Da Redação   |   21/11/2024 08:20

Fabiana Misse, da Setur RJ: promoção autêntica é caminho para vencer estereótipos

Diretora de Marketing na Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro, compartilhou suas dicas para o setor


Divulgação
Fabiana Misse (@fabianamisse), Diretora de Marketing na Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro
Fabiana Misse (@fabianamisse), Diretora de Marketing na Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro

A edição de aniversário de 50 anos da PANROTAS traz uma matéria especial que explora a evolução do marketing no Turismo. Com insights de 12 renomados profissionais do setor, a reportagem aborda como o marketing de empresas líderes tem se transformado e os desafios enfrentados atualmente. Cada entrevistado compartilha sua visão e experiências, proporcionando uma leitura detalhada sobre estratégias e práticas modernas.

A sexta profissional é Fabiana Misse (@fabianamisse), Diretora de Marketing na Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro. A executiva conhece bem os desafios enfrentados pelos destinos na promoção e no marketing. Entre os principais obstáculos estão o orçamento limitado, a falta de continuidade política para projetos e estratégias, além da burocracia nas licitações, que dificulta a aprovação de inovações e parcerias mais ousadas, como aquelas com outros destinos e marcas.

Dicas para o Turismo

Misse conta que o destino quer mostrar um Rio mais voltado às experiências e à diversidade, dentro dos cenários já conhecidos mundialmente, ou no entorno deles. Ela cita o cubo Rio Imersivo, que leva uma experiência 360 graus aos eventos, como feiras no Exterior.

“Dentro do Cubo projeções com alta tecnologia fazem a pessoa se sentir na Cidade Maravilhosa, nos pontos turísticos, no Carnaval e Réveillon. Essas ações fazem com que a cidade fique ainda mais aspiracional. Tivemos uma enorme repercussão internacional levando essa experiência imersiva para França, Estados Unidos, Argentina, Portugal, entre outros mercados”, conta ela.

De acordo com a diretora de marketing, o Carnaval também é destaque em uma ação que acaba de ser aprovada. A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Turismo, produziu o livro de arte bilíngue (em português e inglês) “Rio Carnaval”, com grandes fotógrafos como o artista plástico Vik Muniz, Fábio Ghivelder, João Farkas, Igor Souto e Leonardo Ramadinha. A belíssima exposição de mesmo nome “Rio Carnaval”, idealizada pela secretária Daniela Maia e com curadoria de Gringo Cardia e Luiz Antônio Simas, vai rodar o mundo promovendo internacionalmente a nossa cidade.

Na hora de promover o Rio, Fabiana conta que o destino usa todas as ferramentas digitais e de live marketing disponíveis. Tudo para passar a imagem de que o Rio é um destino completo: “temos a natureza exuberante, praias espetaculares, a bossa nova, o samba e postos turísticos e culturais únicos, como os icônicos e conhecidos mundialmente Cristo Redentor, que é uma das 7 maravilhas do mundo moderno, e o Parque Bondinho do Pão de Açúcar. Mas também muito além deles”, diz.

Perguntada sobre como vencer os estereótipos, positivos e negativos, que muitos turistas têm da cidade. A executiva compartilhou que fazer uma promoção autêntica e transparente é um ótimo caminho para vencer os estereótipos. Mostrando não somente o tradicional, mas divulgando como o Rio é uma cidade diversa com muitas atrações culturais, gastronômicas, como restaurantes estrelados e botequins, Turismo de experiência com a nossa natureza espetacular.

Revista PANROTAS Especial 50 anos

Esta matéria é parte integrante da Revista Especial de 50 anos da PANROTAS, onde você encontra essa matéria na íntegra, além de várias histórias do Turismo nestas últimas cinco décadas, e também dicas e ferramentas para turbinar seu negócio.


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