Pedro Menezes   |   10/10/2024 13:19
Atualizada em 10/10/2024 13:21

O que será das feiras de Turismo? Novo diretor da RX revela tendências

Jonathan desembarcou pela primeira vez no Brasil nesta semana e concedeu entrevista exclusiva à PANROTAS


PANROTAS / Pedro Menezes
Jonathan Heastie, diretor de Portfólio de Viagens da RX
Jonathan Heastie, diretor de Portfólio de Viagens da RX

A Reed Exhibitions tem um novo diretor de Portfólio do Setor de Viagens desde maio. Trata-se de Jonathan Heastie, que desde então está liderando o desenvolvimento estratégico e o crescimento do portfólio de marcas de viagens da RX UK, como World Travel Market (WTM) e Arabian Travel Market (ATM).

Jonathan desembarcou pela primeira vez no Brasil nesta semana. Ele participará da coletiva de imprensa sobre as novidades da WTM Latin America 2025, nesta sexta-feira (11), em São Paulo. Uma das maiores feiras de Turismo da América Latina, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de abril, está cheia de novidades para anunciar.

O executivo administra eventos há 30 anos. Está na RX desde 2008, onde já passou por setores como aeroespacial e Energia e Marinha. Ao longo de sua carreira, Jonathan orquestrou mais de 100 eventos em seis países, abrangendo diversas escalas e formatos e, desde o começo do ano, mergulhou de cabeça nos eventos de Turismo.

"Do nosso ponto de vista, é uma combinação muito interessante e importante porque Jonathan tem grande experiência em eventos de todos os tipos, logo ele está nos trazendo novas ideias e uma nova maneira de ver a WTM-LA como um todo"

Bianca Pizzolito, head da WTM-LA, ao comentar sobre a chegada de Jonathan Heastie

Embora tenha muito o que aprender, também tem muito a oferecer. Não é para menos. Embora ainda não conheça o Turismo na palma da mão, são mais de 30 anos de know-how e expertise na administração de eventos.

Em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS, na sede da RX no Brasil, em São Paulo, nesta quinta-feira (10), Jonathan destacou suas apostas para as feiras de Turismo, as tendências que moldarão o futuro do setor, bem como a alegria de assumir uma posição em que o faça entender e vivenciar o Turismo de uma outra maneira.

PANROTAS / Pedro Menezes
Bianca Pizzolito, head da WTM-LA, e Jonathan Heastie, diretor de Portfólio de Viagens da RX
Bianca Pizzolito, head da WTM-LA, e Jonathan Heastie, diretor de Portfólio de Viagens da RX

PORTAL PANROTAS - Como o seu know-how pode ajudar as feiras de Turismo como a WTM-LA no Brasil?

JONATHAN HEASTIE - Digo que estou na melhor combinação: uma grande experiência em eventos e a animação para entender e alcançar sucessos no setor de viagens. Estou realmente muito animado para os próximos passos. A WTM Londres, por exemplo, está quase chegando, num momento de aprendizado para mim. È algo que considero emocionante, porque quando você chega na minha idade, você quase não aprende nada novo.

É claro que a gente entende muito sobre a indústria de eventos. Embora não seja do Turismo, você acaba sendo um especialista em eventos. E agora, neste novo setor, estou muito animado porque aprendo coisas novas. Foi um bom momento para mudar, então espero assimilar o máximo possível e ainda utilizar minha experiência de reunir pessoas de todo o mundo de diversas maneiras, em diversos tipos de evento.

"Outro ponto é a criatividade no setor de Turismo! Já trabalhei em grandes eventos de engenharia, por exemplo, que não existia essa criatividade, era muito mais o preto no branco, muito mais encaixotado. Agora, posso ajudar com ideias criativas, algumas até malucas, para trazer mais emoção para as feiras de Turismo, embora elas já sejam muito boas no que se propõem a fazer"

PORTAL PANROTAS - Quais são as tendências e as suas apostas para o Turismo em 2025?

JH - Há realmente muitas coisas surgindo, mas destaco aqui as viagens focadas em experiências e toda uma gestão personalizada do itinerário que é feito pelo agente de viagens. Não é mais uma transação rápida e simples, como um hotel para três noites, bilhetes de avião e tudo mais. É sobre um programa inteiro de viagens que se entrelaça. As viagens de experiência já estão moldando as tendências para o futuro próximo.

PANROTAS / Pedro Menezes
Jonathan Heastie, diretor de Portfólio do Setor de Viagens
Jonathan Heastie, diretor de Portfólio do Setor de Viagens

E destaco aqui fatores como música, cultura, esporte, passeios, viagens pela natureza, viagens gastronômicas, além de tantas outras tendências que estão aparecendo. São áreas realmente interessantes e fazem com que a gente, que organiza feiras, também tenha que segmentar e falar com diferentes comunidades em um só local.

"Provavelmente, uma das tendências mais importantes do momento e que ainda não sabemos bem para onde vai, é definitivamente a maneira de como os turistas viajam, para onde viajam, por quanto tempo viajam, com que frequência viajam. As pessoas parecem estar ficando mais tempo em um destino ou visitando menos destinos, em uma espécie de viagem mais lenta, para se conectar com a comunidade e com as experiências autênticas que acabam dominando todo um itinerário"


PORTAL PANROTAS - Quais tendências moldarão as feiras de Turismo em 2025?

JH - No nosso caso, é preciso entender quais tendências estão crescendo mais rápido. Nossas feiras têm um público diverso, que precisa de um tipo específico de experiência para cada perfil de profissional. Temos que identificar as necessidades e proporcionar tudo que eles precisam. E isso muda de região para região, já que diferentes marcas do mercado de viagens global mudam ligeiramente a forma que operam.

"E acredito que isso está acontecendo. Fazemos sempre pesquisas locais após as feiras e trabalhamos com grandes parceiros para entender melhor o perfil dos nossos visitantes e onde podemos trabalhar. Analisamos as tendências e nos mantemos conectados à indústria"

A análise de tendências nos mostra para onde vamos, porque de fato somos uma plataforma que reflete a realidade do mercado. Nosso objetivo é garantir que sigamos rapidamente as tendências mais atuais do setor e apresentemos em nossas edições (WTM Londres, WTM Latin America e Arabian Travel Market).

E isso passa por uma análise global sobre como as pessoas viajam, o que evitam e se mudaram a maneira de viajar em meio aos desafios globais. É o caso das mudanças climáticas que já estão alterando o planejamento de viagens, como os incêndios na Europa e o furacão na Flórida, como exemplos mais recentes. Essas e muito mais tendências já estarão no relatório do World Travel Market que será divulgado no mês que vem.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados