Brand USA aposta na força do trade e amplia ações com foco no Brasil
Malcolm Smith, VP de Mercados Globais, fala de liderança de Fred Dixon, ampliação de mega fam e mais

O Brand USA está reforçando seu compromisso com o trade latino-americano e, especialmente, com o mercado brasileiro. A recente sales mission que passou pelo Brasil, Colômbia e México foi apenas o começo de uma nova fase mais estratégica e próxima dos profissionais de Turismo da região, segundo o vice-presidente sênior de Mercados Globais e diretor de Trade e Desenvolvimento de Produtos do órgão, Malcolm Smith.
“Vocês [trade latino-americano] provavelmente vão nos ver mais do que estão acostumados”, disse ao final do Brand USA Latin America Mega Fam 2025, que reuniu 70 agentes da América Latina em Houston após uma semana de imersão em seis itinerários diferentes pelos EUA.
O reforço na presença internacional coincide com uma mudança na liderança da entidade. Em julho de 2024, Fred Dixon assumiu como CEO da organização e trouxe uma nova visão para a atuação com o trade. “Fred elevou o departamento de relações comerciais. Agora temos assento na mesa de liderança e isso está nos permitindo fazer muito mais nos mercados”, explicou.
Além das sales mission tradicionais, o Brand USA apostou em um formato inédito na América Latina: um mega famtour com seis roteiros simultâneos envolvendo agentes de viagens do Brasil, Colômbia e México.
“Foram 12 estados e 25 cidades visitadas por cerca de 70 agentes. Uma operação complexa, que levou cerca de oito meses para ser planejada, mas que nos permitiu mostrar diferentes experiências dentro dos Estados Unidos, indo muito além dos gateways tradicionais"
Malcolm Smith, do Brand USA
A experiência teve início em grandes hubs como Washington, Dallas, Chicago, Denver e Seattle, e se encerrou em Houston, escolhida por ser um importante centro de conexões da United Airlines – aérea parceira na ação – para toda a América Latina. “E Houston foi escolhida porque tem uma grande diversidade cultural, um aeroporto com infraestrutura renovada e oferece voos diretos para diversos destinos, o que facilitou a logística de retorno dos participantes.”

Brasil em destaque
A aposta no Brasil tem fundamento. Em 2024, 1,9 milhão de brasileiros visitaram os Estados Unidos. De todos os mercados internacionais, o País ocupa o 6º lugar e, em janeiro deste ano, os EUA receberam 191.646 brasileiros, o que representou um aumento de 7% em relação ao ano passado.
“O crescimento chamou a atenção de muitos dos nossos parceiros norte-americanos. Em 2023, por exemplo, o Brasil ficou na quarta posição em chegadas de longa distância. Os números estão nos animando muito para este ano", afirmou Smith.
Além disso, o alto índice de repetição de viagens dos brasileiros — estimado em mais de 80% — abre espaço para a diversificação dos destinos promovidos. “Sabemos que nas primeiras viagens os turistas buscam os ícones como Orlando, Miami e Nova York. Mas quanto mais o trade estiver capacitado, mais conseguiremos estimular a busca por lugares menos conhecidos.” Entre eles o Alasca, que teve cobertura exclusiva pela PANROTAS e você pode conferir como foi aqui.

Essa é uma das missões do Brand USA com iniciativas como o USA Discovery Program, que oferece treinamentos e conteúdos sobre os destinos norte-americanos. No entanto, segundo o órgão, nenhuma ferramenta é tão eficaz quanto vivenciar o destino. “Ver, ouvir e sentir os Estados Unidos pessoalmente muda tudo. Isso faz com que os agentes vendam com muito mais propriedade.”
Novas edições e expansão
Apesar de este ter sido o primeiro mega famtour com três mercados latinos, a ação já foi realizada anteriormente com profissionais do Canadá e da Europa. A expectativa agora é ampliar o formato para mais regiões.
“Nossa intenção é espalhar esse modelo pelo mundo. Queremos que mais mercados possam vivenciar os Estados Unidos dessa forma imersiva. A América Latina merecia esse esforço, e o Brasil, em especial, mostrou que tem muito potencial para crescer ainda mais", celebrou Malcolm Smith.
O Portal PANROTAS viajou a convite do Brand USA, voando United Airlines, com proteção Intermac