Filip Calixto   |   21/06/2024 16:38
Atualizada em 21/06/2024 16:42

Cadastur cresce 11% e ultrapassa 165 mil inscritos no MTur

Apenas os cadastros em análise para renovação somam 13.387 registros, informa o ministério


PANROTAS/Marluce Balbino
Ministro Celso Sabino comenta que cadastro garante mais segurança e excelência no atendimento aos turistas
Ministro Celso Sabino comenta que cadastro garante mais segurança e excelência no atendimento aos turistas

O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, bateu um novo recorde e alcançou os 165.966 empreendimentos turísticos registrados na plataforma. O número representa aumento de quase 11% em relação ao ano passado, quando contabilizou 150 mil registros.

"Este aumento reflete o esforço do MTur e o comprometimento do setor em oferecer serviços de qualidade e regularidade, garantindo mais segurança e excelência no atendimento aos nossos turistas. O Cadastur não só facilita a consulta e a escolha de serviços confiáveis, mas também abre portas para novas oportunidades de qualificação e financiamento para os empresários, fortalecendo o turismo brasileiro e impulsionando o desenvolvimento econômico em todas as regiões do País"

Celso Sabino, ministro do Turismo

Os números, segundo projeta o ministério, tendem a aumentar. Apenas os cadastros em análise para renovação somam 13.387 registros. Além disso, a plataforma possui 23 mil empreendimentos com pendências, ou seja, com algum erro sanável ou faltando alguma informação no sistema, e que podem ser atualizados a qualquer momento.

Por meio do Cadastur, o turista pode consultar informações sobre guias de turismo, acampamentos turísticos, meios de hospedagem, agências de turismo, organizadoras de eventos, parques temáticos, transportadoras turísticas e muito mais. É importante ressaltar que o MTur não recomenda que os viajantes contratem serviços de empresas que não possuem registro na plataforma.

Para quem já atua no Turismo mas ainda não realizou o cadastro, vale destacar que ele pode ser feito gratuitamente. A inscrição é obrigatória para sete categorias:

  • acampamentos turísticos,
  • agências de turismo,
  • estabelecimentos de hospedagem,
  • empresas organizadoras de eventos,
  • parques temáticos,
  • empresas de transporte turístico e
  • guias de turismo

De forma optativa, podem se cadastrar: casas de espetáculo, centros de convenções, empreendimentos de entretenimento, lazer e parques aquáticos, bem como de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva e, ainda, locadoras de veículos para turistas, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, prestadoras especializadas em segmentos turísticos e restaurantes, cafeterias, bares e similares.

Segmentos

Algumas atividades turísticas demonstraram maior crescimento nesse período, como as Agências de Turismo, registrando 43.876 cadastros, acompanhadas de Guias de Turismo, com 34.461, e Restaurantes, Cafeterias, Bares e Similares, com 27.883. Em relação aos serviços registrados pelo país, São Paulo lidera o ranking dos estados (37.259), seguido pelo Rio de Janeiro (24.164) e Minas Gerais (11.894).

Benefícios

Totalmente gratuita, a ferramenta garante diversas vantagens para os empresários e consumidores. Entre elas, oportunidades de qualificação exclusivas pelos cursos do MTur; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal e visibilidade nos sites do MTur e do Cadastur. Além disso, os serviços cadastrados garantem financiamentos disponibilizados pelo Fungetur, com recursos do Ministério do Turismo.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados