Filip Calixto   |   23/09/2024 15:33

Embratur vai focar em sustentabilidade, afroturismo e inovação na Abav Expo

Ao lado do Sebrae, agência ainda promove três famtours com operadores norte-americanos e europeus

Divulgação
A Abav Expo 2024 vai acontecer em Brasília, entre os dias 26 e 28 de setembro
A Abav Expo 2024 vai acontecer em Brasília, entre os dias 26 e 28 de setembro

A Embratur terá participação de destaque em um dos grandes eventos de Turismo do País. A agência informou que, na 51ª edição da Abav Expo irá focar em temas relacionados à sustentabilidade, afroturismo e inovação.

A Embratur também irá promover, em parcerias com Sebrae e Abav Expo, o maior programa de internacionalização da história da feira, com a presença de 60 operadores internacionais, que também participarão de quatro diferentes famtours pelo Brasil.

Serão recebidos representantes de:

  • Estados Unidos
  • Suíça
  • França
  • Reino Unido
  • Alemanha
  • Argentina
  • Chile
  • Colômbia
  • Uruguai
  • Peru
  • Portugal
  • Itália
  • Espanha
  • México

Pelo programa Abav Buyers Club, que tem o patrocínio da Embratur, serão 30 operadores estrangeiros que irão conhecer destinos do estado de Goias. Os outros 30 operadores participarão de três famtours organizadas pela Embratur, em parceria com o Sebrae, para conhecer os estados de Amazonas, Pará e Mato Grosso do Sul. Todos irão à Brasília participar de rodadas de negócios durante a feira.

Na parte de sustentabilidade, a Embratur irá lançar o Concurso de Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, e marcará presença em painéis focados nas oportunidades de descarbonização do setor e turismo regenerativo. Também estão previstas conversas no Abav Talks sobre afroturismo e ecossistemas de inovação, além de participar das reuniões da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur) e do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).

A Embratur também irá formalizar, durante a feira, uma parceria com a Goiás Turismo para sediar a Remote Latin America, na Chapada dos Veadeiros, em 2025.

PANROTAS / Emerson Souza
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Marcelo Freixo, presidente da Embratur

"É o maior encontro da indústria do turismo do Brasil, e é nosso papel garantir a maior quantidade de geração de novos negócios, trazendo para dentro da feira uma grande quantidade de compradores internacionais qualificados. Com uso de dados e inteligência de mercado, convidamos operadores estrangeiros para viver as experiências mais alinhadas com o seu perfil de cliente. Eles vão se encantar e, em seguida, poder sentar pra fechar novos negócios com os responsáveis, no Brasil, por garantir que essas experiências possam ser comercializadas no exterior”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, a participação na Abav contribui para mostrar que “a sustentabilidade, a inovação e a inclusão são conceitos que não têm mais volta.”

“O Sebrae trabalha esses conceitos nos pequenos negócios, pois, no Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo, desse total, 97,4% são microempreendedores individuais, microempreendedores e pequenas empresas. A nossa parceria com a Embratur busca ampliar as oportunidades para que o segmento possa continuar gerando mais emprego e inclusão”

Décio Lima, presidente do Sebrae

Concurso para ESG

Durante a Abav Expo 2024, a Embratur irá lançar uma iniciativa que vai premiar as melhores experiências turísticas sustentáveis nas cidades turísticas brasileiras.

O Concurso de Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, que será lançado no dia 26, tem o objetivo de identificar, destacar e dar visibilidade às práticas ESG (ambiental, social e governança) bem sucedidas dos destinos que podem ser incorporadas ao setor turístico e usadas na promoção internacional do turismo brasileiro.

Com o concurso, a Agência também irá possibilitar a troca de informações e experiências na implementação de práticas ESG entre os destinos, identificar iniciativas que podem ser incorporadas na promoção internacional do setor e inserir o Brasil na tendência global de consumo orientado a práticas de sustentabilidade.

Famtour na Abav Expo

A 51ª edição da feira, em Brasília, será o ponto de encontro de quatro viagens de familiarização (famtours) promovidas pela Embratur.

Operadores dos EUA irão conhecer os destinos paraenses entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro. Mas chegam antes ao Brasil: no dia 25 de setembro, o grupo começa o roteiro em Brasília (DF) e participa da Abav Expo como convidados representantes de operadores de turismo do Programa ABAV Hosted Buyers Club.

Da capital federal, os operadores seguem para Santarém (PA) e participam da experiência Passeio Comunidade de Jamaraquá, localizada dentro da Floresta Nacional de Tapajós, além de trilhas na selva amazônica de matas primárias e visita às praias de Cajutuba. Em Alter do Chão (PA), o grupo irá conhecer praias e o Igapó do Macaco, onde poderão tomar banhos de igarapé.

No dia 30 de setembro, o grupo chegará a Belém (PA) onde realizará um City Tour Histórico e Ecológico na capital paraense. Também vai conhecer o Mercado Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia (Forte do Presépio, Casa das 11 janelas, Catedral e Igreja de Santo Alexandre, Museu de Arte Sacra e Museu do Círio), Polo Joalheiro, Basílica de Nazaré, Praça da República e bairros Batista Campos e Nazaré. O grupo também passará pela Ilha do Combu – uma das 39 ilhas de Belém que fazem parte da APA (Área de Proteção Ambiental).

Os operadores da França e Suíça irão finalizar o roteiro na Abav Expo. A famtour desse grupo, de 21 a 25 de setembro, seguirá para Manaus (AM), Novo Airão (AM) e Brasília (DF). O grupo chegará ao Aeroporto Internacional de Manaus no primeiro dia e conhecerá os principais pontos turísticos, como o Mercado Municipal Adolfo Lisboa, o Palácio Rio Negro, o Teatro Amazonas e a Praça São Sebastião, em passeio que apresentará a cultura e a história ligada ao ciclo da borracha no Brasil.

Na manhã seguinte, haverá visita a uma comunidade indígena e ao Encontro das Águas, antes de partir para Novo Airão, onde farão uma trilha aquática no Parque Nacional de Anavilhanas, contemplarão o pôr-do-sol no Rio Negro e participarão de expedições para flagrar animais noturnos. O grupo também fará passeios pela cidade e conhecerá iniciativas locais de projetos de educação, conservação e artesanatos, e visitará as comunidades tradicionais ribeirinhas Santo Antônio e Tiririca e a Gruta do Mandadá.

Os operadores chegarão a Brasília no dia 25 e, no dia seguinte, farão um city tour pelo conjunto urbanístico da capital federal e as suas quatro escalas: monumental, gregária, bucólica e residencial. Eles ainda participarão de uma rodada de negócios com DMCs (empresas especializadas em gerir e organizar serviços turísticos) brasileiros na ABAV Expo.

A famtour dos operadores da Alemanha e Reino Unido será entre os dias 21 a 25 de setembro e começará em Bonito (MS), onde visitarão o Parque Ecológico Rio Formoso, a Gruta do Lago Azul, trilhas no Buraco das Araras e no Rio Sucuri. O grupo chega a Brasília no dia 26 para também participar do encontro de relacionamento com DMCs brasileiros.

Por fim, os 30 operadores da América Latina convidados via programa Buyers Club poderão conhecer a Chapada dos Veadeiros, a histórica e charmosa Pirenópolis e a maior estância hidrotermal do mundo, em Caldas Novas e Rio Quente. O grupo também seguirá para Brasília, para participar da Abav Expo.

Ao todo, 122 expositores nacionais divididos em empresas de tecnologias, companhias aéreas, hospedagem, operadoras de turismo, bancos, receptivos de viagem, seguradoras, locadoras de veículos e destinos participam da Abav Expo. Outros 16 expositores internacionais divididos entre destinos, hospedagem e receptivo internacional também estarão na feira.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados