seguir quais são:

  • Buscadores de experiência: este grupo tem uma atitude de "tentar e ver" a vida e as viagens. 44% não têm filhos e têm empregos de rendimento médio ou alto com opções de trabalho flexível, o que lhes permite explorar o mundo com facilidade. Vivem segundo o lema "Só se vive uma vez". São mais propensos do que outros viajantes a agir por instinto, tornando-os os "anti-planejamento" de 2033, preferindo experiências de hospedagem menos previsíveis e mais excitantes. Estão também abertos à tecnologia que os ajuda a "acelerar" certos aspectos da sua viagem, e muitos esperam utilizar a inteligência artificial no ambiente aeroportuário;
  • Criadores de Memórias: este grupo adota uma abordagem mais simplificada para viajar: conhecer lugares e criar memórias. 44% têm 42 anos ou mais e têm hábitos estabelecidos quando viajam. O futuro pode ser assustador para eles. Dão prioridade às pessoas e valorizam menos a tecnologia e a sustentabilidade, e estão à vontade com os métodos existentes. No entanto, apesar do seu ceticismo em relação à tecnologia, estão entusiasmados com a realidade virtual e a realidade aumentada e espera-se que a maioria utilize as pré-visitas e visitas virtuais antes de comprar uma viagem;
  • Travel Tech-fluencers: este grupo inclui os jovens viajantes a negócios de hoje em dia, com visão de futuro. 48% do grupo têm menos de 32 anos e a sua visão de vida é representada pelo número de dispositivos tecnológicos que possuem. Contudo, há uma diferença quando se trata do que os excita e do que os preocupa sobre o futuro da tecnologia e das viagens. Embora muitos queiram viajar de forma sustentável, parecem estar mais conscientes das opções de sustentabilidade em torno da forma como viajam do que quanto ao local onde vão ficar;
  • Exploradores Pioneiros: os indivíduos deste grupo levam vidas em ritmo acelerado, sempre atentos à sua próxima aventura. As suas vidas estão em plena ebulição e 82% têm entre 23 e 41 anos de idade. Gostam de planejar com antecedência, mas não têm medo do risco e estão abertos a novas experiências. Este grupo está mais disposto do que outros a deixar a sustentabilidade influenciar as suas decisões. Também se sentirão muito confortáveis utilizando todas as formas de pagamento alternativo em 2033, seja por meio de moedas criptográficas ou dentro de um ambiente de realidade virtual.

Os quatro perfis de viajantes do futuro foram revelados por meio de uma pesquisa com mais de 10 mil viajantes em 15 mercados, entrevistas com especialistas, análise de 5,8 milhões de dados e segmentação psicográfica.

"Como setor, queremos criar experiências de viagem que inspirem os viajantes ao mesmo tempo que sejam memoráveis. E só podemos fazer isso se compreendermos o que os viajantes querem agora e no futuro. Ao olharmos para o futuro, é claro que o que o 'Buscador de Experiência' precisará será diferente do que o 'Criador de Memória' precisará. À medida que a tecnologia avança por meio da inteligência artificial, da biometria e do metaverso, podemos proporcionar viagens mais personalizadas que satisfaçam as necessidades de diferentes tipos de viajantes, quer seja o desejo de rapidez, conveniência, paz de espírito ou excitação", diz o presidente de Viagens da Amadeus, Decius Valmorbida.

Esta é a terceira edição da iniciativa de investigação Amadeus Traveler Tribes, a primeira lançada em 2007 e a segunda em 2015. A iniciativa faz parte do compromisso da Amadeus de impulsionar a inovação em larga escala e melhorar as jornadas dos viajantes e das empresas de viagens em todo o mundo.

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