Autoridades de Sebrae, MTur e Embratur ouvem trade de Santa Catarina
Evento acontece em Florianópolis um dia após passar por Blumenau (SC)
FLORIANÓPOLIS - Um evento em formato diferente, em que as autoridades chegam, ouvem e depois falam. Essa é a proposta da programação do Conexão: Pequenos Negócios e Estratégias de Promoção do Turismo, promovido por Sebrae, Ministério do Turismo e Embratur. O evento chegou hoje (21) a Florianópolis, capital catarinense, após passar por Blumenau (SC) nessa quinta-feira (20).
“Estamos muito felizes com essa agenda em Santa Catarina. O governo federal não está aqui para falar e ir embora, estamos aqui para ouvir e buscar parceria”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Além de Freixo, o encontro também contou com a presença de Décio Lima, presidente do Sebrae, e Milton Zuanazzi, secretário do Ministério do Turismo, entre outras autoridades regionais.
Conforme nos moldes do evento em Blumenau, as IGRs (Instâncias de Governança Regionais de Turismo - que reúnem municípios para promoção turísticas de uma região) apresentaram suas potencialidades; foram elas:
- IGR Grande Florianópolis
- IGR Serra Catarinense
- IGR Encantos do Sul
- IGR Caminho dos Cânions
- IGR Grande Oeste
A ideia é apresentar Santa Catarina como um todo, e, principalmente, mostrar as potencialidades do Estado além do sol e mar que, com certeza, é um produto, mas não pode ser o único, conforme explicou Freixo. E isso, as IGRs provaram que é verdade: de cânions a águas termais, de Turismo de aventura ao Turismo religioso: Tudo isso é Santa Catarina.
"A região do Grande Oeste, por exemplo, é porta de entrada para argentinos, mas que possuem um destino final já delimitado: o litoral. Agora, o desafio é destrinchar o Estado, mostrar os diferenciais de outras cidades e captar o turista. “Mostar que Santa Catarina é um destino de leste a oeste, de norte a sul. Aqui estamos mostrando que podemos fazer acontecer”, disse Elisiane Menegolla, da IGR Grande Oeste.
Isso mostra as possibilidades de desenvolver o destino o ano inteiro, como explicou Milton Zuanazzi. “Precisamos desenvolver novos produtos sempre. Vamos, por exemplo, regulamentar o balonismo nos cânions para Turismo. Precisamos tornar, também em produtos internacionais”, disse o secretário do MTur.
Neste sentido, Freixo acredita que Santa Catarina já está pronta para o turista internacional. O que precisa agora é transformar destino em produto e esse é um trabalho de duas mãos: governo e empresas.
Investimentos no Turismo de Santa Catarina
Algumas ações concretas de promoção de Santa Catarina foram discutidas no evento. O Sebrae destacou obras de infraestrutura em Florianópolis que serão entregues ainda este mês.
"A Embratur fará uma press trip com jornalistas argentinos e chilenos - maiores mercados emissores internacionais para Santa Catarina - para conhecerem o Estado. A Agência também celebrou a chegada da Tap em Florianópolis com o voo direto para Portugal. “Foi uma luta de um ano, e agora vamos discutir as quantidades. São estudos e são técnicas, e estamos a disposição de todos”, disse Freixo.