SP deve receber 1,8 milhão de pessoas para congressos e feiras até novembro
VSPCB (Visite São Paulo Convention Bureau) está apoiando 150 encontros de diversos setores da economia
O VSPCB (Visite São Paulo Convention Bureau) está apoiando 150 eventos de diversos setores da economia até novembro deste ano. Entre os segmentos contemplados, o setor médico se destaca com 46 eventos, seguido por ciência e tecnologia, com 25, e turismo, com 23.
Até o final de novembro, estima-se que São Paulo receba 1,8 milhão de visitantes para congressos, seminários e feiras apoiados pela entidade, número que pode aumentar até o final de 2024.
Os eventos estão sendo realizados em diferentes espaços, incluindo centros de convenções, hotéis, museus e parques, ampliando as opções de locais na cidade. Os centros de convenções continuam sendo os principais pontos de realização, com mais de 1,2 milhão de participantes, e entre os destaques estão o Expo Center Norte e o São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.
Até o momento, setembro foi o mês com maior número de eventos, totalizando 30, enquanto outubro deve registrar o maior fluxo de visitantes, com 300 mil pessoas. Entre os eventos de grande porte, destacam-se o CIOSP (Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo), que reuniu 105 mil pessoas, e o Arnold Sports Festival South America, com público de 100 mil participantes em abril.
Além dos centros de convenções, hotéis como o Novotel São Paulo Center Norte e o Hilton São Paulo Morumbi também sediam eventos relevantes, como o Sports Summit 2024 e o Fórum Nacional da Hotelaria, que atraem público e atenção no setor.
Outro evento de destaque foi o ICO (International Congress on Obesity), realizado em junho no Centro de Convenções Frei Caneca, com a presença de 1,5 mil participantes. O congresso internacional contou com o apoio do VSPCB em parceria com a Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica) e discutiu a crescente epidemia global de obesidade.
A BGS (Brasil Game Show) também está entre os eventos apoiados pelo VSPCB e espera receber mais de 300 mil pessoas no Expo Center Norte entre 9 e 13 de outubro, com cerca de 400 estandes e diversas atrações.
"O impacto que esses eventos trazem vai além do número de visitantes. Eles movimentam toda a cadeia produtiva da cidade, gerando empregos, renda e visibilidade para São Paulo como um dos maiores destinos para o turismo de negócios no mundo"
Toni Sando, presidente executivo do VSPCB
Ele também ressalta a relevância do turismo de eventos para a economia local. "Cada evento traz consigo uma oportunidade de mostrar São Paulo como um destino atrativo e preparado para acolher congressistas e turistas, que, ao frequentarem esses eventos, acabam explorando a cidade e suas inúmeras possibilidades", finaliza.