Fitur anuncia palestrantes em painéis sobre sustentabilidade alimentar no Turismo
Entre os profissionais está Rosa Nordfeldt, diretora de Sustentabilidade da Air Europa
O FiturNext, observatório da Fitur dedicado à promoção de práticas sustentáveis no Turismo, realizará, entre 22 e 25 de janeiro, durante a Fitur 2025, quatro conferências dedicadas à promoção da sustentabilidade alimentar no Turismo.
Em parceria com a Aqualia, marca de gestão do ciclo integral da água para todos os usos (urbano, industrial e agrícola), o programa FiturNext será complementado com a entrega de prêmios às iniciativas vencedoras do Desafio 2025, além de debates e mesas redondas com especialistas que irão destacar as oportunidades e serviços da indústria do Turismo para contribuir com a redução do desperdício alimentar.
Sustentabilidade para o planeta, as pessoas e a indústria
O evento contará com a presença de profissionais do setor turístico que visam promover uma indústria consciente e responsável por meio da gestão alimentar. Entre os palestrantes convidados, destacam-se:
- Rosa Nordfeldt, diretora de Sustentabilidade da Air Europa;
- Marie Lindström, diretora nacional da Too Good To Go;
- Mayte Alonso Garcia de Vinuesa, diretora geral de Turismo do Ministério Regional da Cultura, Turismo, Juventude e Esportes de Extremadura;
- João Barroso, diretor de Sustentabilidade e I&D da Vinos de Alentejo.
Com uma longa história na indústria da aviação, Nordfeldt é responsável pelo desenvolvimento e implementação do plano estratégico da empresa sobre sustentabilidade e meio ambiente. Já Lindström é gerente geral da Too Good To Go na Espanha, uma das iniciativas vencedoras do Desafio FiturNext 2025 e plataforma de combate ao desperdício alimentar. Alonso, por sua vez, é especialista na promoção do patrimônio cultural, natural e gastronômico de Extremadura, enquanto Barroso é especialista na viticultura sustentável.
Cerimônia na de entrega de prêmios às iniciativas vencedoras
Como todos os anos, a FiturNext terá uma cerimônia de entrega de prêmios aos projetos vencedores do Desafio 2025, dedicado à gestão sustentável da alimentação no Turismo. As Rutas Gastronómicas Sostenibles de Extremadura, promovidas pela Direção de Cultura, Turismo, Juventude e Esportes do Governo Regional da Extremadura, a Hurtigruten Cruises e a Too Good To Go foram as iniciativas vencedoras desta edição.
A agenda incluirá também diálogos com organizações dos setores privado e público, mesas redondas sobre tecnologia e patrimônio cultural e natural como motor da sustentabilidade alimentar e um workshop universitário sobre participação e cocriação no Turismo