Da Redação   |   14/11/2024 13:02

Mariana Karrer, da Latam: o desafio de ser lembrado é constante

Gerente de Marketing da Latam, compartilhou suas dicas de marketing para o setor

Divulgação
Mariana Karrer, gerente de Marketing da Latam
Mariana Karrer, gerente de Marketing da Latam

A edição de aniversário de 50 anos da PANROTAS traz uma matéria especial que explora a evolução do marketing no Turismo. Com insights de 12 renomados profissionais do setor, a reportagem aborda como o marketing de empresas líderes tem se transformado e os desafios enfrentados atualmente. Cada entrevistado compartilha sua visão e experiências, proporcionando uma leitura detalhada sobre estratégias e práticas modernas.

A quarta profissional é Mariana Karrer, gerente de Marketing da Latam. No cargo a cerca de 4 meses, a executiva assumiu em um momento de muitos êxitos para a companhia, que tem a liderança no doméstico, com 38% de share e crescimento de 6% no transporte de passageiros.

No Marketing, foi um ano em que a Latam apostou na estratégia “Go big”, com ações do BBB ao Rock in Rio. Mas, segundo ela, não se trata só de tamanho, e sim de relevância, de reforçar a conexão da marca Latam com os brasileiros.

Dicas para o Turismo

Em termos de marca, Mariana destaca a importância da proximidade personalizada com os clientes. “Nas redes sociais, não disputamos espaço apenas com as demais companhias aéreas e sim com todos os segmentos. E o desafio de ser lembrado é constante”, afirma a executiva.

Os consumidores querem se relacionar com as marcas de aviação. E é o inspiracional, a experiência, o que mais tem atraído os consumidores a se engajarem com a Latam. É um dos pilares do marketing da aérea, segundo a gerente. No Rock in Rio, cinco mil pessoas tiveram a experiência de fazer o check-in e “viajar” com a Latam.

Mariana conta que a partir dos dados do Latam Passa, a empresa consegue personalizar essa experiência e oferecer eventos e ativações diferenciadas. Ela destaca o uso de e-mail marketing, WhatsApp e do app do Latam Pass para falar de forma personalizada com esses clientes.

Quando o assunto são as redes sociais. Além de contar com o CEO da Latam, Jerome Cadier, como um dos principais chamarizes (via Linkedin), a Latam usa o Instagram e o Tik Tok para desenvolver essa proximidade com o cliente. “Tivemos mudanças no Latam Pass e vimos muito engajamento nas redes sociais, as pessoas querendo ajudar”, revela.

De acordo com a gerente, a Latam produz conteúdos exclusivos para cada rede social e também trabalha com creators adequados para cada campanha e plataforma. “O objetivo do marketing da Latam é tornar a empresa mais próxima dos brasileiros, mostrar que ela conecta o Brasil ao mundo (daí a assinatura Sem Fronteiras) e provocar o viajante a ir além e ultrapassar barreiras”, conta.

Revista PANROTAS Especial 50 anos

Esta matéria é parte integrante da Revista Especial de 50 anos da PANROTAS, onde você encontra essa matéria na íntegra, além de várias histórias do Turismo nestas últimas cinco décadas, e também dicas e ferramentas para turbinar seu negócio.


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