Laura Enchioglo   |   11/10/2024 18:33

Embratur participa de encontro de Turismo de aventura no Panamá

Adventure Travel World Summit reuniu cerca de 800 players e formadores de opinião do mercado


Embratur/Divulgação
Evento reúne atores do segmento de aventura em país da América Central
Evento reúne atores do segmento de aventura em país da América Central

Para promover os destinos de natureza e aventura do Brasil, a Embratur marcou presença no Adventure Travel World Summit 2024 (ATWS), encontro mundial de Turismo de aventura realizado entre os dias 7 e 10 de outubro, no Panamá. O evento reuniu cerca de 800 players e formadores de opinião do mercado, proporcionando aos destinos brasileiros oportunidades de negócios junto a parceiros estratégicos.

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, essa é uma oportunidade de reforçar o Brasil como referência em Turismo de aventura.

“Somos reconhecidos internacionalmente como o país mais desejado para praticar o Turismo de aventura, além de sermos referência em relação à segurança nesta prática. Em todas as ações da Embratur, reforçamos que o Turismo de aventura no Brasil dialoga com outros segmentos, que transformam o Turismo enquanto atividade econômica sustentável”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

De acordo com o coordenador de Segmentos Turísticos da Embratur, Leonardo Persi, a participação do Brasil na edição deste ano é estratégica para divulgar as experiências e também realizar negócios para os destinos brasileiros. “Tivemos a oportunidade de diversificar, levando novas experiências que estão sendo oferecidas aos turistas de natureza que viajam para o Brasil e, com isso, atrairmos mais viajantes internacionais interessados neste segmento. Além disso, pudemos conhecer as boas práticas de outros países, realizamos visitas técnicas e participamos de rodadas de negócios”, relembra Persi.

Representando os destinos do Mato Grosso do Sul no evento, o diretor-presidente da Fundação de Turismo do estado, Bruno Wendling, destacou que a participação da Embratur no principal evento de aventura do planeta reforça cada vez mais o posicionamento do Brasil que, hoje, pode ser líder no segmento de turismo de natureza. “É muito bom estar junto aqui, com o nosso estado do Mato Grosso do Sul, fortalecendo cada vez mais a nossa identidade. O Brasil voltou com força total”, acrescenta.

O Brasil foi considerado o melhor destino de turismo de aventura do mundo pelo portal US News & World Report. A lista de 2024, produzida pelo site em parceria com a Wharton School da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, é baseada em uma pesquisa com quase 17 mil pessoas pelo mundo. Ao todo, 89 países foram listados pelos entrevistados e avaliados em 10 subcategorias, e o Brasil aparece à frente de países como Itália, Grécia, Espanha e Tailândia, nessa ordem.

Cooperação e certificações

Em 2023, a Embratur assinou dois Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) na área: um com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), com a intenção de promover e fortalecer o turismo de aventura e o ecoturismo brasileiro no mercado internacional, e o outro com o Coletivo Muda!, que prevê a promoção de produtos e experiências brasileiras de Turismo responsável no mercado internacional.

Atualmente, o Brasil possui 44 normas técnicas (ABNT) vigentes e disponíveis no Turismo de aventura, sendo 19 delas internacionais. O país tem ainda 21 empresas com certificação internacional ISO no Turismo de Aventura. Além disso, cinco normas internacionais ISO de Turismo de Aventura são baseadas nas previstas pela ABNT.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados