Audiência pública debaterá prejuízos provocados pela crise da ViagensPromo
Em fevereiro, a operadora divulgou um comunicado oficial anunciando sua reestruturação financeira

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizará uma audiência pública, às 16h desta terça-feira (29), para debater supostos prejuízos provocados pela ViagensPromo a agências de viagens, clientes e fornecedores.
De acordo com o deputado estadual Professor Cleiton, o debate estará em torno de um documento que aponta a falta de pagamento por parte da operadora de Renato Kido a várias agências de Minas Gerais, o que estaria ocasionando cancelamentos de pacotes de viagens e transtornos financeiros ao setor.
Os primeiros indícios de que algo estaria errado com a ViagensPromo surgiram em novembro do ano passado quando teriam começado os atrasos de pagamentos e cancelamentos de serviços. “Precisamos de respostas e de uma solução rápida. Nossa economia depende de um turismo forte”, reforça o parlamentar.
Em fevereiro, a operadora divulgou um comunicado oficial à imprensa anunciando sua reestruturação financeira, com "revisão de processos e busca de eficiência operacional". Segundo a operadora, este processo passa pela renegociação de prazos com prestadores de serviços e encerramento de acordos comerciais.
No mesmo mês, a empresa fundada por Renato Kido alegava suposta “instabilidade no fluxo operacional e financeiro” e de que “não dispunha de recursos para honrar as reservas com embarques futuros que ainda não foram quitados”. A companhia, no entanto, afirma estar em negociação com parceiros comerciais para tentar minimizar os impactos sobre agências de viagens e consumidores.