Embratur lança iniciativa para capacitar trade europeu sobre a Amazônia
Projeto começou em Portugal e deve incluir Reino Unido, Alemanha, Itália e demais países da região
Capacitar associações de Turismo, operadores e agentes de viagens do mercado europeu sobre diversidade e oferta de destinos brasileiros da Amazônia. Este é o principal objetivo de uma série de webinares promovidos pela Embratur em parceria com o trade do Amazonas. A companhia aérea Tap também participa da capacitação, que tem a missão de consolidar Manaus como portão de entrada da Amazônia.
A iniciativa da Embratur começou nesta quarta-feira (18) e teve Portugal como primeiro mercado capacitado. A programação envolve ainda Reino Unido, no dia 24 de setembro; Alemanha, em 25 de setembro; França, no dia 26; Itália, no dia 1º de outubro e Espanha, no dia 2 de outubro.
Com mais de 350 inscritos no total, os participantes serão convidados a conhecer a Amazônia e mais detalhes sobre as ações promocionais da Agência, com foco nos destinos amazônicos, como explica o coordenador de Mercados Internacionais, Alisson Andrade.
“A Amazônia é prioridade para o Brasil e para o mundo. Estamos muito contentes com esta parceria com o trade do Amazonas e o retorno da rota da Tap para Manaus, em 4 de novembro. Com a série de webinars para capacitação do mercado europeu sobre o destino Amazonas, iniciando por Portugal, compartilhamos nosso enxoval sobre a Amazônia e demais destinos de natureza produzidos pela Embratur, incluindo a campanha Amazônia Brasileira – Uma Jornada Interior, e-books, a websérie Turismo Transforma, e a estratégia de promoção da Amazônia para os Estados Unidos e Europa”
Alisson Andrade, coordenador de Mercados Internacionais da Embratur
Os participantes portugueses tiveram acesso à nova campanha publicitária da Embratur nos Estados Unidos. O grupo assistiu à campanha e conferiu as peças visuais que têm como tema “Amazônia Brasileira: uma jornada interior”. Eles também conheceram o novo site internacional da Embratur, o Visit Brasil, que conta com vários subsídios para auxílio na promoção internacional do Brasil.
Para aumentar o conhecimento sobre os destinos amazônicos, o grupo também assistiu ao vídeo “Rios da Amazônia”. O minidoc aborda a capacidade que o Turismo tem de gerar impactos positivos, quando organizado de forma sustentável, por meio de histórias de personagens das comunidades ribeirinhas dos rios da Amazônia:
Na capacitação, a supervisora de Mercados Internacionais da Embratur, Lilás Nascimento, apresentou também outras ferramentas que serão lançadas no Portal da Galeria Visit Brasil – Amazônia – que acontece de 23 a 27 de setembro, em Nova York. O site traz um quiz personalizado para cinco tipos de viajantes com criação de um roteiro de viagem com dicas para os perfis de entusiastas cultural, buscados de autenticidade, foodies, aventureiros e estilo tropical, além dos e-books produzidos pela Agência “Turismo de Natureza”, “Observação de Aves” , “Turismo Náutico” e o mais recente sobre a Amazônia.
Além disso, o trade português também pode conhecer o premiado documentário virtual Amazônia Viva, que tem sido apresentado em todas as ações da Embratur nas feiras e galerias, por meio de um óculos de realidade virtual que traz filmagens em 360º. Com roteiro e direção do cineasta Estevão Ciavatta, a produção ganhou o prêmio de melhor filme de realidade virtual 360 no Barcelona Planet Film Festival, em 2023.