Karina Cedeño   |   23/09/2024 18:46
Atualizada em 23/09/2024 18:50

Embratur inaugura Galeria Visit Brasil-Amazônia em Nova York

Iniciativa da agência, em parceria com o Sebrae, promove imersão sensorial na Amazônia


Márcio Menasce
Marcelo Freixo, presidente da Embratur,  participou da cerimônia de abertura
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, participou da cerimônia de abertura

A Galeria Visit Brasil – Amazônia foi oficialmente aberta nesta segunda-feira (23), em Nova York (EUA). A iniciativa da Embratur, em parceria com o Sebrae, apresenta as riquezas da região amazônica e a sustentabilidade de vida das comunidades locais por meio de uma jornada multissensorial: música, artesanato, fotografia, artes visuais, moda e gastronomia

“Quando a gente fala da Amazônia, imediatamente vem à nossa cabeça a preservação. E é verdade, a Amazônia precisa ser preservada, mas preservar a Amazônia significa gerar e produzir um novo modelo de desenvolvimento que deixe a floresta de pé e seus povos também. E o Turismo é uma grande ferramenta para isso e toda essa Galeria Visit Brasil baseada na Amazônia é uma demonstração de que o Brasil com S voltou: o S do Saber, o S do sabor, indicando a Amazônia como um grande destino”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

A iniciativa permite uma imersão pelo maior bioma do mundo instalado numa galeria de arte e receberá empresários, associações e operadores de Turismo, formadores de opinião, influenciadores e jornalistas internacionais até o dia 27 de setembro.

Márcio Menasce
Freixo durante a abertura da Galeria Visite Brasil - Amazônia
Freixo durante a abertura da Galeria Visite Brasil - Amazônia

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, também marcou presença no primeiro dia de galeria. Ela acredita que o espaço-conceito irá contribuir para uma maior conscientização sobre a importância da ancestralidade indígena brasileira em sua totalidade.

“É um espaço para a chamada da tomada de consciência, onde as pessoas que não conhecem a Amazônia de perto, que nunca visitaram a Amazônia, têm aqui uma noção do que é a Amazônia em toda a sua diversidade, de culturas, de povos, de territórios, de espécies, e essas espécies precisam ser protegidas não só por nós indígenas, mas por todas as pessoas”, destaca Sônia.

Mercado norte-americano é estratégico para a Embratur

O mercado norte-americano é estratégico para a Embratur. Os Estados Unidos foram o segundo maior emissor de turistas internacionais para o Brasil em 2023, atrás apenas da Argentina. Segundo o Portal de Dados da Embratur, o país enviou 668.478 visitantes aos destinos brasileiros no ano passado, um salto de mais de 50% em relação a 2022, quando 441 mil turistas dos EUA visitaram o Brasil. De janeiro a agosto deste ano, já foram 461,3 mil visitantes.

“A importância desse evento é central para o mercado americano. Consumidores estão prontos para viajar depois da covid-19 e prontos para gastar dinheiro e conhecer mais sobre a Amazônia brasileira. A gente tem visto o aumento dos negócios e estamos trabalhando com os agentes de viagens dos Estados Unidos para criar esses pacotes. A parceria com a Embratur para que as pessoas conheçam a região, sobre o que há de novo e de sustentável, é um grande benefício”, avaliou o vice-presidente da Associação de Operadoras de Turismo dos Estados Unidos (USTOA), Peggy Murphy.

Para o cônsul-geral do Brasil em Nova York, Adalnio Senna, a importância deste momento vai além do Turismo. “É importante uma integração global que mostre a importância da Amazônia para o mundo. Temos a convicção de que a partir da COP30 tenhamos uma inflexão positiva para manter a floresta em pé, sob a liderança do Brasil. Bioeconomia e transição energética são temas prioritários que tratamos com os Estados Unidos”, reforçou.

Experiências únicas na Amazônia

Os estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão compõem a região amazônica, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até 27 de setembro, os visitantes irão participar de painéis com representantes de entidades ligadas ao Turismo sustentável, bioeconomia e a promoção de toda a Amazônia, exposições digitais de fotógrafos brasileiros renomados, degustação da gastronomia regional de chefs brasileiros e experiências interativas.

Gastronomia amazônica

A riqueza de ingredientes amazônicos será representada por chefs brasileiros renomados que estarão no comando da cozinha da Galeria Visit Brasil em Nova York, promovendo degustações para encantar os visitantes internacionais. Para o chef paraense Saulo Jennings, um dos nomes que integram o time da gastronomia do espaço, a galeria consolida a Amazônia em um alto patamar da gastronomia mundial.

Ampliação da conectividade aérea

A promoção internacional da região amazônica também é acompanhada de uma estratégia que busca ampliar a conectividade aérea. A Embratur atua em parceria com as companhias aéreas para atrair novos voos internacionais, em acordos que preveem promoção conjunta das novas rotas.

Hoje, os visitantes estrangeiros podem acessar a região pela nova rota Lisboa (PT)-Belém (PA)-Manaus (AM), da companhia aérea TAP. Além disso, a frequência de voos para a região também aumentou. Atualmente são cinco voos Lisboa-Belém (TAP) e sete saindo de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, para Belém, pela Azul.

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