Beatriz Contelli   |   28/11/2024 17:03

Diversidade racial e ESG são temas de debates no 2º dia de Summittour 5.0

Tânia Neres reuniu experts em afroturismo, enquanto Ana Biselli falou de sustentabilidade corporativa

PANROTAS / Beatriz Contelli
 Priscila Gama, Solange Barbosa, Natália Araújo e Tânia Neres
Priscila Gama, Solange Barbosa, Natália Araújo e Tânia Neres

FOZ DO IGUAÇU (PR) - Além de discutir sobre sustentabilidade e tecnologia, o Summittour 5.0 também debate questões de diversidade e autenticidade no Turismo. Tânia Neres, coordenadora de Diversidade na Embratur, comandou um dos painéis do segundo dia do evento, que fez os participantes refletirem sobre os estereótipos que o setor reforça ao não valorizar as pessoas pretas, gordas, PCDs e 60+.

Uma das palestrantes do painel foi Priscila Gama, do Instituto Das Pretas, laboratório de inovação e tecnologia que propõe soluções para governos, entidades privadas e organizações sociais com estratégias focadas em diversidade, inclusão, raça, territorialidade e sustentabilidade. O projeto já impactou empresas como Sesc, Nivea, Sebrae, Ambev, Vale e Governo do Espírito Santo.

Natália Araújo, doutora em Sociologia, contribuiu com o debate apresentando como o viajante preto ainda não é relacionado ao Turismo de luxo. Entre seus estudos, Natália notou a escassez de pessoas pretas nas publicidades de revistas e agências de viagens de luxo: em dez edições de uma revista de Turismo de luxo, 118 pessoas brancas apareceram, enquanto as pessoas pretas foram apenas 15.

Outro destaque foi a presença de Solange Barbosa, da agência de viagens Rota da Liberdade, focada em roteiros que valorizam as comunidades negras tradicionais, valorizando a cultura preta e quilombola. Entre os roteiros oferecidos, a agência conta com Caminhada Pinda Negra (Pindamonhangaba-SP), Um Dia no Quilombo da Fazenda (Ubatuba-SP), Caminhada Taubaté Negra (Taubaté-SP), Um Dia no Quilombo Cafundó (Salto de Pirapora-SP), entre outros. A Rota da Liberdade também oferece consultoria para formatação de roteiros em comunidades tradicionais e palestras sobre cultura afro-brasileira.

ESG como oportunidade para o Turismo

Ao lado de Ana Duek, da Viajar Verde, John Lennon, do Mangues da Amazônia, e Hortência Osaqui, da Fazenda Bacuri, Ana Biselli, da Resorts Brasil, integrou um dos últimos painéis do Summittour.

PANROTAS / Beatriz Contelli
Ana Biselli, Hortência Osaqui, Ana Duek e John Lennon
Ana Biselli, Hortência Osaqui, Ana Duek e John Lennon

A presidente executiva da associação destacou os três principais pilares da Resorts Brasil:

  1. Pessoas (capacitação dos profissionais para construir uma nova geração de líderes conscientes);
  2. Empresas (sensibilizar e desenvolver empresas associadas e parceiras por meio de eventos e ações);
  3. Mercado (criação de hubs de inovação e informação a fim de unir os players do mercado em prol dos temas emergentes da pauta ESG).


No âmbito do ESG, a associação trabalha detalhadamente cada uma das letras do conceito:

  • E - Ambiental (eficiência energética, compras sustentáveis);
  • S - Social (apoio à comunidade, combate à exploração e assédio);
  • G - Governança (estratégia de sustentabilidade, comunicação de práticas ESG).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados