Beatriz Contelli   |   14/10/2024 11:14
Atualizada em 14/10/2024 11:16

Abav e Embratur destacam importância dos eventos itinerantes para o Turismo

Entidade crê que esse tipo de realização fomenta a cultura e a economia em destinos diversificados


PANROTAS / Emerson Souza
Abav Expo 2024 aconteceu em Brasília e, no ano que vem, voltará ao Rio de Janeiro
Abav Expo 2024 aconteceu em Brasília e, no ano que vem, voltará ao Rio de Janeiro

Com o objetivo de descentralizar grandes encontros e fortalecer economias locais, a Abav Nacional tem buscado promover e apoiar iniciativas que buscam levar oportunidades de negócios, capacitação e networking para diferentes Estados do País. Esse formato de eventos possibilita que novas cidades sejam inseridas no mapa de grandes discussões e decisões do setor, aumentando o potencial turístico e econômico de cada localidade.

De acordo com dados do Ministério do Turismo, o Turismo é responsável por cerca de 8% do PIB brasileiro, e gera milhões de empregos diretos e indiretos. Eventos itinerantes contribuem diretamente para esse crescimento ao movimentar não apenas o setor, mas também setores de comércio, hotelaria, transporte e serviços em geral.

"Quando levamos grandes eventos para diferentes Estados, promovemos o Turismo local e incentivamos o desenvolvimento regional. Cidades que recebem esse tipo de evento conseguem mostrar suas potencialidades e atrair novos visitantes, o que impacta diretamente no crescimento do setor"

Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional

Além disso, eventos itinerantes permitem que diferentes atores do Turismo tenham acesso a capacitações e parcerias estratégicas, o que contribui para a diversificação e qualificação do setor.

“Cada cidade tem sua própria realidade e seus desafios. Ao realizar eventos itinerantes, conseguimos nos aproximar dos profissionais locais, entender melhor suas necessidades e oferecer soluções específicas que fazem a diferença no desenvolvimento sustentável do turismo", destacou Ana Carolina.

PANROTAS / Emerson Souza
Ana Carolina Medeiros
Ana Carolina Medeiros

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressaltou a importância da colaboração entre as entidades:

“Essa parceria entre Embratur e Abav no programa Abav Buyers Club tem ganhado eficiência e resultado a cada ano, gerando novos negócios que significam mais turistas no Brasil, mais emprego e renda em todo o País"

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Ao todo, o Abav Buyers Club trouxe ao Brasil 30 compradores internacionais de países como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México. Além disso, em parceria com o Sebrae, outros 30 compradores de mercados estratégicos como EUA, França, Suíça, Alemanha e Reino Unido participaram de importantes negociações.

Essas rodadas de negócios, promovidas pela Embratur, envolveram os DMCs (Destination Management Companies) de todas as regiões do País, resultando em geração de negócios e maior visibilidade para a diversificação dos produtos turísticos brasileiros no cenário internacional.

PANROTAS / Emerson Souza
Marcelo Freixo
Marcelo Freixo

“Com o uso de dados e inteligência de mercado, convidamos operadores estrangeiros que já possuem em suas carteiras de clientes o perfil de turistas que nos interessa. Eles vieram e puderam viver as experiências mais alinhadas com o seu perfil de cliente, e logo em seguida, sentaram-se para fechar novos negócios com os responsáveis, no Brasil, por garantir a melhor experiência para quem nos visita. É um modelo que funciona e será repetido nos próximos anos", finaliza Freixo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados