Beatriz Contelli   |   02/04/2025 18:10
Atualizada em 03/04/2025 12:39

Veja empresas do Turismo que aderem iniciativas de inclusão a pessoas com autismo

Operadoras, redes hoteleiras, parques de diversão, entre outras, buscam por um setor mais acessível


Unsplash/Caleb Woods
Pessoas com autismo ainda enfrentam desafios
Pessoas com autismo ainda enfrentam desafios

Hoje, 2 de abril, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Criada pela ONU, a data visa promover o conhecimento sobre o autismo e reduzir o preconceito e a discriminação. Apesar dos avanços, tanto na sociedade quanto na medicina, pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda enfrentam dificuldades de interação social, problemas na comunicação e alteração nos interesses, que podem impactar suas rotinas.

Empresas, hotéis e destinos turísticos têm implementado iniciativas para oferecer experiências mais inclusivas, acessíveis, sensoriais e acolhedoras a crianças, adolescentes e adultos com autismo, assim como para seus acompanhantes.

Veja exemplos de empresas do Turismo que apoiam iniciativas em prol da inclusão de pessoas com TEA:

Accor

Dez hotéis da Accor localizados na região Sul do Brasil ostentam a certificação Selo Amigo Autista, reconhecimento que atesta a capacitação de suas equipes para proporcionar um atendimento especializado a pessoas com TEA. A certificação abrange hotéis em todos os três estados da região Sul, com destaque para as cidades de Curitiba, Maringá e Porto Alegre, incluindo ibis Styles Curitiba Centro Cívico, Mercure Curitiba Batel, ibis Maringá, Novotel Porto Alegre Três Figueiras.

Como parte da certificação, cada hotel recebeu materiais de sinalização, como placas de atendimento prioritário e "Amigo Autista", além de bottons para os colaboradores capacitados. Outros itens, como cordões, pulseiras e fones abafadores de sons, foram introduzidos para facilitar a identificação e proporcionar maior conforto aos hóspedes com TEA.

Cativa Operadora

Durante o mês de abril, a Cativa se dedica à conscientização sobre o autismo. Como forma de apoiar a causa, a operadora oferece um recurso importante para as famílias: hotéis com o Selo Amigo do Autista. Essa certificação garante que os hotéis oferecem infraestrutura e serviços adaptados para receber com conforto e segurança as famílias que viajam com um membro autista.

Entre as propriedades certificadas no sistema da Cativa, estão: Cana Brava Resort (BA), Marambaia Hotel (SC), Pratagy Beach Resort (AL), Wyndham Termas (RS), Complexo Eco Cataratas (PR) e Sauipe Resorts Ala Terra (BA). Os agentes podem conferir todos os hotéis clicando aqui.

Central Florida

As principais atrações das cidades da Flórida Central implementaram medidas específicas para garantir que todos possam desfrutar plenamente das experiências oferecidas:

Peppa Pig Theme Park - Pioneiro como primeiro parque temático das Américas a receber a designação de Certified Autism Center (CAC) pelo IBCCES, entidade internacional de credenciamento educativo. Disponibiliza guias sensoriais detalhados, equipe treinada, áreas tranquilas e kits sensoriais para seus visitantes.

Legoland Florida Resort - Todo o complexo, incluindo o parque temático e hotéis, também possui certificação CAC. Seus passeios atendem aos padrões da ADA (Lei dos Americanos com Deficiências) e oferece recursos como guias sensoriais, áreas com baixa estimulação e kits especializados.

Florida Children's Museum - Localizado no Bonnet Springs Park, em Lakeland, o museu foi projetado pensando na inclusão. Desde o layout até a acústica, tudo foi planejado para proporcionar uma experiência enriquecedora a todas as crianças, incluindo controle de luminosidade, amortecimento de som e acesso para cadeiras de rodas. O espaço disponibiliza sala silenciosa e kits sensoriais completos.

Bok Tower Gardens - Reconhecido como "Autism Friendly" pelo Centro de Autismo e Deficiências Relacionadas da Universidade do Sul da Flórida, este jardim trabalha em parceria com especialistas para tornar a visita especial e agradável para todos.

Dreams Park Show

Durante o Dia Mundial do Autismo, o Dreams Park Show (PR) permitiu a entrada gratuita de pessoas com autismo em qualquer um dos cinco parques do complexo e também no Eco Park Foz. Para receber o benefício, foi preciso apresentar a Carteira da Pessoa Autista ou um laudo médico e estar acompanhado de um pagante.

Os parques também têm uma comunicação interna inclusiva e disponibiliza equipamentos individuais para oferecer mais conforto durante a visita nos seis atrativos. Sobretudo àqueles com sensibilidade a ruídos. Todas as adaptações foram feitas em 2023 quando o parque recebeu o título de “Empresa Amiga da Pessoa Autista”.

Grupo Oceanic

Para receber cada vez melhor os autistas e suas famílias, o Grupo Oceanic contratou uma empresa para fazer palestras para que os colaboradores compreendam o que é o autismo, estarem melhor preparados para receber as famílias atípicas e saberem analisar as situações e prestarem o melhor apoio, no caso de uma crise, por exemplo.

Divulgação
Crianças podem usar fones nas atrações
Crianças podem usar fones nas atrações

Nos atrativos: Oceanic Aquarium, Parque Aventura Jurássica, Classic Car Show, Aventura Pirata e Space Adventure, existe o ‘código azul’ que quando acionado, todos os colaboradores sabem que tem autista no passeio, então os sons e a iluminação podem ser reduzidos. E a equipe fica em alerta para observar se o visitante não vai se incomodar por outro motivo, caso ocorra, já sabem como proceder.

Orinter

Em parceria com a Incluir Treinamentos, empresa especializada em certificação e capacitação para atendimento humanizado e inclusivo, a operadora tem promovido uma série de iniciativas para garantir que agentes de viagens e empresas do setor estejam preparados para receber pessoas com deficiência e/ou dentro do espectro autista.

Atualmente, dos 27 Estados brasileiros, pelo menos cinco contam com empresas de receptivo certificadas e capacitadas pela Orinter para atender autistas e pessoas com deficiência. Esses parceiros dispõem de vans adaptadas, hotéis acessíveis e passeios inclusivos.

Divulgação
Time Orinter em treinamento
Time Orinter em treinamento

A Orinter também recebeu o selo "Empresa Amiga da Pessoa com Deficiência", resultado da capacitação de 40 colaboradores para melhor atender passageiros com necessidades especiais. Como parte desse compromisso, a operadora está desenvolvendo uma nova funcionalidade no OrinTravel, sua plataforma digital, para aprimorar a experiência do usuário e facilitar o trabalho dos agentes de viagens no atendimento inclusivo.

Até o momento, mais de 60 parceiros já foram certificados com o apoio da Orinter, e a meta é continuar expandindo essa rede. Para reforçar esse compromisso, no Dia do Autista, a empresa oferecerá gratuitamente um pré-cadastro para agentes cadastrados que desejam se capacitar e tornar-se uma "Empresa Amiga do Autista".

Orlando Magic

Orlando Magic tem orgulho de destacar seu compromisso em criar um ambiente inclusivo para todos os fãs. Por meio de serviços sensoriais cuidadosamente planejados, o Magic garante que todos, independentemente de sensibilidades sensoriais, possam desfrutar da emoção dos dias de jogo no Kia Center.

A Sala Sensorial proporciona um espaço dedicado para fãs com sensibilidades sensoriais que possam precisar de um ambiente mais tranquilo e seguro, garantindo uma experiência acolhedora.

Além disso, estão disponíveis bolsas sensoriais equipadas com fones de ouvido com abafamento de ruído, brinquedos táteis, cartões de comunicação verbal e almofadas de peso de colo para os convidados que possam se sentir sobrecarregados pelo ambiente.

Além desses serviços oferecidos em todos os jogos em casa, o Orlando Magic promove, a cada temporada, a "Noite da Inclusão Magic", celebrando a diversidade e incentivando a aceitação dentro da comunidade.

Parque Vila Encantada

O Parque de Experiências Vila Encantada, em Pomerode (SC), acaba de inaugurar uma Sala do Silêncio para aprimorar o atendimento de pessoas neurodivergentes, que podem necessitar de um ambiente de baixa estimulação sensorial. A medida é parte de uma série de investimentos da área de lazer em prol da inclusão.

A Sala do Silêncio está protegida de ruídos, tem piso com tatame em EVA macio, além de pufe e sofá para acomodar os visitantes. Na estante, cestos de tecido armazenam brinquedos que auxiliam na regulação emocional. A iluminação é suave, ideal para crianças com fotossensibilidade, e permite regular a intensidade de acordo com a necessidade de cada um.

Divulgação
Sala do Silêncio
Sala do Silêncio

Para garantir um ambiente tranquilo e controlado, a sala não está aberta à visitação. Apenas famílias de crianças autistas têm acesso, por meio de uma fechadura eletrônica na porta.

Zoológico de São Paulo

Até o dia 3 de abril, o Zoo São Paulo promove uma série de atividades tanto para treinamento de seus colaboradores - a fim de tornar o ambiente mais inclusivo e acolhedor, como para estudantes atendidos pelo serviço Ligado da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) programa dedicado ao transporte de crianças com deficiência e mobilidade reduzida.

Durante três dias as equipes que recebem os visitantes serão capacitadas sobre o tema. Claudia estará como uma das palestrantes com o tema: “por que falar sobre autismo?” que abordará os desafios e oportunidades de pessoas com o TEA no mercado de trabalho.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados