Da Redação   |   21/10/2024 11:59
Atualizada em 23/10/2024 14:31

Conheça o Arvorar, novo parque do Beach Park que conserva a fauna cearense

A data de abertura da atração será definida a partir do tempo de reabilitação dos pássaros

PANROTAS/Carla Furtado
O espaço é uma feliz combinação entre entretenimento e preservação ambiental, sem faltar o respeito aos animais e com bastante criatividade ao integrar diversão com o ecossistema nativo
O espaço é uma feliz combinação entre entretenimento e preservação ambiental, sem faltar o respeito aos animais e com bastante criatividade ao integrar diversão com o ecossistema nativo

AQUIRAZ (CE) - A vinte minutos de carro do Beach Park, num trajeto que passa pelo centro bucólico de Aquiraz, dentro do bairro planejado Terra Brasilis, está o mais novo parque do Grupo Beach Park: o Arvorar. Seco, a proposta aqui não é se aventurar por toboáguas mas sim apreciar a fauna cearense, em especial os pássaros.

Veja o álbum de fotos abaixo

O espaço é uma feliz combinação entre entretenimento e preservação ambiental, sem faltar o respeito aos animais e com bastante criatividade ao integrar diversão com o ecossistema nativo. É o caso do brinquedo Redão, que propõe uma caminhada na altura da copa das árvores, através de um emaranhado de redes que permite ao visitante enxergar através do chão, e da Casa do Passarim, que faz os visitantes se sentirem num ninho, além de apreciarem uma bela vista.

As atrações principais são os três aviários de imersão, onde é possível entrar em contato com os pássaros, como araras, maracanãs, pombas-asa-branca, periquitos cara suja e as jandaias-verdadeiras, espécie que é o mascote do parque, conhecida pelo seu canto que parece dizer “siará”. Há ainda animais terrestres, como jiboias, cutias e jabutis. Ao todo, mais de 250 espécies fazem morada no Arvorar, sem contar a vasta variedade de vegetações.

PANROTAS/Carla Furtado
Ao todo, mais de 250 espécies fazem morada no Arvorar, sem contar a vasta variedade de vegetações
Ao todo, mais de 250 espécies fazem morada no Arvorar, sem contar a vasta variedade de vegetações

Os animais chegam ao parque por diversas vias, alguns provenientes de apreensões para comércio legalizado ou mesmo vítimas de tráfico e maus tratos. Há também espécies ameaçadas de extinção. No parque, são recebidos por um ecossistema enriquecido para sua reabilitação, além do suporte de profissionais e equipamentos especializados. Os que estiverem aptos, retornarão à natureza - uma decisão que é tomada pelo órgão fiscalizador, a partir de acordos já firmados com a Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (SEMACE). Há também acordos em andamento com o Ibama.

Anfiteatro, playgrounds, restaurante, janelas para os bastidores (áreas de nutrição, maternidade e bem-estar) e loja de produtos feitos por cooperativas locais compõem a área que chega a 20 mil metros quadrados. As visitas guiadas têm opções para crianças e adultos, com diferentes abordagens educacionais. Os valores dos ingressos ainda não foram definidos.

Com o parque praticamente pronto, o que falta para anunciar uma data de abertura? O tempo dos animais. Com parte deles ainda em processo de integração, são eles que darão o sinal verde para a equipe do Arvorar definir quando as portas estarão abertas ao público.


Carla Furtado, especial para o Portal PANROTAS.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados