Em evento, Sebrae, Embratur e MTur se unem pelo Turismo de Santa Catarina
Evento apresentou demandas de regiões turísticas e do governo
BLUMENAU (SC) - O Sebrae, em parceria com o Ministério do Turismo e com a Embratur, está realizando uma série de eventos em Santa Catarina, com o intuito de potencializar o Turismo nacional e internacional no Estado.
Hoje (20), o encontro acontece em Blumenau e parte amanhã (21) para Florianópolis, com a presença de Décio Lima, presidente do Sebrae, Milton Zuanazzi, secretário do Ministério Turismo, e Marcelo Freixo, presidente da Embratur, além de outras autoridades regionais.
Dados da Embratur já apontam que Santa Catarina trilha o rumo certo, como afirma Marcelo Freixo. Até maio deste ano, o Estado já recebeu mais turistas internacionais do que 2023 inteiro: Foram 306 mil em 2024 até agora.
A ideia do encontro é abordar o Turismo nas duas pontas: federal e privada. Para Décio Lima, o evento é muito importante para Santa Catarina, inclusive para infraestrutura, que pode ser um desafio.
Regiões e suas potencialidades
Nesta quinta-feira, o evento contou com painéis que apresentaram regiões turísticas e discutiram a promoção do Estado pelo Brasil e pelo mundo.
O primeiro painel contou com a apresentação de experiências e potencialidades regionais de Instância de Governança Regional de Turismo (IGRs). Foram elas:
- IGR Vale Europeu
- Consórcio do Médio Vale do Itajaí
- IGR Costa Verde & Mar
- IGR Alto Vale do Itajaí
- IGR Caminho dos Príncipes
O painel debateu também as dificuldades das Instâncias de Governança Regional de Turismo. “Uma das coisas que nos falta é infraestrutura e recurso. Não se entende regionalização como uma política de governo. Precisamos de maior interação e que se pense em um programa de profissionalização das IGRs”, disse Rosi Dedekind, da IGR Caminho dos Príncipes.
Promoção de Santa Catarina
O segundo painel do dia abordou a parceria do Sebrae com a Embratur para promoção do Turismo, com Ana Clévia Guerreiro, coordenadora da unidade de competitividade do Sebrae Nacional, e Ana Paula Jacques, da Embratur.
Eis os eixos de atuação da parceria:
- Apoio a comercialização de produtos e serviços turísticos no mercado internacional
- Promoção turística internacional
Considerando que 90% das empresas do Turismo são pequenas ou micro, a importância de discutir a promoção neste sentido é grande. Segundo Ana Clévia, o trabalho das empresas está sendo enxergado e existem ações para inserção de produtos no mercado nacional e internacional.
Programa de créditos para PMEs
Daí partiu-se para o terceiro e último painel do dia. Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Milton Zuanazzi, secretário Nacional de Política do Ministério do Turismo, e a deputada federal Ana Paula Lima debateram a pequenos negócios e estratégias de promoção do Turismo.
Na ocasião, Décio Lima aproveitou para anunciar um grande programa de crédito para PMEs: R$ 33 bilhões, o maior programa de crédito já anunciado.
Zuanazzi destacou a característica ímpar do Turismo ser, por essência, público e privado. “Esse é o DNA do Turismo”, disse.
Freixo reforçou os bons números de Santa Catarina, e apontou a importância do ouvir. “Estamos aqui para ouvir. Quem conhece o que tem que ser feito está na ponta, e essa é a importância de ver o que vocês tem a nos falar”, disse aos empresários presentes no encontro.