Da Redação   |   21/11/2024 14:00

Ale Cordeiro, da ViagensPromo: Brasil precisa da inteligência de dados, IA, redes sociais

Diretor de Inovação, Novos Negócios e Marketing, compartilhou suas dicas de marketing para o setor


Divulgação
Alexandre Cordeiro(@alecordeiroale), Diretor de Inovação, Novos Negócios e Marketing, da ViagensPromo
Alexandre Cordeiro(@alecordeiroale), Diretor de Inovação, Novos Negócios e Marketing, da ViagensPromo

A edição de aniversário de 50 anos da PANROTAS traz uma matéria especial que explora a evolução do marketing no Turismo. Com insights de 12 renomados profissionais do setor, a reportagem aborda como o marketing de empresas líderes tem se transformado e os desafios enfrentados atualmente. Cada entrevistado compartilha sua visão e experiências, proporcionando uma leitura detalhada sobre estratégias e práticas modernas.

O nono profissional é Alexandre Cordeiro(@alecordeiroale), Diretor de Inovação, Novos Negócios e Marketing, da ViagensPromo. No Turismo desde 2003, na época em que o relacional era soberano e os orçamentos de marketing iam para itens como folheteria (as famosas lâminas e catálogos) e eventos.

Cordeiro conta que os eventos e o relacional continuam, obviamente, mas as novas ferramentas digitais vieram primeiramente desafiar e depois ajudar as empresas a segmentar e personalizar. Para ele as empresas evoluíram melhor que o destino Brasil, ainda lutando para se promover melhor, sem ver a fatia do bolo crescer.

Dicas para o Turismo

Saber identificar o que funciona em cada momento é o segredo do sucesso dos times de Marketing no Turismo, de acordo com Cordeiro. “No off-line, no presencial, os eventos como continuidade das campanhas funcionam muito bem, e também quando enveredam para a capacitação e o live marketing”, analisa.

Segundo ele, a ViagensPromo vê o digital como apoiador das empresas e seus parceiros. Complementa o presencial que, garante, a VP não irá abandonar. Na recente Abav Expo, a companhia surpreendeu ao contratar um grande nome midiático para gerar leads para as agências de viagens, em uma campanha específica para Minas Gerais. Cauã Reymond causou um alvoroço no estande da operadora e mostrou que o Go big pode sim fazer parte da estratégia de empresas menores.

“O Kido (Renato, CEO da empresa) sempre nos instiga a fazer diferente. Para apoiar o B2B nessa campanha e vencer a concorrência do B2C, contratamos o Cauã por sua relevância como ator e influenciador, que tem também uma pegada de viagens que casava com nossa proposta”, explica.

Por outro lado, quando o assunto é apoiar as campanhas, a VP aposta em e-mail marketing e ainda em folheteria, mas também nas redes sociais, no cobranded e na inovação de marcas como VPExperience. Ainda para apoiar os parceiros agentes de viagens, há todo um aparato de marketing e a VPAcademy, que foca na qualificação dos profissionais.

O Brasil e os destinos precisam beber nas fontes da inteligência de dados, IA, redes sociais... Não é só isso que trará mais turistas, mas com certeza vai agregar uma nova camada na promoção e no marketing.” A junção da mídia certa com o produto adequado, segundo ele, também faz parte da matemática do marketing atualmente.

Ele cita o exemplo de uma campanha do VPpay no Portal PANROTAS, que gerou o maior número de leads para a VP. São esses casamentos perfeitos que os marqueteiros atuais buscam constantemente. Sabendo que a equação muda a cada instante. Os dados e as ferramentas mostram isso.

Revista PANROTAS Especial 50 anos

Esta matéria é parte integrante da Revista Especial de 50 anos da PANROTAS, onde você encontra essa matéria na íntegra, além de várias histórias do Turismo nestas últimas cinco décadas, e também dicas e ferramentas para turbinar seu negócio.


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