Summittour: a hiper personalização de viagens e o risco de destinos desaparecerem
Tendências, competitividade, digitalização e sustentabilidade foram debatidos durante o evento
FOZ DO IGUAÇU (PR) - “Estamos na era da hiper personalização, sustentabilidade e digitalização.” O primeiro dia de Summittour 5.0, que integra a programação do Festival Iguassu Inova, levantou reflexões acerca do futuro do Turismo e o que deve ser feito para alcançarmos um setor mais sustentável, inovador e acessível.
Edivaldo Reis, da Embratur, reuniu Leandro Esposito, do Google, Alcides Silva, da BeFly, e Luana Emmendoerfer, da Setur-SC, em um bate-papo sobre Turismo 5.0: Digitalização e novas tecnologias. Veja os insights de cada um:
“Entre outros objetivos, o Google existe para ajudar o viajante a encontrar informações úteis e conseguir tomar decisões rápidas. Notamos que as buscas de viagens estão cada vez mais refinadas e complexas, como se o viajante buscasse atrações específicas para ele", Leandro Esposito, head of Business Development do Google.
“A grande maioria das empresas no Brasil não nasceu digital, o que exige uma adaptação ainda maior. A Inteligência Artificial tem um potencial gigante e pode ser uma ferramenta poderosa para os agentes de viagens, seja em uma curadoria mais completa, na otimização da rotina administrativa ou na análise de relatórios e dados"
Alcides Silva, gerente de Inovação da BeFly
“Ainda não temos noção do quanto a Inteligência Artificial pode nos proporcionar. Territórios pequenos ainda sofrem com escassez de dados e custos altos no investimento de novas tecnologias”, Luana Emmendoerfer, analista da Secretaria do Turismo de Santa Catarina.
ESG como estratégia de competitividade
No último painel do dia, Cristiane Muller, da Compensei, lembrou os participantes que alguns destinos turísticos correm o risco de desaparecer por causa das mudanças climáticas.
“As questões climáticas estão cada vez mais agravantes. A Compensei busca atuar na descarbonização, identificando emissões e guiando as empresas em estratégias sustentáveis com responsabilidade climática”, explica Cristiane.
Neila Farias Lopes, do Barracuda Hotel & Villas, destacou que os viajantes de luxo estão vendo valor em pagar preços mais altos por hospedagens que sejam socialmente e ambientalmente responsáveis.
Tendências ESG que podem impulsionar a competitividade do Turismo:
- 80% dos millennials se preocupa se o destino ou a marca se preocupa com o meio ambiente;
- Empresas que não investirem em ESG ficarão para trás;
- 59% dos viajantes gostaria de filtrar suas opções por aquelas com certificações sustentáveis na próxima viagem;
- Os turistas estão cada vez mais interessados em favorecer a comunidade local;
- Flexibilizar a jornada do colaborador do mercado turístico