O dia 20 de novembro e a posição necessária para um País mais justo
Wellington Melo contextualiza a evolução da luta contra o racismo na sociedade e no Turismo
À frente de um dos hotéis de luxo mais conhecidos do Brasil, o Unique, em São Paulo, Wellington Melo celebra, em artigo escrito para a PANROTAS, o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado ontem (20).
Ocupando hoje uma posição de destaque na hotelaria e no turismo nacional, o atual diretor geral do Unique chama a atenção para o avanço das políticas empresariais de inclusão, que já resultam no crescimento de oportunidade para pretos e pardos. Mesmo assim o profissional faz uma ressalva: "É primordial trazer a reflexão do que nós podemos fazer diante do nosso poder de fala e papel na sociedade para ajudar na mudança deste cenário e buscar um mundo mais igualitário".
O artigo completo pode ser conferido a seguir:
A Posição necessária para um País mais justo
"O Dia Nacional da Consciência Negra é a data que celebra a luta da população preta de nosso país.A data 20 de novembro foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder considerado símbolo de luta e resistência contra a escravidão.
Existe uma polêmica por trás desta data porque muitas pessoas dizem que não se deve celebrar o Dia da Consciência Negra e sim o da consciência humana. Porém, precisamos nos atentar à importância da batalha contra o racismo e a busca pela igualdade social, onde historicamente, os espaços de poder são reservados para um grupo específico de pessoas.
Em um país onde 56% da população é negra (pretos e pardos), por que não enxergamos essa quantidade de pessoas ou um número bem próximo disso ocupando lugares de destaques na sociedade?
No decorrer da história e ainda nos dias de hoje, a sociedade se sustenta por meio de uma relação desigual entre indivíduos por muitos fatores, como: gênero, cor da pele, condição socioeconômica e sexualidade.
Por este motivo, vale reforçar a importância desta data e relembrar que, além da luta dos negros escravizados no passado, existe um grande trabalho a ser feito com novas lutas para tornar a nossa sociedade cada vez mais justa.
Hoje em dia, não basta apenas não ser racista, precisamos ser antirracistas. Se existe o preconceito e discriminação de um lado, é porque do outro existem pessoas em posição de privilégio. É primordial trazer a reflexão do que nós podemos fazer diante do nosso poder de fala e papel na sociedade para ajudar na mudança deste cenário e buscar um mundo mais igualitário.
Quando falamos de negócio, precisamos nos atentar que a população negra representa uma fatia enorme no consumo em nosso país, porém a grande maioria não se sente representada nas propagandas de produtos e serviços e, muito menos, se sente ouvida pelas marcas.
Vale ressaltar que percebemos nos últimos anos uma leve mudança neste cenário por conta de políticas públicas de inclusão e pela demanda social, mas faz-se cada vez mais necessário que as empresas olhem para este ponto com mais empatia e entendam a real importância para o negócio.
Um dos temas mais comentados hoje dentro das instituições são práticas ESG (Environmental, Social and Governance), sendo que um dos assuntos principais dentro deste modelo é diversidade e inclusão. Empresas que não buscarem e se atentarem para este ponto, com certeza perderão vantagem competitiva a curto, médio e longo prazo.
Principalmente, porque as novas gerações vêm com uma estruturação totalmente diferente em relação aos olhares para estes fatores e muitos não irão se relacionar com marcas que não tiverem uma atenção voltada para estas questões.
Quando falamos de consumidores, precisamos entender como nossa empresa está preparada para atender este público cada vez mais diverso, e a melhor maneira é buscar a diversidade também dentro do time.
Antigamente este tema de diversidade era pautado somente como uma causa social, porém atualmente pesquisas demostram que equipes mais diversas trazem melhores resultados financeiros, uma vez que existirá uma visão e abordagem de pensamento muito mais plural em busca de resultados cada vez mais assertivos dentro de um processo tomada de decisão.
O Dia da Consciência Negra é o momento no qual podemos tomar consciência do racismo que nos cerca e nos posicionar por mudanças e um país mais justo".
Em virtude do mês da Consciência Negra e do dia nacional, celebrado ontem (20), a PANROTAS publicou uma sequência de artigos refletindo sobre o papel dos profissionais negros no contexto atual do setor. Publicaram também artigos a respeito do tema: