Laura Enchioglo   |   21/06/2024 15:14

Autoridades de Sebrae, MTur e Embratur ouvem trade de Santa Catarina

Evento acontece em Florianópolis um dia após passar por Blumenau (SC)

PANROTAS / Laura Enchioglo
Décio Lima, presidente do Sebrae
Décio Lima, presidente do Sebrae

FLORIANÓPOLIS - Um evento em formato diferente, em que as autoridades chegam, ouvem e depois falam. Essa é a proposta da programação do Conexão: Pequenos Negócios e Estratégias de Promoção do Turismo, promovido por Sebrae, Ministério do Turismo e Embratur. O evento chegou hoje (21) a Florianópolis, capital catarinense, após passar por Blumenau (SC) nessa quinta-feira (20).

“Estamos muito felizes com essa agenda em Santa Catarina. O governo federal não está aqui para falar e ir embora, estamos aqui para ouvir e buscar parceria”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Além de Freixo, o encontro também contou com a presença de Décio Lima, presidente do Sebrae, e Milton Zuanazzi, secretário do Ministério do Turismo, entre outras autoridades regionais.

Conforme nos moldes do evento em Blumenau, as IGRs (Instâncias de Governança Regionais de Turismo - que reúnem municípios para promoção turísticas de uma região) apresentaram suas potencialidades; foram elas:

  • IGR Grande Florianópolis
  • IGR Serra Catarinense
  • IGR Encantos do Sul
  • IGR Caminho dos Cânions
  • IGR Grande Oeste

A ideia é apresentar Santa Catarina como um todo, e, principalmente, mostrar as potencialidades do Estado além do sol e mar que, com certeza, é um produto, mas não pode ser o único, conforme explicou Freixo. E isso, as IGRs provaram que é verdade: de cânions a águas termais, de Turismo de aventura ao Turismo religioso: Tudo isso é Santa Catarina.

"A região do Grande Oeste, por exemplo, é porta de entrada para argentinos, mas que possuem um destino final já delimitado: o litoral. Agora, o desafio é destrinchar o Estado, mostrar os diferenciais de outras cidades e captar o turista. “Mostar que Santa Catarina é um destino de leste a oeste, de norte a sul. Aqui estamos mostrando que podemos fazer acontecer”, disse Elisiane Menegolla, da IGR Grande Oeste.

Isso mostra as possibilidades de desenvolver o destino o ano inteiro, como explicou Milton Zuanazzi. “Precisamos desenvolver novos produtos sempre. Vamos, por exemplo, regulamentar o balonismo nos cânions para Turismo. Precisamos tornar, também em produtos internacionais”, disse o secretário do MTur.

PANROTAS / Laura Enchioglo
Milton Zuanazzi, secretário de Planejamento do Ministério do Turismo
Milton Zuanazzi, secretário de Planejamento do Ministério do Turismo

Neste sentido, Freixo acredita que Santa Catarina já está pronta para o turista internacional. O que precisa agora é transformar destino em produto e esse é um trabalho de duas mãos: governo e empresas.

Investimentos no Turismo de Santa Catarina

Algumas ações concretas de promoção de Santa Catarina foram discutidas no evento. O Sebrae destacou obras de infraestrutura em Florianópolis que serão entregues ainda este mês.

PANROTAS / Laura Enchioglo
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Marcelo Freixo, presidente da Embratur

"A Embratur fará uma press trip com jornalistas argentinos e chilenos - maiores mercados emissores internacionais para Santa Catarina - para conhecerem o Estado. A Agência também celebrou a chegada da Tap em Florianópolis com o voo direto para Portugal. “Foi uma luta de um ano, e agora vamos discutir as quantidades. São estudos e são técnicas, e estamos a disposição de todos”, disse Freixo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados