Diversidade racial e ESG são temas de debates no 2º dia de Summittour 5.0
Tânia Neres reuniu experts em afroturismo, enquanto Ana Biselli falou de sustentabilidade corporativa

FOZ DO IGUAÇU (PR) - Além de discutir sobre sustentabilidade e tecnologia, o Summittour 5.0 também debate questões de diversidade e autenticidade no Turismo. Tânia Neres, coordenadora de Diversidade na Embratur, comandou um dos painéis do segundo dia do evento, que fez os participantes refletirem sobre os estereótipos que o setor reforça ao não valorizar as pessoas pretas, gordas, PCDs e 60+.
Uma das palestrantes do painel foi Priscila Gama, do Instituto Das Pretas, laboratório de inovação e tecnologia que propõe soluções para governos, entidades privadas e organizações sociais com estratégias focadas em diversidade, inclusão, raça, territorialidade e sustentabilidade. O projeto já impactou empresas como Sesc, Nivea, Sebrae, Ambev, Vale e Governo do Espírito Santo.
Natália Araújo, doutora em Sociologia, contribuiu com o debate apresentando como o viajante preto ainda não é relacionado ao Turismo de luxo. Entre seus estudos, Natália notou a escassez de pessoas pretas nas publicidades de revistas e agências de viagens de luxo: em dez edições de uma revista de Turismo de luxo, 118 pessoas brancas apareceram, enquanto as pessoas pretas foram apenas 15.
Outro destaque foi a presença de Solange Barbosa, da agência de viagens Rota da Liberdade, focada em roteiros que valorizam as comunidades negras tradicionais, valorizando a cultura preta e quilombola. Entre os roteiros oferecidos, a agência conta com Caminhada Pinda Negra (Pindamonhangaba-SP), Um Dia no Quilombo da Fazenda (Ubatuba-SP), Caminhada Taubaté Negra (Taubaté-SP), Um Dia no Quilombo Cafundó (Salto de Pirapora-SP), entre outros. A Rota da Liberdade também oferece consultoria para formatação de roteiros em comunidades tradicionais e palestras sobre cultura afro-brasileira.
ESG como oportunidade para o Turismo
Ao lado de Ana Duek, da Viajar Verde, John Lennon, do Mangues da Amazônia, e Hortência Osaqui, da Fazenda Bacuri, Ana Biselli, da Resorts Brasil, integrou um dos últimos painéis do Summittour.

A presidente executiva da associação destacou os três principais pilares da Resorts Brasil:
- Pessoas (capacitação dos profissionais para construir uma nova geração de líderes conscientes);
- Empresas (sensibilizar e desenvolver empresas associadas e parceiras por meio de eventos e ações);
- Mercado (criação de hubs de inovação e informação a fim de unir os players do mercado em prol dos temas emergentes da pauta ESG).
No âmbito do ESG, a associação trabalha detalhadamente cada uma das letras do conceito:
- E - Ambiental (eficiência energética, compras sustentáveis);
- S - Social (apoio à comunidade, combate à exploração e assédio);
- G - Governança (estratégia de sustentabilidade, comunicação de práticas ESG).
Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.