Brand USA mostra destinos menos explorados nos EUA e dá dicas ao trade latino-americano
Órgão realizou mega fam com agentes do Brasil, Colômbia e México para mostrar diferentes regiões do país

O Brand USA tem como missão impulsionar viagens internacionais legítimas para fortalecer a economia dos EUA, alavancar as exportações, criar empregos de qualidade e promover a prosperidade da comunidade. Ao executar campanhas baseadas em dados e unificar mensagens entre a indústria e o governo, o órgão posiciona os Estados Unidos como um destino global de primeira linha, ao mesmo tempo em que fornece informações atualizadas sobre vistos e entrada.
Entre as missões da organização estão os programas de imersão em destinos, que servem como uma oportunidade educativa imersiva, oferecendo aos agentes de viagens e operadores experiências em primeira mão para melhor vender os destinos turísticos dos EUA. Com esse intuito na prática, na última semana foi a vez de profissionais da América Latina vivenciarem o Brand USA Latin America Mega Fam 2025.
Segundo a diretora sênior de Desenvolvimento Global de Trade do Brand USA, Lisa Tejeda, a entidade tem como compromisso educar o trade latino-americano sobre a diversidade de experiências disponíveis nos EUA. Esta ação – que reuniu pela primeira vez Brasil, Colômbia e México – teve como foco expandir o olhar dos agentes além dos tradicionais roteiros turísticos.
“A América Latina visita sempre as mesmas cidades, mas os Estados Unidos têm muito mais a oferecer. E é nossa responsabilidade promover esses lugares menos conhecidos, como Iowa, que participou pela primeira vez de uma ação com o mercado internacional, por exemplo”
Lisa Tejeda, do Brand USA

O famtour visitou 12 estados e 25 cidades do país, muitas das quais inéditas para os participantes. “O Alasca, por exemplo, muitos só tinham ouvido falar. Ter a chance de visitar é outra experiência”, completa Lisa.
Conexão entre destinos, fornecedores e agentes
Uma das estratégias centrais da ação foi criar pontes entre fornecedores locais e os agentes de viagens. “Pedimos aos estados e cidades que compartilhassem a lista dos fornecedores locais para facilitar o contato direto dos participantes com receptivos e operadores que atendem à América Latina”, explica Lisa.
A ideia é permitir que as agências brasileiras, colombianas, mexicanas e de outros países da região latino-americana criem pacotes personalizados, com suporte direto de quem realmente conhece o destino.
Viagens combinadas como solução estratégica
O Brand USA também aposta fortemente na promoção de roteiros combinados entre cidades e regiões. “Uma pesquisa nossa mostra que os latino-americanos costumam visitar duas ou três cidades por viagem. Por isso, sugerimos sempre destinos próximos, como Nova York, Filadélfia, Washington e Boston, que podem ser explorados de carro ou trem”, destaca a executiva.
Essa abordagem será especialmente relevante durante grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2026, com a proposta de atrair turistas para além das cidades-sede. “Muita gente virá aos jogos, mas outros que acompanharão os amantes do futebol podem não ter interesse no esporte. É uma oportunidade de oferecer experiências em destinos próximos”, conta.
Educação contínua e presença ativa no Brasil
O mercado brasileiro é considerado estratégico para o Brand USA. Em 2024, 1,9 milhão de brasileiros visitaram os Estados Unidos, mas o número ainda não superou os índices de 2019, em parte devido à falta de voos disponíveis. De todos os mercados internacionais, o País ocupa o 6º lugar e, em janeiro deste ano, os EUA receberam 191.646 brasileiros, o que representou um aumento de 7% em relação ao ano passado.
“O Brasil é o principal mercado da América do Sul. É nossa responsabilidade mostrar mais opções aos brasileiros que já conhecem Nova York e Orlando. Queremos que eles repitam a viagem, mas conhecendo novos destinos”
Lisa Tejeda
Pensando nisso, o Brand USA mantém uma agenda ativa de treinamentos com operadores e agências brasileiras, inclusive com ações presenciais – como a sales mission em março – e webinars. Um dos projetos em andamento busca levar mais informações sobre o Havaí, um destino cada vez mais procurado, mas ainda pouco explorado pelo trade local.

“Queremos conectar operadores com receptivos, e estamos tentando organizar um treinamento em inglês ou espanhol, já que a ilha não conta com representantes na América Latina”, diz.
Além disso, o órgão pretende promover destinos com pouca representatividade atual, como os estados da região da Nova Inglaterra – Maine, Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, entre outros – que possuem atrações de grande interesse para o público latino-americano.
O Portal PANROTAS viajou a convite do Brand USA, voando United Airlines, com proteção Intermac