Brasil ganha ferramenta que promete transformar gestão de destinos turísticos
É o Sistema Preditivo de Modais, desenvolvido em parceria com entidades como Itaipu e Embratur
A govtech* brasileira Smart Tour, especializada em inteligência de dados para o turismo, lançou uma ferramenta que promete transformar a gestão de destinos turísticos no Brasil.
É o Sistema Preditivo de Modais, desenvolvido em parceria com entidades como o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Embratur Lab, UFSC e UFPR, que utiliza dados para prever o fluxo de turistas e ajudar gestores públicos a se prepararem para períodos de alta demanda.
A solução já foi testada em Foz do Iguaçu (PR), em parceria com o Itaipu Parquetec, ao ajudar a cidade a se preparar para picos de visitação. Além de melhorar a mobilidade urbana, o sistema permite reduzir custos operacionais ao otimizar o uso de recursos públicos.
O sistema está disponível para outras cidades que desejam adotar práticas inovadoras de gestão turística e se posicionar como Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs), com uma visão mais estratégica e eficiente da gestão pública.
“O sistema consegue prever o impacto de eventos e condições climáticas no fluxo de turistas, permitindo que as cidades se preparem melhor, evitando sobrecargas”
Jucelha Carvalho, CEO da Smart Tour
Uma das inovações é a integração com a API da plataforma BuscaOnibus, que permite ao sistema incluir informações sobre o transporte rodoviário nas previsões. Com isso, as estimativas de chegada de visitantes se tornam mais precisas, facilitando o planejamento de cidades turísticas.
*Empresas focadas em tecnologia, processos de trabalho e soluções ágeis, com o propósito de gerar inovação para a gestão pública e auxiliar na economia de recursos públicos.