Fitur 2025, em Madri, vai destacar sustentabilidade e inclusão no Turismo global
Próxima edição da feira alinha-se com o desafio global do Turismo e coloca a sustentabilidade como chave
Marcada para acontecer entre os dias 22 e 26 de janeiro, em Madri, a Fitur (Feira Internacional de Turismo), em sua 45ª edição, terá foco na sustentabilidade como eixo central das discussões e ações, com objetivo de impulsionar práticas que promovam crescimento econômico sustentável no setor turístico.
Dois projetos ganham destaque na programação de 2025. O Observatório FITURNEXT, ativo há seis anos, promove iniciativas globais voltadas para desafios específicos do setor. O foco deste ano é a gestão sustentável de alimentos. Entre quase 300 propostas analisadas, foram premiados os projetos Rutas Gastronómicas Sostenibles de Extremadura (Espanha), Hurtigruten Cruises (Noruega) e Too Good To Go (Dinamarca).
Outro destaque é o Fitur 4all, voltado para promover Turismo inclusivo. O projeto, em sua segunda edição, busca facilitar o acesso de pessoas com necessidades de acessibilidade a destinos e serviços turísticos. Em 2025, será lançado o primeiro Guia de Boas Práticas sobre Acessibilidade, incentivando iniciativas globais que promovam inclusão no setor.
Sob o lema "Orgulhosos. Somos turismo", a Fitur convida profissionais e visitantes a se engajarem em práticas responsáveis que conectem desenvolvimento econômico e social, preservação cultural e impacto positivo para as comunidades locais. Além de estimular o investimento em infraestrutura e serviços, o setor é destacado como uma plataforma para a compreensão intercultural e a cooperação global.
Em sua edição 2025, a feira pretende reafirmar seu compromisso em ser um espaço de intercâmbio de ideias e negócios que contribua para a transformação do Turismo em uma atividade mais sustentável e inclusiva.