Abav e Embratur destacam importância dos eventos itinerantes para o Turismo
Entidade crê que esse tipo de realização fomenta a cultura e a economia em destinos diversificados
Com o objetivo de descentralizar grandes encontros e fortalecer economias locais, a Abav Nacional tem buscado promover e apoiar iniciativas que buscam levar oportunidades de negócios, capacitação e networking para diferentes Estados do País. Esse formato de eventos possibilita que novas cidades sejam inseridas no mapa de grandes discussões e decisões do setor, aumentando o potencial turístico e econômico de cada localidade.
De acordo com dados do Ministério do Turismo, o Turismo é responsável por cerca de 8% do PIB brasileiro, e gera milhões de empregos diretos e indiretos. Eventos itinerantes contribuem diretamente para esse crescimento ao movimentar não apenas o setor, mas também setores de comércio, hotelaria, transporte e serviços em geral.
"Quando levamos grandes eventos para diferentes Estados, promovemos o Turismo local e incentivamos o desenvolvimento regional. Cidades que recebem esse tipo de evento conseguem mostrar suas potencialidades e atrair novos visitantes, o que impacta diretamente no crescimento do setor"
Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional
Além disso, eventos itinerantes permitem que diferentes atores do Turismo tenham acesso a capacitações e parcerias estratégicas, o que contribui para a diversificação e qualificação do setor.
“Cada cidade tem sua própria realidade e seus desafios. Ao realizar eventos itinerantes, conseguimos nos aproximar dos profissionais locais, entender melhor suas necessidades e oferecer soluções específicas que fazem a diferença no desenvolvimento sustentável do turismo", destacou Ana Carolina.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressaltou a importância da colaboração entre as entidades:
“Essa parceria entre Embratur e Abav no programa Abav Buyers Club tem ganhado eficiência e resultado a cada ano, gerando novos negócios que significam mais turistas no Brasil, mais emprego e renda em todo o País"
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Ao todo, o Abav Buyers Club trouxe ao Brasil 30 compradores internacionais de países como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México. Além disso, em parceria com o Sebrae, outros 30 compradores de mercados estratégicos como EUA, França, Suíça, Alemanha e Reino Unido participaram de importantes negociações.
Essas rodadas de negócios, promovidas pela Embratur, envolveram os DMCs (Destination Management Companies) de todas as regiões do País, resultando em geração de negócios e maior visibilidade para a diversificação dos produtos turísticos brasileiros no cenário internacional.
“Com o uso de dados e inteligência de mercado, convidamos operadores estrangeiros que já possuem em suas carteiras de clientes o perfil de turistas que nos interessa. Eles vieram e puderam viver as experiências mais alinhadas com o seu perfil de cliente, e logo em seguida, sentaram-se para fechar novos negócios com os responsáveis, no Brasil, por garantir a melhor experiência para quem nos visita. É um modelo que funciona e será repetido nos próximos anos", finaliza Freixo.