Em evento, Sebrae, Embratur e MTur se unem pelo Turismo de Santa Catarina
Evento apresentou demandas de regiões turísticas e do governo

BLUMENAU (SC) - O Sebrae, em parceria com o Ministério do Turismo e com a Embratur, está realizando uma série de eventos em Santa Catarina, com o intuito de potencializar o Turismo nacional e internacional no Estado.
Hoje (20), o encontro acontece em Blumenau e parte amanhã (21) para Florianópolis, com a presença de Décio Lima, presidente do Sebrae, Milton Zuanazzi, secretário do Ministério Turismo, e Marcelo Freixo, presidente da Embratur, além de outras autoridades regionais.
Dados da Embratur já apontam que Santa Catarina trilha o rumo certo, como afirma Marcelo Freixo. Até maio deste ano, o Estado já recebeu mais turistas internacionais do que 2023 inteiro: Foram 306 mil em 2024 até agora.
A ideia do encontro é abordar o Turismo nas duas pontas: federal e privada. Para Décio Lima, o evento é muito importante para Santa Catarina, inclusive para infraestrutura, que pode ser um desafio.

Regiões e suas potencialidades
Nesta quinta-feira, o evento contou com painéis que apresentaram regiões turísticas e discutiram a promoção do Estado pelo Brasil e pelo mundo.

O primeiro painel contou com a apresentação de experiências e potencialidades regionais de Instância de Governança Regional de Turismo (IGRs). Foram elas:
- IGR Vale Europeu
- Consórcio do Médio Vale do Itajaí
- IGR Costa Verde & Mar
- IGR Alto Vale do Itajaí
- IGR Caminho dos Príncipes
O painel debateu também as dificuldades das Instâncias de Governança Regional de Turismo. “Uma das coisas que nos falta é infraestrutura e recurso. Não se entende regionalização como uma política de governo. Precisamos de maior interação e que se pense em um programa de profissionalização das IGRs”, disse Rosi Dedekind, da IGR Caminho dos Príncipes.
Promoção de Santa Catarina
O segundo painel do dia abordou a parceria do Sebrae com a Embratur para promoção do Turismo, com Ana Clévia Guerreiro, coordenadora da unidade de competitividade do Sebrae Nacional, e Ana Paula Jacques, da Embratur.
Eis os eixos de atuação da parceria:
- Apoio a comercialização de produtos e serviços turísticos no mercado internacional
- Promoção turística internacional
Considerando que 90% das empresas do Turismo são pequenas ou micro, a importância de discutir a promoção neste sentido é grande. Segundo Ana Clévia, o trabalho das empresas está sendo enxergado e existem ações para inserção de produtos no mercado nacional e internacional.
Programa de créditos para PMEs
Daí partiu-se para o terceiro e último painel do dia. Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Milton Zuanazzi, secretário Nacional de Política do Ministério do Turismo, e a deputada federal Ana Paula Lima debateram a pequenos negócios e estratégias de promoção do Turismo.
Na ocasião, Décio Lima aproveitou para anunciar um grande programa de crédito para PMEs: R$ 33 bilhões, o maior programa de crédito já anunciado.
Zuanazzi destacou a característica ímpar do Turismo ser, por essência, público e privado. “Esse é o DNA do Turismo”, disse.
Freixo reforçou os bons números de Santa Catarina, e apontou a importância do ouvir. “Estamos aqui para ouvir. Quem conhece o que tem que ser feito está na ponta, e essa é a importância de ver o que vocês tem a nos falar”, disse aos empresários presentes no encontro.
Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.