Destinos turísticos inteligentes e uso de dados são temas de painéis no Summittour 5.0
Evento do Itaipu Parquetec e da Embratur reúne especialistas em assuntos voltados para ESG e tecnologia
FOZ DO IGUAÇU (PR) - Há relação entre destinos turísticos inteligentes e ESG? A programação do Summittour 5.0, que acontece no Itaipu Parquetec, começou trazendo diversos insights sobre a aplicação de ESG e a atuação dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), que visam utilizar melhor os recursos e ampliar a acessibilidade e a sustentabilidade de cada local.
Para inspirar os participantes do evento, Saulo Ribeiro, da Secretaria de Turismo do Maranhão, coordenou uma conversa com Marina Figueiredo, da Braztoa, Thais Quintão, do Instituto Lixo Zero, e Cássio Garkalns, da GKS Inteligência Territorial, que compartilharam seus cases de sucesso e os impactos positivos do ESG e dos DTI.
Os DTIs são baseados em nove pilares:
- Governança;
- Inovação;
- Tecnologia;
- Sustentabilidade;
- Acessibilidade;
- Promoção e Marketing;
- Segurança;
- Mobilidade;
- Transporte e Criatividade.
“Há 20 anos, quando a Braztoa começou a falar de sustentabilidade, havia muito estranhamento. Hoje, o ESG já não pode ser apenas um anexo dentro da empresa, não pode ser encarado como algo irrelevante. A sustentabilidade é essencial para a continuidade do Turismo porque se não cuidarmos do meio ambiente, não haverá Turismo. Todas essas lindas paisagens que os destinos e as agências vendem precisam ser conservadas para continuarmos recebendo visitantes”,
Marina Figueiredo, presidente da Braztoa
Cássio Garkalns e Saulo Ribeiro falaram da importância não só de sensibilizar os profissionais do Turismo sobre ESG, mas também promover uma participação ativa das comunidades locais. “Se ilude quem pensa que o ESG é uma onda passageira. Assim como não podemos simplesmente realizar um Turismo impositivo, precisamos pensar no eixo social e nas pessoas que vivem naquele destino. Está na hora de repensarmos a forma de fazer Turismo”.
Dados como estratégia de desenvolvimento do Turismo
Se Sustentabilidade e Inovação são imprescindíveis para o futuro (e o presente) do Turismo, os Dados não seriam diferentes. O primeiro dia de Summittour 5.0 também reúne especialistas de diferentes empresas para demonstrar como o uso estratégico de dados pode fomentar o Turismo brasileiro e enriquecer a experiência dos viajantes.
Durante o painel "Dados como estratégia no desenvolvimento do Turismo", Jucelha Carvalho, da Smart Tour Brasil, apresentou informações relevantes sobre o uso de dados nos destinos e empresas turísticas:
- Destinos que utilizam inteligência de dados atraem 30% mais turistas anualmente;
- Turistas são 60% mais propensos a recomendar destinos que utilizam dados para personalizar suas experiências;
- Dados sobre comportamento do turista ajudam a prever tendências futuras com até 80% de precisão;
- Empresas que utilizam inteligência de dados identificam problemas em áreas críticas e alcançam melhorias operacionais de até 75%.
“Infelizmente, o Brasil ainda enfrenta lacunas no acesso a dados. E quando falamos de dados para o Turismo, falamos de segurança pública, mobilidade, sustentabilidade… O Turismo é um setor transversal, que depende de outros segmentos, e os destinos devem trabalhar para conhecer o perfil de cada visitante, seja internacional ou doméstico, e personalizar sua experiência”, explica Jucelha.
Um exemplo de destino que tem aprendido a utilizar os dados de maneira estratégica é o Mato Grosso do Sul. Segundo Rayane Ruas, da Sprint Dados, parceira de inteligência turística do MS, o Estado buscou entender o que faltava para impulsionar o Turismo internacional em Bonito, que representava apenas 3% do total de visitantes.
Com dados e campanhas orientadas para públicos específicos, a cidade viu seu número de visitantes estrangeiros aumentar, inclusive entre os japoneses, que estão entre os 10 turistas internacionais que mais visitam os destinos sul-mato-grossenses.
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