Beatriz Contelli   |   27/11/2024 17:35

Summittour: a hiper personalização de viagens e o risco de destinos desaparecerem

Tendências, competitividade, digitalização e sustentabilidade foram debatidos durante o evento

PANROTAS / Beatriz Contelli
Alcides Silva, da BeFly, Edivaldo Reis, da Embratur, Luana Emmendoerfer, da Setur-SC, e Leandro Esposito, do Google
Alcides Silva, da BeFly, Edivaldo Reis, da Embratur, Luana Emmendoerfer, da Setur-SC, e Leandro Esposito, do Google

FOZ DO IGUAÇU (PR) - “Estamos na era da hiper personalização, sustentabilidade e digitalização.” O primeiro dia de Summittour 5.0, que integra a programação do Festival Iguassu Inova, levantou reflexões acerca do futuro do Turismo e o que deve ser feito para alcançarmos um setor mais sustentável, inovador e acessível.

Edivaldo Reis, da Embratur, reuniu Leandro Esposito, do Google, Alcides Silva, da BeFly, e Luana Emmendoerfer, da Setur-SC, em um bate-papo sobre Turismo 5.0: Digitalização e novas tecnologias. Veja os insights de cada um:

Entre outros objetivos, o Google existe para ajudar o viajante a encontrar informações úteis e conseguir tomar decisões rápidas. Notamos que as buscas de viagens estão cada vez mais refinadas e complexas, como se o viajante buscasse atrações específicas para ele", Leandro Esposito, head of Business Development do Google.

“A grande maioria das empresas no Brasil não nasceu digital, o que exige uma adaptação ainda maior. A Inteligência Artificial tem um potencial gigante e pode ser uma ferramenta poderosa para os agentes de viagens, seja em uma curadoria mais completa, na otimização da rotina administrativa ou na análise de relatórios e dados"

Alcides Silva, gerente de Inovação da BeFly

“Ainda não temos noção do quanto a Inteligência Artificial pode nos proporcionar. Territórios pequenos ainda sofrem com escassez de dados e custos altos no investimento de novas tecnologias”, Luana Emmendoerfer, analista da Secretaria do Turismo de Santa Catarina.

ESG como estratégia de competitividade

PANROTAS / Beatriz Contelli
João Bernardo Casali, da Nativa e Sistema B, Marina Barki, da Embratur, Cristiane Muller, da Compensei, e Neila Farias, do Barracuda Hotel & Villas
João Bernardo Casali, da Nativa e Sistema B, Marina Barki, da Embratur, Cristiane Muller, da Compensei, e Neila Farias, do Barracuda Hotel & Villas

No último painel do dia, Cristiane Muller, da Compensei, lembrou os participantes que alguns destinos turísticos correm o risco de desaparecer por causa das mudanças climáticas.

“As questões climáticas estão cada vez mais agravantes. A Compensei busca atuar na descarbonização, identificando emissões e guiando as empresas em estratégias sustentáveis com responsabilidade climática”, explica Cristiane.

Neila Farias Lopes, do Barracuda Hotel & Villas, destacou que os viajantes de luxo estão vendo valor em pagar preços mais altos por hospedagens que sejam socialmente e ambientalmente responsáveis.

Tendências ESG que podem impulsionar a competitividade do Turismo:

  • 80% dos millennials se preocupa se o destino ou a marca se preocupa com o meio ambiente;
  • Empresas que não investirem em ESG ficarão para trás;
  • 59% dos viajantes gostaria de filtrar suas opções por aquelas com certificações sustentáveis na próxima viagem;
  • Os turistas estão cada vez mais interessados em favorecer a comunidade local;
  • Flexibilizar a jornada do colaborador do mercado turístico

Confira a cobertura do Summittour 5.0 clicando aqui.

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